O Núcleo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação da USP (NAI-FEUSP) é um núcleo de extensão, pesquisa, formação inicial e continuada, que articula escolas públicas da Educação Básica acerca do tema da Avaliação Institucional.
Vincula-se ao Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Num contexto em que a avaliação hegemônica apresenta-se como um fim em si mesma e a serviço da homogeneização das realidades educativas e sociais, o NAI-FEUSP tem como propósito fomentar nas instituições públicas da educação básica uma alternativa avaliativa, com a formulação de um Projeto Político Pedagógico capaz de promover um diagnóstico consistente sobre o trabalho educativo, ponto de partida para um pacto de qualidade negociada, que redefine localmente a relação da escola com a comunidade, modificando, também, a relação com outros serviços públicos locais, com outras escolas públicas do território e com a Universidade.

Avaliar com todos para mudar a escola

O NAI-FEUSP tem como objetivo a defesa da escola pública e de sua autonomia na construção de sua identidade e de seu projeto político pedagógico. Considera fundamental que a escola organize sua atuação de maneira democrática e participativa, na perspectiva da transformação social de seu território.

Organiza-se em conjunto com uma Rede de escolas públicas (REDE NAI-FEUSP), com as quais tem Reuniões Ordinárias a cada mês, encaminhando as ações pré- definidas na Reunião de Planejamento semestral.

 

Origem

Inicialmente nomeado como Grupo de Avaliação Negociada, este Núcleo teve origem em 2011, quando foi aprovado o Projeto de Pesquisa Avaliação e Políticas Públicas de Educação Básica: um estudo em escolas de São Paulo e Porto, projeto de internacionalização apoiado pela USP/SP/BR e Universidade de Porto/PT (ELC75VZS – UP e nº 2011-25 – USP), que envolveu pesquisadores da FEUSP; da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal); e do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed) da Universidade de Campinas (Unicamp). Em São Paulo, sete escolas participaram desse Projeto.
Em 2013, durante o “I Seminário Internacional de Avaliação – a avaliação em questão no contexto mundial contemporâneo”, foi realizado o Curso de Extensão “Avaliação Negociada – uma proposta de avaliação qualitativa”, com a participação de escolas e voltado a três questões mobilizadoras: os sentidos da avaliação; a relação entre avaliação e políticas educacionais; as culturas de avaliação e sua transformação. Ao final do Seminário, os participantes sentiram a necessidade de buscar uma forma organizativa para continuar o diálogo iniciado, mas também para começar a desenvolver ações efetivas para a transformação de suas realidades educativas. Tem início, então, o Grupo de Avaliação Negociada.
Por fim, em 2016, o Grupo de Avaliação Negociada constitui o Núcleo de Avaliação Institucional (NAI-FEUSP) e integra o Programa de Formação de Professores da FEUSP, passando a oferecer estágios junto a escolas públicas, com aprovação da Comissão Coordenadora do Curso de Licenciaturas (CoC-Licenciaturas).

Parcerias

Desde 2017, o Instituto Lidas é parceiro do NAI na utilização e desenvolvimento do Portal CulturaEduca. Com esse objetivo, o Conselho de Cultura e Extensão Universitária aprovou, em 24/08/2017, o Acordo de Cooperação Técnica a ser celebrado entre a Universidade de São Paulo, no interesse da Faculdade de Educação, e o Instituto Lidas.

Também, graças a parcerias com outros institutos, entidades e Administrações Públicas, o NAI-FEUSP é capaz de se organizar para uma atuação mais abrangente na sociedade de maneira integrada com as políticas públicas complementares a educação.

 

Equipe

Idealizado por Sonia Maria Portella Kruppa e Lisete Regina Gomes Arelaro. Coordenado atualmente por Sonia Maria Portella Kruppa, o Núcleo amplia a equipe de professores/as participantes, a partir dos Projetos realizados.

Assista ao vídeo sobre a origem e a atuação do NAI-FEUSP: Avaliar com todos para mudar a escola .