Projeto: Inovação e políticas sociais: integração de conhecimentos na formação interdisciplina Escolas Públicas e Universidade “dentro e além dos muros” no território (2021)

 

O Núcleo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação da USP (NAI-FEUSP) dedica-se ao ensino, à pesquisa e à extensão acerca do tema da Avaliação Institucional, articulando-se, no momento, a cerca de 31 escolas públicas municipais e estaduais da região metropolitana de São Paulo. Estuda práticas que contribuam para a qualidade social da escola pública, para sua autonomia e identidade na elaboração, execução e acompanhamento de projeto político pedagógico próprio; perspectivas curriculares integradas a processos de transformação do território escolar e roteiros de avaliação institucional como prática permanente.

A situação da Pandemia da COVID-19 demandou ampliação das ações dirigidas às escolas exigindo a integração de outras áreas de conhecimento e de atuação. Em decorrência, o NAI-FEUSP aproximou-se das áreas de Saúde Pública e Enfermagem desta Universidade, formulando, em 2020, dois eventos relacionados à temática. Em 2021, com apoio de editais da Pró-reitoria de Graduação da USP, integrou-se também à área de Assistência Social para o desenvolvimento de dois projetos que compartilham objetivos e atividades – Escolas Públicas e Universidade “dentro e além dos muros”: Educação e Saúde no Território Escolar (Programa Aprender na Comunidade – Edital 02/21 PRG) e Inovação e políticas sociais: integração de conhecimentos na formação interdisciplinar no território (Consórcio Acadêmico para  excelência do ensino de graduação – CAEG – Edital  PRG 01/2020-2021)

A proposta ora apresentada aprofunda essa ação conjunta e certamente trará maior consistência às ações do Núcleo, com enorme benefício à atuação das escolas envolvidas, bem como contribuirá para a formação de estudantes de graduação, por meio dos estágios nas escolas, e de pós-graduação.

Ademais, pretende-se que este projeto possa contribuir para desenhos integrados de políticas públicas de educação, saúde e assistência social, pela proposta formativa que apresenta e pela constituição de bancos de dados conjuntos, que, certamente, favorecerão a atuação mais assertiva das escolas nesse momento de pandemia e posteriormente com possibilidades de continuidade de ações virtuosas, com atuação conjunta com unidades de saúde e de assistência social de referência das escolas, constituindo outras formas escolares para a realização de suas funções frente à comunidade.

O projeto representa avanços na medida em que traz a Universidade para atuação direta na comunidade e une professores de três unidades da USP (FE, FSP e EE) a serviços públicos e às políticas presentes em três polos do NAI-FEUSP:  Vila São Francisco/ Butantan e Pirituba em São Paulo; Vila Ferreira em São Bernardo do Campo/SP e Jardim Promissão em Diadema/SP.

Busca a aplicação de metodologias participativas e propõe a efetivação de parcerias. Vale-se do conceito de território, como elo articulador das ações e atenções públicas prestadas à população de uma dada área geográfica, e almeja desenvolver e potencializar ferramentas e propostas que, de forma horizontal, participativa e inovadora, organizem informações que, dispersas, impedem a ação matricial pretendida, em continuidade a parcerias anteriores.

 

Objetivos:

  1. Fortalecer a atuação das escolas de forma matricial na formulação de uma rede de proteção social
  2. Contribuir para a formulação de novos desenhos de políticas educacionais
  3. Promover a integração entre as políticas de Educação, Saúde e Assistência Social nos territórios onde as escolas se situam
  4. Favorecer a participação da comunidade escolar com vistas ao fortalecimento da qualidade dos serviços públicos oferecidos
  5. Promover a articulação das escolas com as UBS e o CRAS de sua referência
  6. Contribuir com a elaboração e implementação do plano local estratégico para enfrentamento da Covid-19
  7. Produzir metodologias, ferramentas de leitura territorial, padrões e formas de diagnóstico, e de convergência das ações dos serviços públicos, que promovam a participação dos trabalhadores e das comunidades nos territórios e que tragam contribuições teórico-práticas para a formação de graduandos
  8. Identificar, nos territórios escolares, ações voltadas para a segurança alimentar e nutricional e para a garantia do direito humano à alimentação adequada das famílias durante a pandemia
  9. Formar graduandos preparados para o enfrentamento de problemas sociais complexos, tais como a Covid-19
  10. Construir um campo de formação interunidades na USP nas áreas da Educação, Saúde Pública e Assistência Social e integrar ao campo os polos territoriais situados na Grande São Paulo.

 

Principais atividades:

  1. Encontros articuladores entre as áreas/serviços de Educação, Saúde e Assistência Social; oficinas temáticas e cursos de extensão.
  2. Continuidade da territorialização das unidades escolares, com incidência na formulação de projeto político pedagógico específico, envolvendo ações curriculares, com a mediação do Portal do Cultura Educa e publicação em páginas virtuais específicas de cada unidade escolar.
  3. Georreferenciamento dos alunos, professores e funcionários de cada escola; atividades de levantamento de dados e mapeamento no entorno das escolas; oficinas formativas do Portal CulturaEduca; elaboração do perfil de Condições de Vida e Saúde; geocodificação das bases da saúde previamente selecionadas.
  4. Avaliação diagnóstica da estrutura, recursos e rotinas da comunidade escolar para retomada das aulas; construção de algoritmo de detecção, manejo e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19; atividades educativas e de comunicação; avaliação da cobertura vacinal dos escolares.
  5. Desenvolvimento de ações educativas em alimentação e nutrição no formato de oficinas e rodas de conversa e, na possibilidade de retorno presencial, desenvolvimento de atividades voltadas para a formação de hortas escolares como estratégia pedagógica e espaço de informação, de participação, de convivência e de práticas para abordar as temáticas de sistema alimentar e sustentabilidade ambiental.
  6. Formação de agentes populares da saúde (conselheiros gestores de unidade e agentes comunitários) e da educação (conselheiros escolares), na proposta de defesa do direito à saúde e à educação de qualidade socialmente referenciadas
  7. Planejamento e implementação de modo integrado, para execução no 2º semestre de 2021, da disciplina “Educação, SUS e SUAS: redes complementares na proteção social básica”, a ser oferecida para graduandos da USP, da PUCSP e para trabalhadores dos serviços públicos atuantes nos polos.

 

Equipe

Professores/Pesquisadores

Aldaiza Spozati – NEPSAS/ PUC/SP

Alvaro Escrivão Junior – ObervaSaúde

Anna Luiza de Fatima Pinho Lins GryzschekEE/USP

Cláudia Maria Bógus – FSP/USP

Cleide Lavieri Martins – FSP/USP

Érica Gomes Pereira – EE/USP

Fábio Kon – IME USP

Inaê Batistoni Silva – Instituto Lidas

Lisete Arelaro – NAI- FEUSPP

Marília  Louvison – FSP/USP

Rodrigo Diniz – NEPSAS/ PUC/SP

Rubens Moryia – ObervaSaúde

Sonia Maria Portella Kruppa – NAI- FEUSPP

Zilda Pereira da Silva – FSP/USP