Departamento de Parasitologia – ICB

Eleição para escolha do Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Parasitologia do ICB-USP (biênio 2024-2026)

Proposta da chapa (2):

Prezados alunos, equipe técnica e administrativa, e professores,

É com prazer que propomos, nesta carta, a nossa candidatura à chefia e vice-chefia do Departamento de Parasitologia. Gostaríamos de compartilhar com todos os valores e as ideias que irão nortear a nossa conduta à frente do Departamento caso nossa chapa venha a ser eleita.

Neste sentido, pretendemos dar continuidade às transformações iniciadas pelas várias chefias que nos precederam. Pretendemos garantir que todos os progressos obtidos, sejam administrativos ou de infraestrutura, prossigam e sejam aperfeiçoados ao longo do tempo. Esperamos fortalecer todos os aspectos que têm nos ajudado a aprimorar não só as condições de ensino, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Nos últimos anos, conseguimos avançar bastante se observarmos a inequívoca qualidade dos nossos cursos. Além disso, foram realizadas reformas de espaços importantes, de modo a melhorar as condições de ensino e pesquisa, vitais para assegurarem tanto o aprendizado quanto a experimentação de alto nível.

Portanto, é impossível seguir sem agradecer o apoio e esforço de cada um, pois, é juntando forças, que vamos conseguir ir ainda mais longe. Pensando nisso, elencamos alguns princípios que irão guiar nossas ações. Esses princípios incluem:

1. Ser transparente e manter todos informados sobre as questões relacionadas aos desafios enfrentados no ensino, na pesquisa e na extensão;
  2. Oferecer um ensino de excelente nível, viabilizando, na medida do possível, a constante melhoria de nossas instalações;
  3. Celebrar a diversidade e garantir que todos se sintam incluídos, criando assim um ambiente acolhedor e solidário;
  4. Prestar atenção às necessidades de todos: alunos, funcionários e professores;
  5. Ser flexível para se adaptar às novidades e mudanças;
  6. Investir no crescimento pessoal e profissional dos funcionários apoiando as suas iniciativas de formação continuada;
  7. Apoiar os nossos colegas professores e pesquisadores (visitantes, jovens pesquisadores e pós-doutorandos) em suas necessidades de ordem profissional, dentro do possível;
  8. Conduzir o Departamento com integridade e ética.

Estes princípios irão nos ajudar a tomar as decisões no dia a dia e a manter o foco em nossos objetivos. Desta forma, vamos não só dar continuidade ao trabalho, mas também preparar o Departamento para um futuro com mais possibilidades.

Contamos com o apoio e a colaboração de todos vocês nessa nova etapa.

Estamos animados para ver o que poderemos conquistar juntos!

Um grande abraço,

Claudio Marinho (Chefe) / Silvia Beatriz Boscardin (Vice-Chefe)