Apresentamos dois mini-guias efetivamente utilizados.
Um, corresponde à última atualização, em 2011, do primeiro guia criado e produzido nesse formato, o que ocorreu, no período de 1996 a 2000, com o apoio da Organização Mundial da Saúde e da Fundação FORD, respectivamente nas pesquisas: o Brasil no estudo multipaíses sobre saúde da mulher e violência contra a mulher; e Violência, Gênero e Direitos Humanos – questões para o campo da saúde. Ele é bastante completo e foi desenvolvido com a participação de alunos de iniciação científica, junto ao grupo de pesquisa. Para acessar clique aqui.
Outro, é menor e foi desenvolvido especificamente para dar suporte assistencial a mulheres em situação de violência identificadas na pesquisa 2004 – 2006. Identificando possibilidades e limites do trabalho em rede para a redução da violência contra a mulher – estudo em três capitais brasileiras. Para acessar este outro mini-guia clique aqui.
No interior desses projetos, os Guias foram uma preocupação nossa em prover acolhida assistencial para mulheres participantes das pesquisas e que solicitassem ajuda para lidar com suas situações de violências ou se encontrassem em situação de risco de morte.
O desenvolvimento de Guias de serviços assistenciais para lidar com a violência contra mulheres fez parte da ética da pesquisa em todos os projetos do nosso grupo de pesquisa, desde seu início.
Se você quer compreender o que denominamos de situação de risco de morte, consulte aqui o nosso Protocolo de atendimento a mulheres em situação de violência, em especial item 3.2. Realizando a avaliação de risco e o plano de segurança, dentre nossos materiais educativos.
E lembre-se de que se você está procurando os serviços em um guia mais atualizado vá para GUIA DE SERVIÇOS ATUAL. Este enquanto um GUIA digital, suprimiu a necessidade do mini-guia impresso, mas mantendo a mesma facilidade de acesso e segurança pessoal em seu uso.