NAI-FEUSP: Monitoria Integrada de estágio como dispositivo da formação inicial e continuada de professores em Escolas Públicas

 

 

Os Estágios e o Programa de Formação de professores – dispositivos de integração entre as escolas e a Universidade

Desde 2016, o NAI-FEUSP passou a integrar as iniciativas de estágio da Faculdade de Educação da USP, junto a diversas disciplinas, com base num percurso formativo realizado em conjunto com escolas da Rede NAI-FEUSP. O percurso inclui: (1) leituras e preparação do trabalho de campo: referenciais teóricos da avaliação institucional e documentos da escola, disponíveis no arquivo virtual do Núcleo, além de outras informações, disponíveis no Portal CulturaEduca; (2) reunião com o representante da escola, em reuniões ordinárias ou outras atividades do NAI-FEUSP, às quais o/a estagiário/a é convidado/a a participar; (3) realização das atividades acordadas junto à escola; (4) orientação e acompanhamento da produção e apresentação do relatório de estágio e de sua devolução às escolas.

Estimula-se que os/as alunos/as realizem estágios de gestão e de práticas curriculares em atividades integradas numa mesma escola da REDE-NAI, tendo plena concordância e buscando fortalecer os princípios do Programa de Formação de Professores, que, conforme documento norteador (2004, p 4-6), afirma:

(1) a formação de professores exige empenho permanente de suas diversas unidades, em projetos integrados;
(2) a docência, a “vida escolar” e as instituições a ela ligadas, na peculiaridade de seus saberes, valores, metas e práticas cotidianas, devem ser os objetos privilegiados na formação;
(3) a formação de professores deve ter na escola pública seu principal foco de interesse de estudo, investigação, acompanhamento, intervenção e melhoria da ação docente;
(4) a projeto de formação deve prever a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
(5) a formação do professor dar-se-á ao longo de todo o processo de formação nos cursos de graduação;
(6) as estruturas curriculares dos cursos de formação de professores devem ser flexíveis, oferecendo uma pluralidade de caminhos;
(7) a instituição escolar e sua proposta pedagógica, concomitantemente com as características das áreas específicas de atuação dos licenciandos, devem ser o eixo norteador das diferentes modalidades de estágio supervisionado, que poderão também estender suas ações investigativas e propositivas a órgãos centrais e espaços socioinstitucionais relevantes para a educação pública.

Como atividade acordada com a escola, o/a estagiário/a não tem se limitado à observação. Muitas vezes, ele/a tem se envolvido em pesquisa-participante, de menor ou de maior vulto, contribuindo com as ações da escola. São exemplos dessas ações os levantamentos feitos para a caracterização da comunidade escolar. Em uma das escolas, esse levantamento, realizado na forma de Censo, produziu à escola as informações necessárias para a abertura de salas de EJA. O georeferenciamento dos domicílios dos/as estudantes também vem contando com a participação de estagiários/as. Em 2020, estudantes participaram de levantamentos realizados junto às famílias em oito escolas da Rede NAI-FEUSP, relativamente ao impacto provocado pela COVID-19 e o ensino virtual. Em 2020, estudantes participaram de levantamentos realizados junto às famílias em oito escolas da Rede NAI-FEUSP, relativamente ao impacto provocado pela COVID-19 e o ensino virtual. Em 2021, os Relatórios mostram que essas pequenas pesquisas ganharam ainda maior densidade.

Em 2019, foi realizada uma pesquisa com egressos, na qual estagiários avaliaram o trabalho realizado, no período do 1º sem. de 2016 ao 1º sem. de 2019. Realizada via questionário online, desenvolvido na plataforma LimeSurvey, software livre instalado no servidor do Instituto Lidas/CulturaEduca (http://pesquisas.culturaeduca.cc), o link do questionário foi enviado, por e-mail, aos 193 estudantes das diferentes licenciaturas com disciplinas na FEUSP, que estagiaram pelo NAI. Cinquenta e cinco estudantes responderam. Na questão aberta, que solicitava “a avaliação crítica sobre a relevância do NAI-FEUSP para a formação e prática do futuro profissional”, 48 destacaram pontos positivos, o que é um indicador positivo da orientação do NAI-FEUSP quanto ao estágio.