Serviço de apoio às pesquisas com dados quantitativos do IPUSP completa 3 anos

Os métodos quantitativos têm sido usados há muitas décadas como uma das principais estratégias de investigação em Psicologia, ajudando a gerar novos saberes e questionamentos. Trabalhar com esse tipo de metodologia, entretanto, envolve um corpo de conhecimento relacionado à coleta e ao tratamento dos dados que também está em constante evolução e que nem sempre é plenamente acessível aos pesquisadores da Psicologia.

Desde 2011, o Setor de Métodos Quantitativos oferece apoio às pesquisas do IPUSP que envolvem tais dados. Alunos, professores e demais pesquisadores do Instituto podem receber auxílio na definição de objetivos, cálculo amostral, definição ou elaboração de instrumentos de coleta e análise, análises descritivas e inferenciais, interpretação de resultados e redação científica. Os pesquisadores podem ser assessorados desde a elaboração do projeto, ou em diferentes etapas da pesquisa.

O registro das atividades nos anos de 2012 e 2013 aponta a realização de 576 reuniões no período, tendo sido atendidos aproximadamente 50 pesquisadores em cada semestre. O Setor está constantemente desenvolvendo e colocando em prática novas estratégias para melhorar o atendimento e alcançar um número ainda maior de pesquisadores. Sob a coordenação do Prof. Dr. José de O. Siqueira, a equipe técnica é composta por Vinícius F. David e Luiz S. dos Santos.

Por Vinícius Frayze David

Clique nas imagens para folhear as revistas psico.usp

Alfabetização – 2015, n. 1

É hora de falar sobre Gênero – 2016, n.2/3