A Glette, o Palacete e a Universidade de São Paulo

César Ades (in memoriam), Aparecida Angélica Zoqui Paulovic Sabadini, Carlos Ribeiro Vilela, Neuza Guerreiro de Carvalho e Viktoria Klara Lakatos Osorio, orgs. | Editado pelo Centro de Memória do IPUSP, 2014,

A publicação retrata um momento significativo da vida da Universidade de São Paulo (USP), quando os cursos de História Natural, Química, Geologia e parte da Psicologia foram ministrados em um extinto palacete localizado na Alameda Glette, n. 463, em São Paulo, primeira sede própria da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL). Conta com várias imagens do palacete, de professores, alunos e funcionários que vivenciaram essa época, além de fotos de uma centenária figueira – árvore símbolo de todos os que conviveram naquele local. As fotos mais antigas do palacete foram cedidas para reprodução pela Família Street e as fotos mais atuais da Figueira foram gentilmente tiradas pelo fotógrafo esloveno Simon Plestenjak. Patrocinado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP) e editado pelo Centro de Memória do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), seu lançamento faz parte das comemorações dos 80 Anos da USP. A publicação, com prefácio do Professor Lino de Macedo, conta com 10 capítulos, sendo sete de autoria dos organizadores e três dos Professores Celso de Barros Gomes, Gilberto Barbante Kerbauy e Walter Hugo de Andrade Cunha. Além dos capítulos, o livro apresenta depoimentos dos Professores Álvaro Pacheco Duran, Dóli de Castro Ferreira, Ecléa Bosi, Ipoty Penha de Moraes, Mathilde Ranieri Laso, Sérgio Massaro e Therezinha Moreira Leite.

A obra é dedicada em memória ao Professor César Ades.

VOCÊ PODE GOSTAR ...