Parceria une os saberes acadêmicos com a tradição em cuidados

Convênio entre IPUSP e Unibes promove atuação de alunos de graduação e pesquisadores no serviço de atendimento psicológico à crianças, jovens e famílias

O IPUSP, por iniciativa do Prof. Dr. Daniel Kupermann, firmou um convênio com a Unibes, uma tradicional instituição da cidade de São Paulo. Essa iniciativa contempla um projeto com alunos da graduação do IPUSP e atende aos anseios dos alunos e membros do psiA – Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise, coordenado pelo Prof. Daniel, de ampliar as atividades de extensão universitária.

No centro, Rita Henz, mestranda do IPUSP, e crianças do projeto no CCA do Canindé

A Unibes, em convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo, atende cerca de 670 crianças e adolescentes no Centro da Criança e do Adolescente (CCA), em contraturno escolar. Realiza também a capacitação profissional de 700 adolescentes. O trabalho realizado pelos estagiários do IPUSP contempla o universo de 1.400 jovens. Inicialmente, nossos alunos de graduação irão desenvolver, por meio da disciplina “Ações comunitárias”, o estágio participando das oficinas de sexualidade oferecidas aos adolescentes sob supervisão da psicóloga da Unibes, Ana Luiza Souza.

O programa ofertou, em sua primeira fase, quatro vagas para a graduação, nas quais foram incluídos alunos estrangeiros intercambistas, e duas vagas para psicólogos que prestarão atendimento psicanalítico às crianças e adolescentes usuários do CCA, bem como às suas famílias. Além disso, quatro professores estão envolvidos no curso de aperfeiçoamento de 16 horas: dois pós-doutorandos, um doutorando, além do Prof. Daniel.

O convênio firmado gera expectativas com relação à formação de futuros profissionais. Destacamos a seguir a fala do Prof. Daniel quanto a este aspecto: “Acredito que todos  os estágios que dão aos nossos alunos a oportunidade de atuar em instituições de cuidado – assistência social, escolas, hospitais, judiciário – têm o mérito de enriquecer a formação oferecida no IPUSP, pelo fato de possibilitar um saber encarnado pela experiência com pessoas reais em situações da vida real. E as diversas áreas da psicologia constituem, cada uma a seu modo, práticas inspiradas em uma ética do cuidado que só ganham sentido e consistência no encontro com a vulnerabilidade do outro, a quem nos dispomos atender”.

Outros projetos de atuação do psiA na Unibes


Além do projeto que envolve a graduação, estão programadas atividades para o Laboratório de Pesquisas e Intervenção em Psicanálise (psiA). O psiA atua no atendimento de pacientes da Clínica Durval Marcondes, o CEIP, realizado por 24 profissionais, membros do laboratório. Oferece, também, dois grupos de estudos quinzenais abertos ao público, no IPUSP: “Introdução ao pensamento clínico de Ferenczi: uma abordagem enfocando a dimensão empática da técnica”, e “A feminilidade na psicanálise: do debate teórico às dimensões clínicas”. Está prevista a participação de outros laboratórios do IPUSP para ampliação dos projetos dessa parceria   – as informações aos interessados estão disponíveis na página do Facebook: Psia – Laboratório de Pesquisas e Intervenção em Psicanálise.

Na Unibes, os psicólogos do psiA irão atuar, inicialmente, no CCA do Canindé, e está em negociação a ampliação das frentes de atendimento para o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) do Bom Retiro e para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), em Pinheiros e na Vila Mariana.

As atividades serão acompanhadas quinzenalmente pelos membros supervisores do psiA. Além dos atendimentos, estão programados cursos de capacitação profissional. São curso de aperfeiçoamento, com carga horária de 16 horas, ministrados para os técnicos que trabalham no CCA, profissionais formados em pedagogia, educadores físicos e assistentes sociais.

Kupermann finaliza contemplando a oportunidade do projeto gerar impactos sociais positivos: “Em relação aos impactos, acredito que o conhecimento produzido em nossa universidade pode contribuir bastante para a constituição, nas instituições em que atuamos, de um ambiente favorável à vida, que é o que se espera dos saberes e das práticas psicológicas”.

O convênio firmado entre a Unibes e o IPUSP, além dos projetos paralelos têm duração inicial de um ano, prorrogáveis até cinco, com carga horária semestral de 60 horas.

Por Carla Sasse
Edição: Islaine Maciel

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...