Guias de serviços

18/12/2020

A rede intersetorial de serviços para o enfrentamento da violência contra mulheres foi pesquisada desde 1999 pelos pesquisadores, à época, envolvidos no projeto: 1996 – 2000 Desenvolvimento de material para capacitações e de orientação a usuárias dos serviços: o brasil no estudo multipaíses sobre saúde da mulher e violência contra a mulher e projeto violência, gênero e direitos humanos: questões para o campo da saúde.

Na ocasião, criaram-se duas modalidades de guias. Uma delas foi na forma de um guia muito pequeno, chamado MINI-GUIA, e capaz de ser portado por mulheres em situação de violência ou em ameaça de passar a estar em uma situação de violência. Esse guia, contendo lembretes dos direitos das mulheres, no sentido de encorajá-las a fazer uso dos serviços em caso de necessidade, pode ser facilmente guardado, sendo de uso bastante seguro e apresenta os serviços por vocação assistencial do setor em que se insere, trazendo apenas as informações fundamentais para seu uso prático. Assim, neles estão mapeados os serviços, por exemplo, delegacias do sistema judiciário, ou centros de convivência, da assistência social, ou organizações não governamentais feministas, do terceiro setor de produção social.

A outra modalidade de GUIA DE SERVIÇOS foi destinada aos profissionais da saúde, contendo serviços especializados ou gerais que atendessem os casos de mulheres em situação de violência do próprio setor saúde, assim como dos demais setores envolvidos na rede intersetorial de enfrentamento da violência doméstica contra mulheres.

Você encontrará aqui os Guias elaborados em diferentes anos e locais , como produto das pesquisas desenvolvidas e poderá observar a rede ao longo do tempo: Guia do Município de São Paulo de 1996, de 2002 e de 2005 ou Guia da Grande São Paulo de 2005 e de Recife(2005) ou Porto Alegre (2005). Estes últimos, todos de 2005, foram produto da pesquisa: 2004 – 2006 Identificando possibilidades e limites do trabalho em rede para a redução da violência contra a mulher – estudo em três capitais brasileiras.

Atualmente, todas as informações estão em um Guia digital, hospedado em site próprio cujo acesso está em GUIA DE SERVIÇOS (ATUAL), que permite buscar os distintos tipos de serviços da rede intersetorial em um mapeamento atualizado dos mesmos.