Quando não há um planejamento, qualquer caminho serve!

Legenda da imagem: O trabalho de um professor não se limita a atuação em sala de aula, é preciso planejar a seleção de conteúdos, estratégias e formas de avaliação, a fim de atingir seu objetivo (Fonte: Rawpixel.com - Freepik.com).

Estudo envolvendo um modelo de planejamento crítico e reflexivo para atuação do professor em sala de aula.

Leonardo Lima e Silva

Licenciado e Mestrando em Química pela UNESP Câmpus de Araraquara. Entusiasta e consumidor de divulgação científica, membro do EnsineCast - seu podcast sobre Ciência e Educação. E jogador de vôlei de praia nas horas vagas. Instagram: @s.l.leeo

29 de maio de 2023 | 10:00

Todo início de semestre, o professor se depara com N conceitos que devem ser trabalhados em sala segundo as regulamentações oficiais. A princípio são tantas ideias, opções que vêm à mente, parece que não vai ser possível abordar todos esses conceitos em aula, fica tudo uma bagunça! E como resolver essa situação? 

Se você pensou no planejamento didático-pedagógico, vulgo planejamento de aula, está correto! Independente do viés metodológico que o professor segue, planejar a aula é essencial para a delimitação do objetivo e o movimento de ações que devem ser realizadas para cumpri-lo. 

Nessa perspectiva, em 2016, o prêmio Professor Rubens Murillo Marques entregue pela Fundação Carlos Chagas, na categoria “Melhor experiência educativa inovadora para formação de professores", foi concedido ao professor e pesquisador Amadeu Moura Bego do Instituto de Química da UNESP Câmpus de Araraquara. O trabalho desenvolvido pelo cientista tem como produto um modelo de planejamento didático-pedagógico, chamado de Unidade Didática Multiestratégica, a UDM. Em seu texto, o autor estuda a mobilização e o desenvolvimento de saberes profissionais presentes na implementação de uma UDM produzidas para licenciandos, ou seja, professores em formação inicial. Desta maneira, a fim de promover o trabalho produzido pelo cientista, este texto de divulgação científica é um recorte envolvendo as etapas de construção e implementação de uma UDM.  

Sei que o planejamento é importante, mas como elaborar uma UDM?

Primeiramente, o professor tem que ter em mente que a UDM parte de um determinado contexto sócio-histórico e não uma “receita de bolo” para ser utilizada acrítica e descontextualizadamente. A construção de uma UDM é um processo de reflexão, flexibilização e autoral. Frente a isso, a abordagem metodológica é tratada como eixo central do planejamento, aliada a perspectiva multiestratégica, isto é, trabalhar o conteúdo científico em diferentes frentes - por exemplo, jogo didático, jigsaw, debate, caso investigativo, texto de divulgação científica, entre outros - visando contemplar os diferentes interesses e formas de aprender dos alunos em sala de aula.

Jigsaw - Não é ‘Jogos Mortais’, risos! Essa estratégia se baseia na aprendizagem cooperativa e consiste em separar os alunos em grupos e cada membro desse grupo se reorganiza em outro grupo. A rotação desses grupos visa partilhar e construir conhecimentos, a seguir na Figura 1 é apresento como seria essa organização dos grupos na abordagem Jigsaw.

Figura: Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw. 

Fonte: Retirado de Leite e colaboradores (2013, p. 4504-4).

Para a construção da UDM o professor deve percorrer 7 tarefas que estão interligadas entre si, assim como contar uma história com começo, meio e fim. No Quadro 1, esquematizo quais são essas tarefas e seus respectivos objetivos. Caso o leitor queira se aprofundar mais sobre a temática, há esse exemplo de produção de uma UDM. (Link: https://encurtador.com.br/nozEG).

Quadro 1: Tarefas e objetivos no planejamento da UDM.

Tarefa Objetivos
1. Caracterização do contexto Identificação do contexto escolar e realidade dos alunos
2. Análise científico-epistemológica Seleção dos conteúdos de ensino e atualização científica do professor 
3. Análise didático-pedagógica Identificar os principais desafios de aprendizagem sobre o conteúdo escolhido - concepções prévias, obstáculos epistemológicos e quais aspectos devem ser evitados e reforçados 
4. Abordagem metodológica Conscientização sobre a concepção de ensino e aprendizagem a ser adotada pelo professor
5. Seleção dos objetivos Reflexão sobre o que pretende que o aluno aprenda, delimitando as prioridades de modo hierárquico. 
6. Seleção das estratégias didáticas Estruturar e sequenciar as estratégias escolhidas com base nas tarefas 4 e 5.
7. Seleção de estratégias de avaliação Organizar os momentos e instrumentos para a avaliação dos alunos e devolutivas

Fonte: Elaborado com base em Bego, Ferrarini e Moralles (2021, p. 18). 

Elaborei uma UDM, e agora?

Além do processo árduo de percorrer as 7 tarefas para a elaboração da UDM, o pesquisador da UNESP também descreve que a implementação do modelo é caracterizada por três etapas progressivas e temporais - i) Planejamento; ii) Intervenção prática (aplicação da UDM em sala); iii) Reelaboração da UDM com base na intervenção realizada.

Durante a segunda etapa, o professor é posto na prova de fogo de seu planejamento, na qual suas escolhas e objetivos serão confrontados. O aprendizado é enorme, pois diante da percepção/repostas dos alunos, o professor adquire mais experiência e consegue refletir sobre as suas escolhas. Na sequência, com essa reflexão dos aspectos que funcionaram ou não funcionaram, o professor se autoavalia e repensa sua prática docente. Logo, consegue reelaborar a UDM, aprimorando-a e tornando-se um profissional atualizado com sua prática. Portanto, essas três etapas propõem uma formação mais qualificada ao professor, sendo um processo formativo embasado teórico e metodologicamente.

Além disso, conforme aponta Bego (2016), segundo a literatura, a formação inicial de professores é composta por três saberes - saberes de conteúdo (fundamentos próprios da disciplina em questão); saberes pedagógicos (fundamentos da área da educação) e saberes de interface (integra o conteúdo com o pedagógico). Todavia, a implementação da UDM abrange também os saberes da experiência, isto é, são decorrentes do exercício da profissão, uma validação em sala de aula.       

Se você se atreve a ensinar, nunca deixe de aprender. 

Assim, percebe-se que não é qualquer profissional que pode atuar em sala de aula, apenas o domínio do conhecimento científico não é suficiente, vulgo notório saber. É preciso estar munido dos saberes docentes e saberes científicos - resultado da formação de licenciados. E para você, professor, que chegou até aqui e pensa que é utópico montar um planejamento tão extenso para poucas aulas, sendo que o tempo é escasso e a demanda é grande. Implementar uma UDM é uma opção, dê essa oportunidade, escolha um conteúdo ao longo do ano, aos poucos o professor vai se munindo e transformando sua prática. Vale ressaltar que esse é um modelo de planejamento amplo, não se limita à química, é voltado para área das ciências da natureza. 

Ficou interessado(a)? Para saber mais:

BEGO, Amadeu Moura. A implementação de unidades didáticas multiestratégicas na formação inicial de professores de Química. Textos FCC, São Paulo, v. 50, p. 55 – 72, 2016. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/article/view/4316. Acesso em: 28 jan. 2023.