Cozinha, artefatos e mulheres: saiba mais sobre a defesa de mestrado de Maria Eugênia Gomes

Banca de defesa de mestrado de Maria Eugênia Ferreira Gomes, em março de 2022

No dia 25 de março de 2022, a pesquisadora Maria Eugênia Ferreira Gomes defendeu sua dissertação de mestrado em História Social (USP), “Cozinha, artefatos e mulheres – São Paulo, 1880-1970”, sob orientação da Professora Doutora Vânia Carneiro de Carvalho, coordenadora do GEMA. A banca foi composta pelo Professor Doutor João Luiz Máximo da Silva (Centro Universitário Senac-São Paulo) e pelas Doutoras Rafaela Basso (Unicamp) e Eliane Morelli Abrahão (Unicamp e Museu Paulista).

Na pesquisa, Maria Eugênia analisa cadernos de receitas, anúncios publicitários e receituários corporativos para entender como a indústria alimentícia e de eletrodomésticos buscou validar novos hábitos perante os saberes e fazeres tradicionais, enraizados nas práticas culinárias domésticas em São Paulo. Ela observa resistências e o convívio entre diferentes tecnologias e hábitos corporais diante das inovações trazidas pela indústria. Dois estudos de caso muito interessantes e inovadores trazidos por Maria Eugênia são o da chocadeira, encontrada no acervo do Museu Paulista, e o da panela de pressão.

Em breve, divulgaremos aqui o link para a dissertação na íntegra. Enquanto isso, leia os artigos e assista a apresentações da pesquisadora no Instagram e no vídeo abaixo: