Uma formação cidadã depende, entre outras coisas, de conhecimentos e habilidades desenvolvidas pelo indivíduo as quais o possibilita compreender, questionar e buscar transformar a realidade que o cerca. Estudos recentes têm evidenciado a importância da educação científica para o desenvolvimento desses conhecimentos e habilidades cruciais no âmbito da prática da cidadania.
31 de agosto de 2021 | 10:00
Rayane Teles Alves é licencianda em Física pelo IFRJ – Campus Nilópolis, é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do grupo de pesquisa LOGOS, onde é estudado e desenvolvido pesquisas nas áreas de epistemologia das ciências e ensino das ciências. Tem interesse nas áreas de pesquisa em História das Ciências, Educação Científica e Metodologias para o ensino de ciências. Nas horas vagas se diverte cantando no karaokê, assistindo séries, restaurando coisas e brincando com os sobrinhos. Torce para o Flamengo, adora dançar e como uma boa carioca, ama praia!
Crescer e viver em sociedade não são tarefas simples, existem inúmeros artifícios que compõem a forma como vivemos e devemos nos portar nela, e um desses artifícios é a educação. A educação formal, quando praticada plenamente nos agrega e nos faz perceber isso, ela amplia nosso olhar sobre o mundo que nos cerca, nos mostra as nuances da sociedade, seus aspectos positivos e negativos. Ela nos faz compreender, questionar e, até quem sabe, modificar aquilo que pensamos que poderia ser melhor. E se conseguíssemos, de fato, uma maneira de se exercer a educação de forma mais plena, em que uma parte maior de seus objetivos fossem alcançados com sucesso?
O ensaio intitulado “História da Ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios”, realizada por Neusa Maria John Scheid da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, publicada em 2018 na Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, buscou expor sobre o benefício do desenvolvimento da história das ciências na educação científica e tecnológica e a necessidade da elaboração de um programa educacional que possibilite uma aproximação dos conceitos que envolvem a natureza da ciência em sala de aula.
Educação Científica e Tecnológica
A percepção que grande parte da população tem a respeito das ciências ensinadas em salas de aula é limitada, pois muitos as enxergam somente como fórmulas, decorebas, objetos distantes, como se fosse algo que não tivesse relação com suas atividades diárias. Infelizmente, o que ocorre é que, por conta das questões materiais a que professores e estudantes estão submetidos, esta forma de ensino é a mais usual. Esse é um dos motivos que levam a um desconhecimento sobre as características da natureza e da atividade científica.
O ensino de ciências, segundo Scheid deveria ser bem mais amplo, pois seria importante trabalhar com os modos de elaboração do conhecimento, das mudanças que ocorreram ao longo do tempo e da maneira que estão relacionadas com a sociedade em sua época. Isso nos mostra que o ensino de ciências possui um sentido vasto e interligado, esse ensino não está preso dentro de si, ele se relaciona com todas as esferas sociais, com a nossa rotina, e de forma análoga ocorre com a própria atividade científica.
A educação científica e tecnológica possibilita colocar os alunos como protagonistas, ensina-os de forma natural a tomar decisões sobre qual caminho é o melhor a ser seguido, fazendo-os ter iniciativa e os instruindo a ter discernimento frente às adversidades que aparecem dentro das experiências em sala de aula. Ocasiona que esse aprendizado reflete não só na forma em que o aluno encara suas aulas na escola, mas também na forma em que encara o conhecimento e as adversidades que surgem ao longo de sua vida.
A distância existente entre o conceito de Natureza da Ciência e a formação inicial de professores
Temos que concordar que a prática da educação científica e tecnológica em sala de aula não é tarefa simples. Com o objetivo de obter informações a respeito desse tema, Scheid trabalhou com a concepção de Natureza da Ciência em uma disciplina de História da Ciência Aplicada ao Ensino, ministrada em um curso de mestrado profissional, a fim de possibilitar uma reflexão de professores sobre os desafios do ensino de Ciências na atualidade. Essa disciplina já foi cursada por dezenas de profissionais provenientes das mais diversas áreas do conhecimento.
É relatado no estudo que muitos profissionais somente se depararam de forma mais profunda com o questionamento: “O que é a Ciência?” nesta disciplina, o que mostra uma grande lacuna sobre a discussão desse tema na formação inicial desses profissionais. Na avaliação final, os alunos escreveram reflexões sobre as contribuições e as dificuldades que a percepção dos aspectos históricos da ciência pode trazer às suas práticas pedagógicas em sala de aula.
Em virtude das reflexões feitas, Scheid pode-se supor que para que exista uma melhoria no ensino de Ciências é necessário aproximar os professores de Ciências e os historiadores das Ciências. Para tanto, é preciso fomentar pesquisas que investiguem as práticas dos professores, seu interesse e disposição em relação à contextualização da história das Ciências no ensino. Também é preciso fomentar a interação e colaboração entre professores e pesquisadores.
A prática da Educação Científica nas salas de aula
A partir das reflexões da pesquisa realizada por Scheid, pode-se concluir que é de fundamental importância a discussão sobre as características da Natureza da Ciência em sala de aula, pois ela possui o embasamento necessário para que o professor trabalhe com seus alunos além dos conceitos científico-escolares propostos no currículo, as indagações que surgem durante as aulas, e são estas que elevam notoriamente o aprendizado e dão corpo à Educação Científica.
Pode-se, portanto, inferir que uma das principais mudanças que devem ser realizadas para se aproximar a atividade científica da prática de uma Educação Científica em sala de aula é a de que os professores devem ter o contato desde a sua formação inicial com o conceito de Natureza da Ciência. Para tanto, sugere-se a criação de uma disciplina, nos cursos de Licenciatura, que busque trabalhar com este tema. Dessa forma, estes futuros docentes poderão construir conhecimentos e saberes que facilitem o desenvolvimento de aulas que fomentem nos estudantes da Educação Básica percepções mais próximas da natureza das Ciências e da atividade científica.
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SCHEID, Neusa Maria John. História da Ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 233-248, 2018. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452/pdf>.