Curso de Curta Duração 06: América Latina, sua literatura e crítica: um episódio fundador (J. E. Rodó, Manuel Ugarte, José Veríssimo)

Ministrante:

Prof. Dr. Pablo Rocca (Universidad de la República- Uruguay)

(Atenção! excepcionalmente, este curso ocorrerá em horário especial: dias 7 e 8 de maio, das 8h15 às 10h30)

Ementa

Aula 1

La joven literatura hispanoamericana, de Manuel Ugarte: linhas básicas no seu prólogo e a formação de uma antologia. Leitura crítica de José Verissimo sobre o texto de Ugarte e da obra de Rodó: duas Américas.

Aula 2

“Una nueva antología americana”, de José Enrique Rodó: para uma teoria literária latino-americana? A resposta de Manuel Ugarte e o silêncio de Rodó. Contatos entre eles, antes e depois. Perspectivas.

Justificativa

Em 1906 a ideia de uma literatura hispano-americana era muito confusa e imprecisa. O então jovem e dinâmico escritor argentino, Manuel Ugarte preparou uma coletânea de textos com o objetivo de divulgar tais questões. Publicada na França em um volume compacto, a obra intitulada La joven literatura hispanoamericana, teve repercussão em boa parte da América do Sul, em particular no Sul, a partir da leitura de José Enrique Rodó. Já, no Brasil, esse movimento se deu a partir do comentário crítico de José Veríssimo, que era um conhecedor da obra de Rodó. Frente a esse episódio, Rodó escreveu um longo ensaio, de fundamental importância para o contexto literário hispano americano intitulado “Una nueva antología americana”. O texto provocou reação por parte de  Ugarte.  No entanto, Veríssimo ficou por fora do debate, até onde sabemos, mas suas ideias são fundamentais para o entrelaçamento de ideias entre a língua e as literaturas em língua espanhola.

            Este curso propõe observar alguns problemas e orientações críticas sobre este episódio fundamental ainda não estudado suficientemente para pensar as linhas de desenvolvimento da crítica literária e da própria ideia de América Latina.

Bibliografia fundamental:

Corpus

Rodó, José Enrique. “Una antología americana”. El mirador de Próspero. Montevideo, Ministerio de Instrucción Pública y Previsión Social, Biblioteca Artigas, Colección de Clásicos Uruguayos, 1965. (Prólogo de Carlos Real de Azúa) [1913].

Veríssimo, José. Cultura, literatura e política na América Latina. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1986. (Seleção e apresentação de João Alexandre Barbosa).

________. “Letras Hispano-americanas”, en Homens e coisas estrangeiras, 1899-1908. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras/ Topbooks, 2003: 469-478. (Prefácio de João Alexandre Barbosa) [1902-1910].

Ugarte, Manuel. La joven literatura hispanoamericana. Paris, Librería Armand Collin, 1906.

Crítica

ARDAO, Arturo. La inteligencia latinoamericana. Montevideo, Universidad de la República, 1987.

GONZÁLEZ STEPHAN, Beatriz. La Historiografía literaria del liberalismo hispanoamericano del siglo XIX. La Habana, Casa de las Américas, 1987.

PASTOR, Beatriz. “Polémicas en torno al canon. Implicaciones filosóficas, pedagógicas y políticas”. Casa de las Américas, La Habana, Año XXIX, Nº 171, noviembre-diciembre 1988.

Rocca, Pablo. “Brasil y la cuestión americana (Rodó por José Verissimo, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda y João Pinto da Silva)”, en Anales de Literatura Hispanoamericana, Madrid, vol. 46, 2017: 201-210.

https://revistas.ucm.es/index.php/ALHI/article/view/58455

ZAVALA, Iris. “El canon y la escritura en latinoamerica”. Casa de las Américas, La Habana, Nº 202, julio-setiembre 1998.

ZILBERMAN, Regina e Maria Eunice MOREIRA. O berço do cânone. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1998.

OBS: Cópias dos principais textos dos autores do programa serão disponibilizados aos participantes no início do curso em formato digital.