Pesquisadora do GEMA divulga estudos do grupo nos Estados Unidos

Entre fevereiro e junho de 2022, a pesquisadora Laura Stocco Felicio está realizando um estágio de pesquisa na Duke University, em Durham (Carolina do Norte/Estados Unidos) com financiamento da FAPESP (21/11529-9). No mestrado em História Social (USP), Laura desenvolve a pesquisa “A eletricidade na cozinha: higiene, racionalidade e consumo em São Paulo (1920-1960)”, com orientação da professora Vânia Carneiro de Carvalho. Nos Estados Unidos, ela consulta o acervo da agência publicitária J.W.Thompson, na própria universidade, e também o arquivo da General Electric, que está localizado em Schenectady (Nova York). O objetivo da visita é coletar anúncios, receituários corporativos e documentos institucionais que indiquem a publicidade e o consumo de eletrodomésticos em São Paulo no seu recorte de estudo.

Além disso, Laura está entrando em contato com uma rede de pesquisadoras(es) orientadas pela professora Jocelyn Olcott, sua mediadora na Duke, e que estudam temas próximos aos assuntos de interesse do GEMA, como gênero e publicidade. Junto desse grupo, ela pôde participar da décima quinta edição do evento Feminist Theory Workshop, realizado entre 18 e 19 de março de 2022.