Para além da instrução de conteúdos científico-escolares: a escola como espaço de transformação de vidas

Obra resenhada: ARAÚJO, Ulisses Ferreira de; ARANTES, Valéria; PINHEIRO, Viviane. Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

29 de junho de 2021 | 10:00

Caian Cremasco Receputi é licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e mestre em Ensino de Ciências (Modalidades Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2019). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Possui experiência na área de Ensino de Química. Atuou como professor substituto UFES (2015-2017), lecionando, principalmente, disciplinas de Metodologia Científica e Química Básica. Atualmente é doutorando no PIEC/USP e membro do grupo de pesquisa Linguagem no Ensino de Química (LiEQui). Desenvolve projeto de pesquisa na linha de Formação de Professores, utilizando como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais. Participa do corpo editorial da Revista BALBÚRDIA - Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP.

Recorrentemente ouvimos falar sobre a importância da Educação para a formação de sujeitos que possam se inserir no mercado de trabalho ou que possam exercer sua cidadania, embora quase nunca o conceito de cidadania seja explicitado. Nas entrelinhas do discurso, emana o sentido de uma cidadania pautada no consumo ou em pequenas escolhas do dia a dia. O pleno desenvolvimento humano, o qual passa pela constituição de uma identidade e de um propósito de vida para si e para a sua comunidade, quase nunca é colocado em discussão.

Escrito por Ulisses Ferreira de Araújo (EACH-USP), Valéria Arantes (FE-USP) e Viviane Pinheiros (FE-USP), Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais é um dos livros em que se propõe discutir a Educação para além do senso comum, para além do que é propagado pela grande mídia.

Inspirado, por um lado, no psiquiatra austríaco, Vitor Frankl[1], e, por outro, no psicólogo William Damon[2], os pesquisadores brasileiros resgatam a história, trajetória e os principais conceitos que envolvem o constructo Projeto de vida. Mas não param por aí: também são apresentados os resultados das pesquisas empíricas que vêm sendo desenvolvidas no Brasil, assim como exemplos de como os Projetos de vida podem ser trabalhados na escola. Isto só foi possível, pois o livro é o resultado de 12 anos de pesquisa desenvolvida no Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP).

Ressalta-se que Projeto de vida não refere-se apenas a um projeto de escolha profissional, pois, além de considerar o desenvolvimento pleno do sujeito, também deve ir além do sujeito, no sentido de envolvê-lo em um compromisso com o mundo. Portanto, um bom projeto de vida deve incorporar as dimensões pessoal, social, política, psíquica e cultural. Segundo o próprio Damon (2009), projeto de vida pode ser definido como “uma intenção estável e generalizada de alcançar algo que ao mesmo tempo é significativo para o eu e gera consequências no mundo além do eu” (p. 53 apud ARAÚJO, ARANTES; PINHEIRO, 2020, p. 24-25).

O livro foi publicado em 2020 pela Summus Editorial e possui 120 páginas. Esta obra faz parte da coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas, que visa ajudar os profissionais da Educação a produzirem um ambiente inovador por meio de novas linguagens e tecnologias educacionais. O livro está organizado em cinco capítulos. Os dois primeiros capítulos são mais teóricos e visam desenvolver os conceitos centrais do Projeto de vida. O Capítulo 3 é resultado de anos de pesquisas empíricas sobre os projetos de vida dos jovens brasileiros. O capítulo quatro centra-se na defesa da formação de bons professores para que seja possível se implementar os princípios do Projeto de vida na escola. Já o último capítulo do livro aborda as práticas educacionais que visam promover Projetos de vida.

Em suma, este é um daqueles livros que nos faz refletir profundamente sobre nossas práticas educativas e sobre os objetivos da Educação. Certamente é um livro que deve ser lido e discutido por professores da Educação Básica e do Ensino Superior, assim como entre os licenciandos.

Ficou com interesse? O livro está disponível pelo link da Summus Editorial.

[1] Após viver durante vários anos em diversos campos de concentração na segunda guerra mundial, Vitor Frankl atribui a sua capacidade de sobrevivência a de ter um sentido para a vida.

[2] Pesquisador na Stanford University, William Damon é uma das grandes referências na área dos projetos de vida (em inglês, purpose).