Palestras

18/12/2020

 

Palestras para movimentos sociais e Organizações Não – Governamentais (ONGs) ligadas ao enfrentamento da violência contra mulheres

 

A relação do grupo de pesquisa com as ONGs, em especial com o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde (CFSS), dá-se desde o início da formação do grupo. Seria até mais correto afirmar que essa linha de pesquisa em Violência e Saúde nasce na Faculdade de Medicina da USP, por via de um convite feito pelo CFSS para que desenvolvêssemos uma atuação conjunta nessa temática. O convite resultou na parceria das duas instituições: o CFSS e o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, especialmente por via dos pesquisadores desse departamento já envolvidos com as atividades de ensino e pesquisa em atenção primária à saúde, realizadas junto ao Centro de Saúde Escola Samuel B Pessoa (Butantã). A parceria consolidou-se também em uma proposta de novo tipo, pois o programa de trabalho baseava-se na tríade: conhecimento científico/pesquisa; treinamentos/capacitações para profissionais atuantes na saúde ou em outros setores no enfrentamento da violência contra mulheres, com desenvolvimento de material educativo; e ação social provendo-se informações sobre serviços que em diversos setores sociais poderiam prover assistência a mulheres em situação de violência, compondo um GUIA de natureza intersetorial de serviços. Assim, com o apoio financeiro da Fundação FORD, 03 projetos de pesquisa, capacitação e ação social junto à rede intersetorial de serviços foram realizados entre 1994 e 1999. O resultado foram tanto publicações acadêmicas como aquelas voltadas para o trabalho profissional nos serviços enquanto materiais de orientação para a prática assistencial . Pode-se acessar essa produção  em Publicações.

Essa experiência, bem como o conhecimento nela acumulado, seja de natureza mais acadêmica, seja de natureza mais prática nos serviços, encontra-se sintetizada e apresentada em termos das pesquisas e intervenções mais recentes, em 03 vídeos gravados, que podem ser acessados,  abaixo:

Live 1

Live 2

Live 3