Curso de Curta Duração 03: Surrealismos na América Latina

Ministrante:

Ma. Xenia Roque Benito (Coordenação) – Doutoranda em Estética e História da Arte. Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Arte. Interunidades Estética e História da Arte. Universidade de São Paulo.

Dra. Mariela Brazón Hernandez – Professora Associada da Universidade Federal da Bahia.

Ementa:

Este curso tem como principal objetivo o estudo histórico-crítico de um dos movimentos de vanguarda implantados em Latino-américa, o surrealismo. Com uma perspectiva abrangente, revisará seus conceitos chaves – arte coletiva, automatismo psíquico e pintura onírica -, delineados desde o primeiro Manifesto Surrealista (1924), perfilados através de muita controvérsia ao longo das três décadas de existência, e ainda cerceados pelo não menos importante avanço na época das tendências abstratas e geométrico-construtivas.

Partindo de uma análise do contexto e da feitura formal, o curso abordará os emblemáticos Frida Kahlo, Wifredo Lam, Roberto Matta, Remedios Varo e Leonora Carrington, cuja obra é indissociável de um manejo do repertório de substrato surrealista que inclui o desenho automático, frotage, colagem, inconsciente coletivo e pintura onírica; e cujo diálogo com os teóricos do grupo acabou revertendo em prolixas realizações conjuntas, sendo partícipes de exposições internacionais dedicadas ao surrealismo e publicações antológicas.

Conjuntamente, será possível debater a recepção por parte de escritores e historiadores hispano-americanos que interpelaram o termo “surrealismo”. Por este motivo, a sequência de encontros traz conjuntamente com as análises de obras alguns tópicos de interesse e de perfil mais teóricos, tais como primeiras aparições do termo “surrealista” na região, fatos que contribuíram para a adoção generalizada do termo, e se este é ajustável à mera assimilação do arcaico e à índole popular, mesmo não estando à par das concepções bretonianas.

Desenvolvimento e Cronograma:

De 7 a 9 de maio – Das 9h às 10h30

Primeira sessão (07/05/2019) – Introdução. Chegada do surrealismo à América e primeiras viagens a México (1936-1938) e sua resultante: a Exposição Internacional do Surrealismo (Paris, 1940).

Segunda sessão (08/05/2019) – Década de 1940: o movimento diaspórico surrealista nas Américas. Viagens às Antilhas. Exposições e chegada aos Estados Unidos;

Terceira sessão (09/05/2019) – O surrealismo e seus contrapontos: feminino-masculino (o caso mexicano) e surrealismos ortodoxos e surrealismo epilogal. Interferências com a literatura e surgimento das categorias “Realismo Mágico” e “Vivismo Muerto”.

Bibliografia:

ADES, Dawn. Arte na América Latina. São Paulo: Cosac & Naify, 1997.

BAYÓN, Damián. Aventura plástica de Hispanoamérica. México: Fondo de Cultura Económica, 1991. p. 442

BRETON, A. A Great Black Poet. In:  Notebook of a Return to the Native Land. Middletown, CT: Wesleyan University Press. 1979.

______. Fata Morgana, Paris: Bibliothèque des Introuvables, 2004

______.Le surrealisme et la peinture. New York: Bretano’sinc. 1945. p.260.

______. Manifestos do Surrealismo. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001. p.395.

______.; MASSON, A. Martinique: Charmouse de Serpents. Paris: Ed. Jean Jacques Pauvert, 1972. 116 p.

BREUNING, M. Os encantamientos mágicos y rituales de Lam. In: NOCEDA, J.M. Wifredo Lam: La cosecha de un brujo. Havana: Ed. Letras Cubanas, 2002. p. 177-183

CARPENTIER, A. El reino de este mundo.6.ed. México D.F: Ed. CIA General de Ediciones, 1973. 81p.

______. Reflexiones acerca de La pintura de Wifredo Lam. In NOCEDA, J.M. Wifredo Lam: La cosecha de un brujo. Havana: Ed. Letras Cubanas, 2002. p. 187-192.

CÉSAIRE. et ARNOLD, J. (org) The Original 1939 Notebook of a Return to the Native Land. Ed. Wesleyan P

______. Retorno al país natal. Trad. Lydia Cabrera. Ilustrações de Wifredo Lam. Prefácio de Benjamin Péret. Havana: Ed. Molinas y Companhia. Col. Textos Poéticos, 1943.

FOUCHET, M. WifredoLam. Barcelona: Ed. Polígrafa, 1976. p.275.

García MÁRQUEZ, Gabriel. Cien años de soledad. Madrid, ES: Asociación de Academias de la Lengua Española, Real Academia Española: c2007.

GRANELL, E. Entrevista. GRANELL. E.; BRETON, A. A caminho da América Continental.(Entrevista de Eugenio Granell a André Breton) In: PONGE, R. Surrealismo e Novo Mundo. (Org.) Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999. p. 335

LAIDLAW, Jill. Frida Kahlo. São Paulo: Ática, 2004.

LAURIN, L. (Org.) Wifredo Lam. Catalogue Raisonné of the Painted Work. Volume I 1923-1960. Paris: Gary Nader fine art, 1996.

LUCIE-SMITH, Edward. Arte latinoamericano del siglo XX. Londres: Thames and Hudson, 1993. p 224

NOCEDA, J. Wifredo Lam: La cosecha de un brujo. Havana: Ed. Letras Cubanas, 2002. p. 649

ORTIZ, F. Wifredo Lam y su obra vista a través de Significados Críticos. In NOCEDA, J.M. Wifredo Lam: La cosecha de un brujo. Havana: Ed. Letras Cubanas, 2002. p. 283-309.

PONGE, R. Surrealismo e Novo Mundo. (Org.) Porto Alegre: Ed.Universidade/UFRGS, 1999. p. 335

CATÁLOGOS

ARCQ, T. ; MORENO, J. Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México.São Paulo. Insituto Tomie Ohtake, 2015, 2016.

VENANCIO FILHO, P.;  LEENHARDT, J ; BENITO, X. Wifredo Lam: Gravuras. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2009.

MASLASCH, A; STOKES-SIMS, L.; PAZ, O; DEBROISE, O. Crosscurrents of Modernism. Four Latin American Pioneers. Diego Rivera, Joaquin Torres-Garcia, Wifredo Lam. New York: MoMA, 1992

INTERNET

CARPENTIER, Alejo. Viagem à semente. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2820269/mod_resource/content/1/Viagem%20a%20Semente%2C%20Carpentier.pdf (acesso em junho 2016).

Schenberg, Mário. Realismo Fantástico, Arte Mágica e Surrealismo. Centro Mário Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA/USP. Disponível em  http://www2.eca.usp.br/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=92:-realismo-fantastico-arte-magica-e-surrealismo-&catid=17:artigos-de-mario-shenberg&Itemid=15 (acesso em maio 2015)

Schollhammer, Karl Erik. As imagens do realismo mágico. Graogatá- Revista dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF. Niterói, n. 16, p. 117-132, 1. sem 2004. Disponível em http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/579/444