NAI-FEUSP: Monitoria Integrada de estágio como dispositivo da formação inicial e continuada de professores em Escolas Públicas

 

 

Os Estágios e o Programa de Formação de professores – dispositivos de integração entre as escolas e a Universidade

Desde 2016, o NAI-FEUSP passou a integrar as iniciativas de estágio da Faculdade de Educação da USP, junto a diversas disciplinas, com base num percurso formativo realizado em conjunto com escolas da Rede NAI-FEUSP. O percurso inclui: (1) leituras e preparação do trabalho de campo: referenciais teóricos da avaliação institucional e documentos da escola, disponíveis no arquivo virtual do Núcleo, além de outras informações, disponíveis no Portal CulturaEduca; (2) reunião com o representante da escola, em reuniões ordinárias ou outras atividades do NAI-FEUSP, às quais o/a estagiário/a é convidado/a a participar; (3) realização das atividades acordadas junto à escola; (4) orientação e acompanhamento da produção e apresentação do relatório de estágio e de sua devolução às escolas.

Estimula-se que os/as alunos/as realizem estágios de gestão e de práticas curriculares em atividades integradas numa mesma escola da REDE-NAI, tendo plena concordância e buscando fortalecer os princípios do Programa de Formação de Professores, que, conforme documento norteador (2004, p 4-6), afirma:

(1) a formação de professores exige empenho permanente de suas diversas unidades, em projetos integrados;
(2) a docência, a “vida escolar” e as instituições a ela ligadas, na peculiaridade de seus saberes, valores, metas e práticas cotidianas, devem ser os objetos privilegiados na formação;
(3) a formação de professores deve ter na escola pública seu principal foco de interesse de estudo, investigação, acompanhamento, intervenção e melhoria da ação docente;
(4) a projeto de formação deve prever a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
(5) a formação do professor dar-se-á ao longo de todo o processo de formação nos cursos de graduação;
(6) as estruturas curriculares dos cursos de formação de professores devem ser flexíveis, oferecendo uma pluralidade de caminhos;
(7) a instituição escolar e sua proposta pedagógica, concomitantemente com as características das áreas específicas de atuação dos licenciandos, devem ser o eixo norteador das diferentes modalidades de estágio supervisionado, que poderão também estender suas ações investigativas e propositivas a órgãos centrais e espaços socioinstitucionais relevantes para a educação pública.

Como atividade acordada com a escola, o/a estagiário/a não tem se limitado à observação. Muitas vezes, ele/a tem se envolvido em pesquisa-participante, de menor ou de maior vulto, contribuindo com as ações da escola. São exemplos dessas ações os levantamentos feitos para a caracterização da comunidade escolar. Em uma das escolas, esse levantamento, realizado na forma de Censo, produziu à escola as informações necessárias para a abertura de salas de EJA. O georeferenciamento dos domicílios dos/as estudantes também vem contando com a participação de estagiários/as. Em 2020, estudantes participaram de levantamentos realizados junto às famílias em oito escolas da Rede NAI-FEUSP, relativamente ao impacto provocado pela COVID-19 e o ensino virtual. Em 2020, estudantes participaram de levantamentos realizados junto às famílias em oito escolas da Rede NAI-FEUSP, relativamente ao impacto provocado pela COVID-19 e o ensino virtual. Em 2021, os Relatórios mostram que essas pequenas pesquisas ganharam ainda maior densidade.

Em 2019, foi realizada uma pesquisa com egressos, na qual estagiários avaliaram o trabalho realizado, no período do 1º sem. de 2016 ao 1º sem. de 2019. Realizada via questionário online, desenvolvido na plataforma LimeSurvey, software livre instalado no servidor do Instituto Lidas/CulturaEduca (http://pesquisas.culturaeduca.cc), o link do questionário foi enviado, por e-mail, aos 193 estudantes das diferentes licenciaturas com disciplinas na FEUSP, que estagiaram pelo NAI. Cinquenta e cinco estudantes responderam. Na questão aberta, que solicitava “a avaliação crítica sobre a relevância do NAI-FEUSP para a formação e prática do futuro profissional”, 48 destacaram pontos positivos, o que é um indicador positivo da orientação do NAI-FEUSP quanto ao estágio.

