Em evento [no IPUSP], reitora da UFSB falará sobre mulheres na academia e questões raciais

Para homenagear o mês das mulheres, evento realizado por várias unidades da USP convida primeira mulher negra reitora em uma universidade federal do Brasil

A conferência “Para marcar o mês das mulheres”, realizada pelo Instituto de Psicologia (IP), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), pela Escola de Enfermagem (EE) e pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, receberá a professora Joana Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

O evento acontecerá no dia 27 de março, às 14 horas, no Auditório Carolina Bori, no Instituto de Psicologia da USP. Nele serão discutidas questões como a diversidade das mulheres na academia e em outros espaços. Joana abordará a questão racial com foco na necessidade de bancas de heteroidentificação nas universidades com ações afirmativas. Antes da conferência haverá uma abertura com as diretoras e vice-diretoras das unidades participantes.

Joana Guimarães

Primeira mulher negra a ser reitora de uma universidade federal do Brasil. Sua trajetória de vida foi marcada por muitas adversidades sociais – vivia no interior da Bahia em condições de pobreza extrema – e sua defesa pela inclusão, além do fato de ocupar um cargo de grande responsabilidade, apresenta a ideia de possibilidade de ascensão por meio do estudo para pessoas em situações sociais desfavoráveis, especialmente mulheres negras. Sua jornada baseia-se em muito esforço, mas não puramente em meritocracia.

Joana foi agraciada, no último dia 8 de março, por uma escola de educação básica que lhe entregou uma carta de uma menina de onze anos dizendo o quanto sua vida era inspiradora para ela. A aluna escreveu que, por meio de Joana, conseguiu ver o quão possível é conquistar espaços e transformá-los para se tornar mais acessíveis.

Por Astral Souto, da 21/03/2025, do Serviço de Comunicação Social da FFLCH.

VOCÊ PODE GOSTAR ...