Projeto: Inovação e políticas sociais: integração de conhecimentos na formação interdisciplinar no território (Edital PRG/USP 01/2020-2021 – Consórcios acadêmicos para a excelência do ensino de graduação – CAEG)

O Projeto “Inovação e políticas sociais: integração de conhecimentos na formação interdisciplinar no território” está sendo desenvolvido no âmbito do Edital PRG/USP Consórcios acadêmicos para a excelência do ensino de graduação – CAEG e tem como objetivo contribuir para a construção de um campo de formação interunidades na USP, integrando conhecimentos da Educação, Saúde Pública e Assistência Social.
Participam das atividades os serviços dessas três áreas de quatro polos territoriais: Vila São Francisco e Pirituba no município de São Paulo; Vila Ferreira em São Bernardo do Campo; e Promissão em Diadema. A proposta reúne docentes da Faculdade da Educação, da Faculdade de Saúde Pública, da Escola de Enfermagem da USP e do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Seguridade e Assistência Social (NEPSAS) da PUC/SP.
Parte do reconhecimento de que embora estudos de administração pública demonstrem a importância de políticas matriciais envolvendo as áreas sociais, as práticas acadêmicas de formação e a atuação profissional ainda se mantêm relativamente isoladas. Nesse sentido, com forte caráter inovador, considera que a interdisciplinaridade de políticas sociais é exigência da formação integrada teórica e prática de profissionais e se propõe a contribuir para a construção de um campo de formação interunidades na USP, integrando conhecimentos da Educação, Saúde Pública e Assistência Social; contribuir para práticas de gestão integradas e articuladas pelos serviços no território, com participação das comunidades locais; produzir metodologias e ferramentas de leitura de territórios e de convergência das ações dos serviços; e realizar de forma conjunta a disciplina PRG0021: Educação, Saúde e Assistência Social: redes complementares na proteção social básica,
O projeto vale-se da pesquisa-ação como metodologia, busca a atuação direta da Universidade na comunidade, trazendo o conceito de território como elo articulador dos serviços públicos prestados à população assentada em uma dada área geográfica. Tem interface com o Projeto “Escolas Públicas Universidade “dentro e além dos muros”: Educação e Saúde no Território Escolar” do Programa Aprender na Comunidade da PRGUSP, coordenado pelo NAI FEUSP.