Apresentação de Estágio (Reunião Inicial): PROGRAMA-DE-ESTAGIO_NAIFEUSP_2024.pdf (35 downloads )

Orientações do monitor Leonardo Musumeci: Vídeo

 

Escolas da REDE NAI 2024

Atualmente participam da Rede NAI 34 escolas públicas de 3 municípios (São Paulo, São Bernardo e Diadema). Clicando no nome da escola você será direcionado ao Portal CulturaEduca onde poderá conhecer características da escola e do seu território de entorno.

Escola Etapas Bairro / Região Município
CEI Aloysio de Menezes Greenhalgh Educação Infantil (Creche) Zona Oeste São Paulo
CEI Olga Benário Prestes Educação Infantil (Creche) Zona Sul São Paulo
CEMEI Morumbi Educação Infantil (Creche e Pré-escola) Zona Sul São Paulo
CIEJA Perus Ed. de Jovens e Adultos Zona Norte São Paulo
CIEJA Aluna Jessica Nunes Herculano Ed. de Jovens e Adultos Zona Oeste São Paulo
CIEJA Clovis Caitano Miquelazzo Ipiranga Ed. de Jovens e Adultos Zona Sul São Paulo
EE Prof Presidente Kennedy Ensino Médio Zona Norte São Paulo
EE Oswaldo Catalano Ensino Médio Zona Sul São Paulo
EE Prof Maria Osório Teixeira Ensino Fund. II / Ensino Médio Vila Ferreira São Bernardo do Campo
EMEB Carlos Drummond de Andrade Educação Infantil (Pré-escola) Promissão Diadema
EMEB Florestan Fernandes Ensino Fundamental I Vila Ferreira São Bernardo do Campo
EMEB Janete Mally Betti Simões Ensino Fund. / Ed. de Jovens e Adultos São Bernardo do Campo São Bernardo do Campo
EMEB Marcelo Peres Ribeiro Educação Infantil (Creche) Vila Ferreira São Bernardo do Campo
EMEB Padre José Maurício Educação Infantil (Pré-escola) Vila Ferreira São Bernardo do Campo
EMEB Sagrado Coração de Jesus Ensino Fundamental Casa Grande Diadema
EMEB Zelia Gattai Amado Educação Infantil (Creche) Promissão Diadema
EMEF Dama Entre Rios Verdes Ensino Fundamental Zona Leste São Paulo
EMEF Desembargador Amorim Lima Ensino Fundamental Zona Oeste São Paulo
EMEF Enzo Antonio Silvestrin Ensino Fundamental Zona Norte São Paulo
EMEF Espaço de Bitita Ensino Fundamental Centro São Paulo
EMEF Fernando Gracioso Ensino Fundamental Zona Norte São Paulo
EMEF General Euclydes de Oliveira Figueiredo Ensino Fundamental Zona Oeste São Paulo
EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr – Gonzaguinha Ensino Fundamental Zona Sul São Paulo
EMEF LM’Boi Mirim I Ensino Fundamental Zona Sul São Paulo
EMEF Prof. Antônio Prudente Ensino Fundamental Zona Norte São Paulo
EMEF Profa Mara Cristina Tartaglia Sena Ensino Fundamental Zona Sul São Paulo
EMEF Profa Marili Dias Ensino Fundamental Zona Norte São Paulo
EMEF Saturnino Pereira Ensino Fundamental Zona Leste São Paulo
EMEF Sócrates Brasileiro Ensino Fundamental Zona Sul São Paulo
EMEF Tatiana Belinky Ensino Fundamental Zona Leste São Paulo
EMEF Vladimir Herzog Ensino Fundamental Zona Leste São Paulo
EMEI Borba Gato Educação Infantil (Pré-escola) Zona Sul São Paulo
EMEI Monteiro Lobato Educação Infantil (Pré-escola) Zona Oeste São Paulo
EMEI Prof Ronaldo Porto Macedo Educação Infantil (Pré-escola) Zona Oeste São Paulo