BALBÚRDIA APRESENTA: Grupo LINCE – Linguagem e Ensino de Ciências

Grupo LINCE participando do ABDIA, em 2016, em Buenos Aires, Argentina.

Integrantes do LINCE

Marcelo Tadeu Motokane - coordenador

Alan de Marco Barbosa - mestre

Bárbara Benati Naves - mestranda

Gabriel da Silva Barco - mestrando

Larissa Aine do Nascimento - doutoranda

Luddy Rigoni Caetano Rodrigues - Mestrando

Mariana Aparecida Fonseca - doutoranda

Mariana Guelero do Valle - doutora

Rafael Alves Ramos - doutorando

Rafael Gil de Castro - doutorando

Sofia Valeriano Silva Ratz - pós-doutoranda

 

20 de março de 2023 | 10:00

Grupo LINCE - Linguagem e Ensino de Ciências

O grupo de pesquisa Linguagem e Ensino de Ciências (LINCE) foi fundado em 2007 pelo professor Marcelo Tadeu Motokane, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP-USP). As reuniões acontecem no Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) e tem a participação de alunos da graduação, pós-graduação, bem como professores da área de Ciências da Natureza interessados na pesquisa em ensino. O grupo atua na área de ensino de Biologia, apresentando trabalhos relacionados a validação de sequências didáticas, construção de materiais didáticos, formação de professores (inicial e continuada), análise de aulas de ciências, divulgação científica, entre outros. Os temas principais da Biologia utilizados pelo grupo são Ecologia e Biodiversidade, mas esses temas são estudados levando em consideração o uso da linguagem em sala de aula.

Foto de comemoração dos 10 anos de Laboratório de Ensino de Biologia do Departamento de Biologia da FFCLRP/USP.

Grupo LINCE no ENEBIO, 2016.

Estudar o processo comunicativo e como se dá a construção de significados em aulas de Ciências são objetivos do grupo de pesquisa. Desse modo, a linguagem é compreendida pelo grupo LINCE a partir de uma perspectiva vigotskiana, ou seja, como uma ferramenta reguladora e mediadora entre um mundo físico a ser explorado e a cultura, constituída no processo de negociação dos significados a partir das relações sociais. Para além de relações sociais neutras, o grupo LINCE também tem lançado mão de referências da área de sociolinguística, considerando que essas relações são influenciadas pela forma como a sociedade se constitui e funciona. Isso quer dizer que, em uma sociedade desigual, os significados negociados em aulas de Ciências podem sofrer influência das relações de classe, gênero, raça e inúmeros outros marcadores sociais.

Prof. Dr. Marcelo Motokane apresentando trabalho no ESERA 2017, em Dublin.

LINCE no IOSTE, em Recife, 2022.

Por fim, a linguagem considerada como uma prática social e mediadora da formação humana não pode ser considerada apenas como uma expressão verbal. As formas de comunicação e construção de significados podem ser tão diversas quanto são as culturas humanas. Nesse sentido, as diversas formas de arte são metodologias que nos ajudam a criar novas formas de ensinar e aprender Ciências. Com compromisso ético e político, esses referenciais possibilitam a transgressão de práticas educativas tradicionais e nos indicam caminhos na busca por uma educação emancipatória.

O grupo de pesquisa LINCE tem participação ativa nos principais eventos da área de ensino de ciências.

Gabriel Barco no Simpósio do Programa UARE (verão de 2019) - Edmonton - Canadá.

LINCE no ESERA, em 2019 - Bologna - Itália.

Pesquisadoras Bárbara Benati, Anne Freitas, Larissa Aine e Marcella Oliveira, e pesquisador Rafael Castro. Alunes dos cursos de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências e pós graduação em Biologia Comparada participando do IOESTE 2022.