Educação, Saúde e Assistência Social: redes complementares na proteção social básica

Education, Health and Social Assistance: complementary networks in basic social protection

Educação, Saúde e Assistência Social

Esta disciplina está sendo construída no âmbito dos Projetos:

  • “Inovação e políticas sociais: integração de conhecimentos na formação interdisciplinar no território” (PRG/CAEG); e
  • “Escolas Públicas e Universidade dentro e além muros- Educação e Saúde no Território Escolar (Programa aprender na Comunidade).

Tem como objetivo  contribuir para a construção de um campo de formação interunidades na USP, integrando conhecimentos da Educação, da Saúde Pública e da Assistência Social. Para isso, conta com a participação de docentes da Faculdade da Educação, da Faculdade de Saúde Pública, da Escola de Enfermagem e da PUC-SP.

É uma disciplina com caráter inovador em sua elaboração e execução. Valendo-se da pesquisa-ação como metodologia, busca se constituir de forma processual, numa perspectiva participativa, a partir   de quatro polos-territórios situados:

  • Na Vila São Francisco – SP capital
  • Na Parada de Taipas – SP capital
  • No Bairro Promissão – Diadema/SP
  • Na Vila Ferreira – SBC/SP

Em sua execução, a disciplina problematizará as possibilidades de ação integrada e matricial, preliminarmente, nesses territórios, a partir da conceituação do Estado Democrático de Direito, da         gestão democrática e das possibilidades de controle popular sobre o desenvolvimento das  políticas e programas sociais públicos.

São exemplos de ações, já em curso nesses territórios, pelos dois Projetos mencionados, aquelas de:

  1. prevenção às doenças transmissíveis por meio da construção do algoritmo de detecção e manejo dos casos suspeitos de COVID-19 e elaboração de estratégias de ampliação da cobertura vacinal;
  2. segurança alimentar e nutricional voltadas para a comunidade escolar;
  3. de mapeamento e cartografia social utilizando metodologias de análise territorial e ferramentas participativas; e
  4. comunicação com as famílias: – elaboração conjunta com os responsáveis pelos equipamentos das três áreas, de formulários de pesquisa socioeconômica e educacional.

Numa modelagem de ensino híbrido, a oferta da disciplina , no 2º semestre de 2021.será aberta a graduandos das três unidades propositoras da disciplina. e, ainda, com possibilidade para o atendimento a alunos especiais, alargando essa formação, prioritariamente aos estudantes de Serviço Social da PUC e a profissionais dos serviços públicos dos territórios envolvidos. ( Resolução CoG, N.º 3757, de 13 de dezembro de 1990).

Vale ressaltar que os dois projetos se inserem na parceria estabelecida entre o Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) da Faculdade de Educação (FE) e o Instituto Lidas. O NAI é um núcleo de pesquisa e formação inicial e continuada que reúne pesquisadores e gestores/professores de escolas públicas da grande São Paulo com o objetivo de conhecer o contexto e o entorno social da escola, seu território, e acompanhar e rever permanentemente os projetos político pedagógicos das escolas, propondo e discutindo formas de sua avaliação. Esse Núcleo conta com o apoio do Programa de Formação de Professores e, indiretamente, a execução da disciplina beneficiará e será beneficiada pela participação de monitores bolsistas e estagiários desse Núcleo.

O Instituto Lidas é responsável pelo Portal CulturaEduca, em que se encontram informações georreferenciadas sobre os territórios escolares das escolas da REDE NAI, inclusive dos polos selecionados para o Projeto.

Consultar o Programa da disciplina em: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?nomdis=&sgldis=PRG0021