Influência da zigosidade e de parâmetros fetais na cárie dentária, no comportamento durante o tratamento odontológico e na qualidade de vida de crianças – estudo de coorte em gêmeos

 

OBJETIVO

O objetivo geral do presente estudo, portanto, será avaliar, através de um estudo de coorte histórico que utilizará uma amostra de gêmeos nascidos no Hospital das Clínicas entre 2007 e 2014 no Hospital das Clínicas em São Paulo, a associação de fatores relacionados aos pares de gêmeos com a qualidade de vida das crianças, bem como com o comportamento, melhora na qualidade de vida e sucesso do tratamento odontológico.

Os objetivos específicos com essa amostra de gêmeos serão:
(i) Avaliar se a ocorrência de cárie dentária e o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida das crianças é semelhante entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos, bem como a melhora da qualidade de vida após o término do tratamento.
(ii) Avaliar se fatores relacionados à gemelaridade, ao pré-natal e perinatal e outras condições influenciam o comportamento das crianças durante o tratamento odontológico.
(iii) Investigar se esses fatores influenciam o sucesso do tratamento odontológico após 2 anos de acompanhamento.

  • P: Pacientes de 6 a 13 anos  de idade, que fazem parte do painel de gêmeos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • E: Gêmeos monozigóticos
  • C: Gêmeos dizigóticos
  • O: Comportamento  durante o atendimento odontológico