O virtual e o real nas redes sociais

Em todo o mundo são 5 bilhões de usuários ativos no universo digital (+ de 62% da população mundial).

O virtual e o real se chocam cada vez mais nas redes sociais, comprometendo a saúde mental das pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu como doença, o trabalho compulsivo e o jogo on-line e off-line, como também a utilização excessiva das redes sociais

No contexto brasileiro, as redes sociais podem tanto ampliar a participação social quanto criar desafios, como a disseminação de notícias falsas, polarização e discursos de ódio. Ao mesmo tempo, elas também oferecem espaço para mobilizações, debates e fortalecimento de movimentos sociais. É importante lembrar que, embora as redes sociais possam parecer um mundo à parte, elas refletem e influenciam a realidade brasileira, com suas complexidades, diversidades e as desigualdades.

Para falar sobre este assunto, nesta quinta-feira (22/05), Joel Scala conversou com Paulo Beer, psicanalista, professor colaborador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP) e da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

Ouça o podcast completo aqui: https://observatorio3setor.org.br/podcast/o-virtual-e-o-real-nas-redes-sociais/

Observatório do Terceiro Setor, 22/5/2025

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...