Projeto: Escolas Públicas e Universidade “dentro e além dos muros”: Educação e Saúde no Território Escolar

Duração: 10 meses – início fevereiro/2021

 

Unidades envolvidas e bolsistas: 

Faculdade de Educação – FEUSP – Prof. Sonia Maria Portella Kruppa + Monitores NAI +  2 bolsistas

Faculdade de Saúde Pública / FSP-USP – Prof. Cleide e Cláudia Maria Bógus

  • 3 bolsistas

Escola de Enfermagem / EE-USP – Anna Luiza de Fátima Pinho Lins Gryschek e Erica Gomes Pereira

  • 2 bolsistas

Parceria: Instituto Lidas Inaê Batistoni e Silva

 

Objetivos:

  • Propiciar aos estudantes das licenciaturas e da pós-graduação a participação em atividades extra-muros relacionadas a sua futura prática profissional;
  • Integrar ações com vistas ao conhecimento dos territórios em que se situam as escolas, de forma a subsidiar a elaboração de Projetos Político-Pedagógicos, dando maior coesão à atuação das escolas junto a suas comunidades;
  • Produzir roteiros diferenciados de avaliação institucional;
  • Participar na formação continuada dos profissionais das escolas que compõem a rede NAI/FEUSP;
  • Contribuir com as escolas parceiras na elaboração de propostas curriculares próprias;
  • Desenvolver metodologias de análise territorial, com o uso de ferramentas participativas da cartografia social;
  • Apropriar-se de bases de dados integrados (demográficos, educacionais, da saúde e assistência social), usadas pelas políticas públicas;
  • Fortalecer a atuação das escolas de forma matricial na formulação de uma rede de proteção social;
  • Contribuir para a formulação de novos desenhos de políticas educacionais;
  • Promover a integração entre as políticas de Educação e Saúde nos territórios onde as escolas se situam;
  • Favorecer a participação da comunidade escolar com vistas ao fortalecimento da qualidade dos serviços públicos oferecidos;
  • Promover a articulação das escolas com as Unidade Básica de Saúde de sua referência;
  • Utilizar a horta como estratégia pedagógica e espaço de informação, de participação, de convivência e de práticas, para abordar os temas sistema alimentar e sustentabilidade ambiental.

 

Estratégias de Integração e Interdisciplinaridade

A situação que origina esse projeto é por si interdisciplinar. A Pandemia afetou todas as áreas da vida social. Atuar academicamente para escolas que se encontraram paralisadas em 2020 e 2021, exige que, especialmente, as áreas da saúde pública e da educação estejam integradas, tal como se apresentam neste projeto.

As ações deste Projeto terão início por uma base prática importante: a elaboração de protocolos que permitam o retorno a partir de unidades específicas com atuação integradas entre escolas e unidades básicas de saúde de mesmo território. Para esse intento, estão sendo desenvolvidas atividades e cursos de formação, com possíveis repercussões no modus operandi do currículo e forma escolar. Ainda, cabe destacar que essa proposta é demanda de um conjunto de escolas que organizam, em 2020, em conjunto com o NAI-FEUSP, dois importantes eventos que contaram com a participação dos profissionais da área da saúde desta Universidade, os quais integrarão a equipe interdisciplinar do projeto,

 

Estratégias de Inovação

  • Continuidade da territorialização das unidades escolares, com incidência na formulação de projeto político pedagógico específico, envolvendo ações curriculares, com a mediação do Portal do Cultura Educa e publicação em páginas virtuais específicas de cada unidade escolar;
  • Continuidade de processos de territorialização, articuladores de unidades de etapas diferenciadas de educação básica atuantes em mesmo território, entre si e entre essas unidades e as populações atendidas;
  • Articulação da formação de agentes populares da saúde pública (agentes comunitários) e da educação (conselheiros escolares), na proposta de defesa do direito à saúde e à educação de qualidade socialmente referenciadas;
  • Desenho integrados de formação inicial de profissionais de saúde pública e educação, a serem experimentados, preliminarmente, em cursos de extensão formulados matricialmente entre os profissionais destas áreas que integram o presente projeto, e abertos, simultaneamente, aos profissionais da educação e das unidades de saúde.

 

Atividades principais

  • Curso de extensão – “Educação e Saúde no território escolar”;
  • Visitas/atividades dos bolsistas conforme Planos de Trabalho;
  • Oficinas formativas do Portal CulturaEduca;
  • Georreferenciamento dos alunos, professores e funcionários de cada escola;
  • Atividades de levantamento de dados e mapeamento no entorno das escolas;
  • Encontros inter-escolas – “Escola encontra Escola”;
  • Reuniões com as equipes das escolas e da unidade básica de saúde;
  • Elaboração do perfil de Condições de vida e Saúde;
  • Geocodificação das bases da saúde previamente selecionadas
  • Construção do algoritmo de detecção e manejo dos casos suspeitos de COVID-19;
  • Planejamento e desenvolvimento de ações educativas junto à horta escolar.

 

Metodologia

Princípios democráticos e participativos são indutores da opção metodológica da pesquisa-ação empregados na constituição de uma rede de escolas públicas, na qual todxs – professorxs e estudantes da universidade e das escolas – participam como sujeitos dos estudos e da pesquisa praticada.

Este projeto teve como base os princípios constitutivos dessa rede de escolas, e assegurou, por ações de formação desenvolvidas (cursos de extensão e atividades diversas), que os professores proponentes, estudantes de pós-graduação, e profissionais de escolas envolvidas se integrassem assegurando a realização de seus objetivos. As ações de formação fazem, portanto, parte da metodologia utilizada.

