Integrantes do LINCE
Marcelo Tadeu Motokane - coordenador
Alan de Marco Barbosa - mestre
Bárbara Benati Naves - mestranda
Gabriel da Silva Barco - mestrando
Larissa Aine do Nascimento - doutoranda
Luddy Rigoni Caetano Rodrigues - Mestrando
Mariana Aparecida Fonseca - doutoranda
Mariana Guelero do Valle - doutora
Rafael Alves Ramos - doutorando
Rafael Gil de Castro - doutorando
Sofia Valeriano Silva Ratz - pós-doutoranda
20 de março de 2023 | 10:00
Grupo LINCE - Linguagem e Ensino de Ciências
O grupo de pesquisa Linguagem e Ensino de Ciências (LINCE) foi fundado em 2007 pelo professor Marcelo Tadeu Motokane, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP-USP). As reuniões acontecem no Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) e tem a participação de alunos da graduação, pós-graduação, bem como professores da área de Ciências da Natureza interessados na pesquisa em ensino. O grupo atua na área de ensino de Biologia, apresentando trabalhos relacionados a validação de sequências didáticas, construção de materiais didáticos, formação de professores (inicial e continuada), análise de aulas de ciências, divulgação científica, entre outros. Os temas principais da Biologia utilizados pelo grupo são Ecologia e Biodiversidade, mas esses temas são estudados levando em consideração o uso da linguagem em sala de aula.
Estudar o processo comunicativo e como se dá a construção de significados em aulas de Ciências são objetivos do grupo de pesquisa. Desse modo, a linguagem é compreendida pelo grupo LINCE a partir de uma perspectiva vigotskiana, ou seja, como uma ferramenta reguladora e mediadora entre um mundo físico a ser explorado e a cultura, constituída no processo de negociação dos significados a partir das relações sociais. Para além de relações sociais neutras, o grupo LINCE também tem lançado mão de referências da área de sociolinguística, considerando que essas relações são influenciadas pela forma como a sociedade se constitui e funciona. Isso quer dizer que, em uma sociedade desigual, os significados negociados em aulas de Ciências podem sofrer influência das relações de classe, gênero, raça e inúmeros outros marcadores sociais.
Por fim, a linguagem considerada como uma prática social e mediadora da formação humana não pode ser considerada apenas como uma expressão verbal. As formas de comunicação e construção de significados podem ser tão diversas quanto são as culturas humanas. Nesse sentido, as diversas formas de arte são metodologias que nos ajudam a criar novas formas de ensinar e aprender Ciências. Com compromisso ético e político, esses referenciais possibilitam a transgressão de práticas educativas tradicionais e nos indicam caminhos na busca por uma educação emancipatória.
O grupo de pesquisa LINCE tem participação ativa nos principais eventos da área de ensino de ciências.