A parceria

O Conselho de Cultura e Extensão Universitária aprovou, em sua 172ª Sessão, de 24/08/2017, o Acordo de Cooperação Técnica, celebrado entre a Universidade de São Paulo, no interesse da Faculdade de Educação, e o Instituto Lidas, objetivando a divulgação e uso do Portal CulturaEduca entre licenciados, docentes e colaboradores da rede pública, no âmbito do Programa de Formação de Professores, e para apoiar iniciativas de mapeamento colaborativo do território em escolas públicas parceiras do Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) da FEUSP.

A parceria LIDAS-FEUSP está ancorada em interesses institucionais mútuos, dos quais se destacam a:
1. produção/divulgação de informações e conhecimentos educacionais;
2. intervenção social orientada pelo interesse público;
3. afirmação do poder transformador da educação e da cultura.
4. defesa da escola pública de qualidade social.

 

Portal CulturaEduca – O que é?

O Portal CulturaEduca é, uma ferramenta de mapeamento criada em parceria com o Ministério da Cultura (MinC/Brasil) para armazenar, analisar e georreferenciar dados e informações do território educativo das escolas públicas brasileiras, com vistas a embasar projetos pedagógicos, ações comunitárias e políticas públicas.

Dentro do Portal, o território educativo é um espaço físico (com raio de 1 km aproximadamente) e simbólico do entorno de uma escola pública.

Ancorados em tecnologia livre, os mapas dos territórios das escolas já apresentam dados sobre demografia, renda, escolaridade e outros extraídos de fontes oficiais como o Censo Demográfico (IBGE) e o Censo Escolar (INEP). Dentro de cada área, e com a colaboração dos cidadãos que vivenciam o território, busca-se identificar outras ações comunitárias, tais como: sarau, galeria de arte, roda de samba, museu, praça, ONG e demais equipamentos e iniciativas socioculturais relevantes.

 

Como o Portal CulturaEduca vem sendo usado

No âmbito do Programa de Formação de Professores, o CulturaEduca vêm apoiando iniciativas de mapeamento colaborativo do território de escolas públicas parceiras do Núcleo de Avaliação Institucional da FEUSP, fomentando o acesso à dados e informações georreferenciadas potencialmente relevantes aos projetos de estágio, aos projetos de pesquisa e aos projetos pedagógicos, subsidiando, assim, a formulação de políticas públicas educacionais
Com esta parceria, professores e estudantes da FEUSP tem dados para a caracterização da realidade escolar e a possibilidade de incluir nos estágios uma visão mais abrangente da escola, a partir das informações de seu território educativo.
Por sua vez, e com a utilização do Portal CulturaEduca, as escolas públicas parceiras da FEUSP vêm conseguindo elaborar projetos políticos pedagógicos territorialmente situados e culturalmente identificados com a comunidade local.

 

Responsabilidades acordadas entre o LIDAS e o NAI-FEUSP

Cabe ao LIDAS:
manter o portal culturaeduca.cc no ar para acesso público durante a vigência do presente Acordo;
disponibilizar informações técnicas necessárias à execução do Plano de Trabalho;
prover apoio técnico às ações definidas para a implementação do presente Acordo;
ao final da vigência do acordo, a cessão de uso e transferência do Banco de Dados, produto do acordo, à FEUSP.

Cabe à FEUSP:
acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas
assegurar espaço físico para a realização de reuniões e atividades de formação pertinentes à consecução do Plano de Trabalho, pelo tempo de duração deste Acordo.

 

Parceria NAI-FEUSP e Instituto Lidas – uma nova etapa em 2021

Os projetos assumidos pelo NAI-FEUSP trouxeram a oportunidade de novos mapeamentos integrados das políticas públicas de Educação, Saúde e Assistência Social.
O NAI-FEUSP, em parceria com o ObservaSaúde.SP sediado na Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), o Instituto de Matemática e Estatística (IME- USP) e o Instituto Lidas, deu início ao Projeto Educação e Saúde em Dados, visando aproximar informações nos campos da educação e saúde públicas, com o intuito de construir um campo de pesquisa pró-ativo nessas áreas, capaz de contribuir para a formulação de políticas públicas integradas com maior capacidade de atuação. Nesse intuito, intensificaram-se as atividades formativas que, no diálogo extensionista, aproximam serviços públicos localizados em territórios definidos a partir de escolas públicas na grande São Paulo, com pretensão de abertura de cursos e de disciplinas que possam se configurar como um novo campo acadêmico inter- área.