Departamento de Parasitologia – ICB

APRESENTAÇÃO

O Departamento é responsável pelo ensino de Parasitologia a 500 alunos de graduação da USP, provenientes dos seguintes cursos: Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia (diurno e noturno), Nutrição (diurno e noturno), Odontologia (diurno e noturno), Enfermagem, bacharelado em Ciências Fundamentais da Saúde, Obstetrícia e, a partir de 2012, Ciências Biomédicas. Participa, ainda, do curso de bacharelado em Ciências Moleculares.

Além das disciplinas formais, o Departamento de Parasitologia fornece estágio regular, em atividade de pesquisa, para dois cursos de graduação da USP voltados à formação de cientistas, os bacharelados em Ciências Moleculares e em Ciências Fundamentais da Saúde.

Os alunos de graduação têm acesso a estágios de curta duração em pesquisa e assistência, na área de doenças parasitárias e tropicais, no Centro Avançado de Pesquisa em Monte Negro, Rondônia, e no Laboratório de Campo em Acrelândia, Acre.

 

DISCIPLINAS

BMP0104

Aspectos contemporâneos da parasitologia (ICB)

BMP0208

Parasitologia Aplicada à Nutrição (FSP)

BMP0217

Parasitologia Aplicada à Enfermagem (EE)

BMP0215

Parasitologia

BMP0219

Parasitologia Básica (EACH)

BMP0103

Parasitologia Celular e Molecular de Parasitas (Intersemestral)

BMP0201

Parasitologia I (FCF) NOTURNO

BMP0201

Parasitologia I (FCF) DIURNO

BMP0222

Parasitologia Veterinária Básica (FMVZ)

BMP0105

Curso Prático de Biologia Molecular Básica no Modelo do Parasita Humano Plasmodium Falciparum (Intersemestral)

BMP0123

Introdução à análise computacional de macromoléculas (ICB)

BMP0209

Parasitologia Aplicada à Odontologia (FO)

BMP0213

Parasitologia (Parte integrante da disciplina 0510044: Moléstias Transmissíveis – FM)

BMP0218

Parasitologia e Enfermagem na Atenção Básica (EE)

MATERIAIS

O ensino de parasitologia envolve, entre outros aspectos, o reconhecimento morfológico dos parasitas para fins diagnósticos. O Departamento de Parasitologia tem um grande acervo de diapositivos com imagens de parasitas, e essa coleção está sendo inteiramente digitalizada. Todo o material (fotografias, esquemas), que não esteja sujeito a copyright, será publicado em páginas da internet com acesso livre. Esse repositório beneficiará a comunidade de professores, estudantes, técnicos e demais profissionais interessados em parasitologia, dentro e fora da USP. Em uma segunda etapa, o Departamento deverá gerar novas imagens, utilizando lupas e microscópios para a obtenção de imagens a partir de peças e lâminas de parasitas, respectivamente. Esse projeto com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, através do programa “Bolsa Aprender com Cultura e Extensão”.

Os alunos de graduação têm acesso a estágios de curta duração em pesquisa e assistência, na área de doenças parasitárias e tropicais, no Centro Avançado de Pesquisa em Monte Negro, Rondônia, e no Laboratório de Campo em Acrelândia, Acre.

Fêmea de Anopheles darlingi durante o repasto sanguíneo.