O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) busca voluntários para participar de um estudo que visa avaliar o processamento visual de pessoas com diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior (TDM) e de indivíduos sem esse diagnóstico (grupo controle).
O experimento “Avaliação da função de sensibilidade ao contraste de primeira e segunda ordens e organização espacial de forma no Transtorno Depressivo Maior” está sendo coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Fernandes da Costa, e desenvolvido em parceria com a pesquisadora Danielle de Paula Santos, ambos do Programa de Pós-Graduação em Neurociências (NEC) do IPUSP.
Durante a participação, o(a) voluntário(a) permanecerá sentado(a) em frente a um monitor de computador, onde serão exibidos estímulos visuais como listras, padrões de textura e pontos em diferentes tamanhos e contrastes. A atividade tem duração aproximada de 30 minutos, é totalmente não invasiva, e os dados obtidos são sigilosos. Caso seja detectado algum problema oftalmológico, será feito o devido encaminhamento para tratamento.
Quem pode participar:
- Pessoas entre 18 e 45 anos;
- Com diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior ou sem diagnóstico de depressão (grupo controle);
- Que não tenham outros transtornos além dos de humor;
- Que não possuam baixa visão não corrigida por óculos;
- Com disponibilidade para comparecer presencialmente ao campus da USP no bairro do Butantã, em São Paulo/SP.
A coleta de dados ocorre entre maio de 2025 e setembro de 2026. Os interessados devem preencher o formulário disponível no link:
🔗 https://forms.gle/M7UVDz2EnvyyxdcS7
Participe!