Departamento de Parasitologia – ICB

Eleição para escolha do Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Parasitologia do ICB-USP (biênio 2024-2026)

Proposta da chapa (1):

Prezados(as) docentes, funcionários(as) técnicos(as) e administrativos(as) e alunos(as),

Nosso Departamento alcançou grandes avanços estruturais e no convívio nos últimos anos (2018-2022), garantindo excelência na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação. Este foi o resultado do trabalho de uma administração dedicada que se atentou as demandas tanto dos membros do departamento quanto do instituto.

Tais ações não seriam possíveis sem a ajuda de todos os professores, funcionários, alunos e colaboradores que fizeram do nosso departamento um centro nacional de pesquisa de excelência em Parasitologia, destacando-se entre os principais centros de pesquisa e formação de recursos humanos nesta área. Diante de uma perspectiva orçamentária mais enxuta, conseguimos investir recursos financeiros em infraestrutura física multiusuário. Nas gestões anteriores – apesar de uma situação financeira muito desfavorável – obtivemos recursos para realizar obras que melhoraram substancialmente as instalações de ensino e pesquisa, além dos espaços físicos coletivos. Entre estas obras podemos destacar a readequação do hall de recepção e entrada do ICB2, remodelação de corredores, instalação de sala de centrífuga multiusuário e salas para freezers -20°C e -80°C, instalação de dispositivos de segurança contra incêndio, construção de auditório multiusuário, sala de videoconferência, três salas para seminários de áudio/projeção multiusuário, novas secretárias, sala de servidores, documentação de gel multiusuário, novo insetário  (nível NB2) e laboratório NB3, que passou a ser uma das unidades de referência no âmbito da pandemia de COVID-19.

Também é impor tante ressaltar o nosso compromisso não apenas com a criação de novas infraestruturas, mas também com a manutenção daquelas já existentes, evitando problemas com os ocorrido em passado recente, que trouxeram prejuízos acadêmicos e a todos os profissionais que trabalham no Departamento.

Sabemos que a administração do Instituto procura auxiliar todos os Departamentos em suas necessidades, mas entendemos que não devemos esperar que tudo possa ser suprido pela Diretoria. A liderança na solução dos problemas deve voltar a ser do Departamento.

Além das melhorias dramáticas da nossa infraestrutura, o foco também é direcionado para tarefas acadêmicas, da mesma forma, a internacionalização, que tem sido fortemente apoiada nas últimas administrações (programas de pós-graduação com dupla titulação com duas Universidades Europeias), continuará a ser fortemente incentivada, sempre visando estabelecer convênios com universidades estrangeiras de excelência e realizar cursos internacionais, envolvendo professores e/ou estudantes do Brasil e de outros países. Neste sentido, novas iniciativas com a formalização de convênios com a UBA/Argentina devem ser apoiadas. Pretendemos também manter e aumentar o apoio a iniciativas que busquem a melhoria do ensino de graduação e pós-graduação, seja na melhoria da infraestrutura ou no desenvolvimento e implementação de novas metodologias de ensino e avaliação de professores e alunos. Da mesma forma, a Cultura e a Extensão continuarão a desempenhar um papel fundamental no retorno da Universidade e do Departamento à sociedade como um todo. Reiteramos nossa ideia de que a divulgação de nossas atividades de ensino e pesquisa para um público amplo é essencial, porque mostrará nosso papel para a sociedade, sensibilizando-a para defender nossa Universidade e apoiar a manutenção de políticas públicas de financiamento do ensino e pesquisa.

Pretendemos continuar a oferecer ações que aumentem a participação e a democratização nas diferentes esferas da vida departamental (ensino, pesquisa e extensão), de forma responsável e atendendo aos objetivos construídos coletivamente. Por isso, consideramos fundamental valorizar as diferentes comissões constituídas, com o objetivo de melhorar ainda mais a coordenação intra e interdepartamental com vista à construção de propostas.

Entendemos que é imprescindível ter critérios muito claros, objetivos e, sobretudo, democráticos para a gestão dos recursos. Isso requer uma gestão com um tripé de atuação: liderança para propor ideias, abertura para discuti-las democraticamente e ouvir alternativas e transparência para permitir que a comunidade do Departamento acompanhe as decisões administrativas. Nesse sentido manteremos o compromisso assumido nas gestões passadas de gerir o Departamento independentemente de posicionamentos político-acadêmicos, ouvindo atentamente todas as opiniões e demandas seja de professores, funcionários ou estudantes. Assim, a inclusão de colegas em nossa administração continuará a ser feita de acordo com a vontade e competência dos interessados, independentemente de seu pensamento político.

Enfatizamos a importância e o compromisso com a transparência da administração. Pretendemos dividir com o Conselho do Departamento todas as informações de interesse do Departamento. Isso é fundamental para que possamos sempre decidir em conjunto os caminhos a serem traçados, interrompendo o ciclo de decisões monocráticas que não devem existir em uma instituição verdadeiramente embasada em valores democráticos. Da mesma forma, não cabe em uma instituição acadêmica plural e respeitosa o demérito público ou privado de colegas, apenas por compartilharem posições diferentes. Este é mais um importante aspecto que voltará a ser preservado.

Consideramos que a maior parte da comunidade do Departamento percebe esse compromisso. Na base de conquistas recentes e a manutenção deste compromisso pedimos o apoio e o voto dos Colegas.

Carsten Wrenger (Chefe) / Gerhard Wunderlich (Vice-chefe)