A esperança é a última que morre

Pesquisa do IPUSP mostra que a resiliência em idosos está relacionado à capacidade de se projetar no futuro

Entender os processos psíquicos do envelhecimento é importante na  medida que a população brasileira vem atingindo uma alta expectativa de vida e os suicídios e depressão na terceira idade têm sido cada vez mais frequentes. Dessa forma, estudos a respeito de quais fatores estão ligados à esperança tornam-se relevantes na clínica com idosos, o que pode ser transformado em uma forma de observar e descrever estratégias que são utilizadas por aqueles mais esperançosos.

Esta pesquisa, realizada pela pesquisadora do IPUSP Carolina Mourão Franco de Sá Barros, por meio de entrevista realizada com quatro idosos, tem como objetivo investigar as condições relacionadas à esperança durante o envelhecimento. Assim sendo, a aposentadoria foi o tema escolhido por ser algo significativo nesta etapa da vida. A esperança está relacionada por estar conectada à capacidade de projetar, fazer planos para o futuro e elaborar sentidos próprios, existindo uma perspectiva de futuro. Entender esse sentimento nesta faixa etária pode ser importante na busca do envelhecimento como uma experiência de continuidade. E, por último, propor a possibilidade de utilizar a esperança no ambiente terapêutico.

​​Após a entrevista com os participantes foi possível ver que quase todos, com exceção de um, dizem ter conquistado o que idealizaram e sentem-se felizes com suas realidades atuais. É notório que no discurso a aposentadoria e o envelhecer estão ligados a uma projeção de um momento da vida em que poderão vivenciar aquilo que construíram durante suas vidas. Além disso, os netos são citados como um fator importante para a vida deles. Todos os idosos relataram a importância de poder acompanhar o crescimento dos netos e como tem uma preocupação e desejo em ver o desenvolvimento, associado também à sua esperança, esta que estava relacionada na fala de todos como um “sentir-se vivo”.

Concluiu-se que o desenvolvimento emocional é um processo contínuo, demandando diversas transformações entre as fases do viver e que capacidades como serem tocadas pelas gerações futuras através da identificação cruzada, capacidade para morrer, formular propósito e projeções para o futuro foram identificadas como condições relacionadas à esperança durante o envelhecimento. A esperança demonstrou-se como sustentação para estas mudanças e uma forma de atravessar o envelhecer e conquistar capacidades referentes ao amadurecimento que se segue até o fim da vida.

Gabrielle Yukari Okamura Rocha

VOCÊ PODE GOSTAR ...