III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina

Em 2014, o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina daUniversidade de São Paulo (PROLAM/USP) criou o I Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina com o objetivo de difundir a produção de conhecimento sobre a região nos campos da política, da economia, da sociologia, da comunicação, da cultura, da educação, dos direitos e das relações internacionais.  Também seguimos com a proposta de reunir estudantes de pós-graduação e pesquisadores do Brasil e de outros países, versando sobre problemáticas da região a partir de perspectivas teóricas sensíveis para a especificidade regional. Com isto, buscava-se articular laços acadêmicos entre redes de pesquisadores latino-americanistas do Brasil e com colegas provenientes de instituições de outros países americanos ou do mundo afora. Depois do êxito desta primeira experiência, em 2016 realizou-se o II Simpósio.

A acolhida e aprovação dos participantes do I e II Simpósios teve como consequência o desdobramento do evento em duas atividades científicas articuladas, a primeira – o III Simpósio– com foco na produção de pensamento sobre os principais desafios de se interpretar a América Latina; a segunda – I Congresso – sobre diversos temas, disciplinas e problemáticas a ser estudadas sobre a América Latina.

III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina traz  CONFERENCISTAS e Palestrantes em MESAS REDONDAS de reconhecido nome e destaque internacional por suas pesquisas ou produção de conhecimento sobre a América Latina. O foco desta parte do evento é conhecer e debater o pensamento social e em humanidades produzido sobre a América Latina.

Conheça as atividades dos anteriores Simpósios:
I Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina (2014)
II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina (2016)