A ação de nucleação do projeto por alguma unidades, denominadas de polos revelou-se outra opção metodológica adequada ao estudo e atuação junto aos territórios, para o que valeu-se também de metodologias de georreferenciamento de dados pelo Portal CulturaEduca. Para isto, também atuou a metodologia da “deriva”, tal como se apresenta em procedimentos de estudos de territórios pela geografia, bem como a metodologia do “estudo do meio” realizado no território de alguns polos, com o levantamento do “patrimônio cultural” de suas comunidades.

Como processo em construção, estes polos não seguem um único modelo. As escolas foram escolhidas por sua trajetória de participação no NAI-FEUSP e por suas atividades, já em desenvolvimento anteriormente ao Projeto, mas que foram ampliadas com a implantação do mesmo. A constituição desses polos é metodologia em construção que permite reaplica-la junto a outros territórios de incidência de atuação do Núcleo.

Por fim, o relacionamento entre o Programas Aprender com a Comunidade e o Programa de Formação de Professores revelou-se uma estratégia adequada, com o mútuo fortalecimento das ações desenvolvidas junto a esses Programas.

 

Estratégias de Integração e Interdisciplinaridade 

A situação que origina esse projeto é por si interdisciplinar. A Pandemia afetou todas as áreas da vida social. Atuar academicamente para escolas que se encontraram paralisadas em 2020 e 2021, exige que, especialmente, as áreas da saúde pública e da educação estejam integradas, tal como se apresentam neste projeto.

As ações deste Projeto têm início por uma base prática importante: a elaboração de protocolos que permitam o retorno a partir de unidades específicas com atuação integradas entre escolas e unidades básicas de saúde de mesmo território. Para esse intento, foram  desenvolvidas atividades de formação, com possíveis repercussões no modus operandi do currículo e forma escolar. Ainda, cabe destacar que essa proposta é demanda de um conjunto de escolas que, em 2020, organizaram, em conjunto com o NAI-FEUSP, dois importantes eventos que contaram com a participação dos profissionais da área da saúde desta Universidade, os quais integrarão a equipe interdisciplinar do projeto.

 

Estratégias de Inovação

  • Continuidade da territorialização das unidades escolares, com incidência na formulação de projeto político pedagógico específico, envolvendo ações curriculares, com a mediação do Portal do Cultura Educa e publicação em páginas virtuais específicas de cada unidade escolar.
  • Continuidade de processos de territorialização, articuladores de unidades de etapas diferenciadas de educação básica atuantes em mesmo território, entre si e entre essas unidades e as populações atendidas.
  • Articulação da formação de agentes populares da saúde pública (agentes comunitários) e da educação (conselheiros escolares), na proposta de defesa do direito à saúde e à educação de qualidade socialmente referenciadas.
  • Desenho integrados de formação inicial de profissionais de saúde pública e educação, a serem experimentados, preliminarmente, em cursos de extensão formulados matricialmente entre os profissionais destas áreas que integram o presente projeto, e abertos, simultaneamente, aos profissionais da educação e das unidades de saúde.

 

Impactos qualitativos

  • Novo desenho de realização de estágios com impacto qualitativo na formação dos licenciandos;
  • Fortalecimento das habilidades de gestão de ações territoriais na formação dos licenciandos;
  • Interação da formação inicial e continuada trazendo renovação permanente nas relações de extensão da Universidade;
  • Cumprimento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão na realização da função social da Universidade;
  • Participação dos graduandos e pós graduando bolsistas na vivência (da elaboração à execução) de ações intersetoriais e interdisciplinares;
  • Articulação entre teoria e prática e o aprimoramento da formação universitária. e indicadores de resultados, formas de avaliação do impacto nos alunos e na comunidade

 

Metas e Indicadores para a formação

  • Compreender como se operacionaliza em contexto local as políticas públicas de educação e saúde / qualidade dos relatórios apresentados nos estágios e ações de formação;
  • Experimentar metodologias de análise territorial, com uso de ferramentas participativas da cartografia social / participação nas atividades;
  • Apropriar-se de bases de dados secundárias que subsidiam políticas públicas de educação e de saúde / qualidade dos relatórios apresentados nos estágios e ações de formação;
  • Vivenciar o trabalho em equipe com organização matricial, envolvendo diretamente, no mínimo, duas políticas públicas distintas / participação nas atividades;
  • Participação na produção de roteiros diferenciados de avaliação institucional / qualidade dos relatórios apresentados nos estágios e ações de formação;
  • Desenho integrado de formação inicial de profissionais de saúde pública e educação, a serem experimentados, preliminarmente, em cursos de extensão formulados matricialmente entre os profissionais destas áreas que integram o presente projeto, e abertos simultaneamente aos profissionais da educação e das unidades de saúde públicos.

 

Metas e Indicadores para a comunidade

  • Implantação de plantão de dúvidas acerca dos temas imunização e COVID-19;
  • Número de acessos da Comunidade Escolar;
  • Debater e informar com vistas a ampliar a cobertura vacinal na Comunidade Escolar segundo as normas do Ministério da Saúde;
  • Articular a formação de agentes populares da saúde pública (agentes comunitários) e da educação (conselheiros escolares), na proposta de práticas e na defesa do direito à saúde e à educação de qualidade socialmente referenciadas / número de participantes de cada segmento nas atividades de formação e qualidade apontada pelos mesmos sobre as atividades desenvolvidas;
  • Territorialização conjunta de políticas de educação e saúde / perfil de dados integrados.

 

Saiba mais sobre o projeto Além Muros através do PodCast Além Muros, ou no nosso canal do  Youtube.