Departamento de Parasitologia – ICB

Manoel Aparecido Peres

LINHA DE PESQUISA

Biologia Molecular de Nematoides

Nosso laboratório está interessado principalmente nos aspectos moleculares da vitelogênese no Filo Nematoda. Vitelogênese é o processo de acumulação de reservas em ovócitos de animais ovíparos, mediado por lipoproteínas denominadas vitelogeninas. Nós concentramos nossos esforços durante os últimos 20 anos na caracterização molecular de vitelogeninas de espécies de nematoides pertencentes à ordem Rhabditida. Os membros desta ordem são nematoides microbióvoros (alimentam-se de microorganismos, principalmente bactérias) de vida livre, zooparasitas ou fitoparasitas. Utilizamos em nossos estudos duas espécies de vida livre, Oscheius tipulae e Caenorhabditis elegans, pertencentes à subordem Rhabditina. A análise da sequência de vitelogeninas e do fator de alongamento 1A da síntese de proteínas (eEF1A) de O. tipulae e C. elegans nos levaram a propor a hipótese de que nematoides da subordem Rhabditina evoluem em taxas diferentes no nível molecular e no nível morfológico. Em colaboração com pesquisadores da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) caracterizamos duas espécies de nematoides entomopatogênicos isolados na Amazônia, também pertencentes à subordem Rhabditina, identificados como membros do gênero HeterorhabditisH. baujardi e H. indica. As vitelogeninas de H. baujardi possuem uma composição polipeptídica semelhante à encontrada nos dois outros Rhabditina analisados. Esses nematoides possuem simbiontes obrigatórios enterobactérias do gênero Photorhabdus, extremamente patogênicas aos insetos. Atualmente estamos caracterizando o genoma e os metabólitos secundários de uma cepa de Photorhabdus, isolada de um desses nematoides. Recentemente nós estendemos nossos estudos para um nematoide do gênero Panagrolaimus (ordem Rhabditida; subordem Tylenchina), isolado das margens do Rio Madeira em Rondônia. A composição polipeptídica de suas vitelogeninas é diferente da que se encontra nos Rhabditina previamente estudados por nós. Como outras espécies deste gênero, esta linhagem de Panagrolaimus sp. é capaz de sobreviver em condições anidrobióticas, sendo a primeira com estas características isolada em região neotropical.

PUBLICAÇÕES

Almenara, D.P., Moura, J.P., Scarabotto, C.P., Zingali, R.B., Winter, C.E. – PLoS ONE 8(1): e53460, 2013

Akamine, R.N. and Winter, C.E. – J. Mol. Evol., 67:278-290, 2008

Dolinski, C., Kamitani, F.L., Machado, I.R. and Winter, C.E. – Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 103:150-159, 2008