Departamento de Parasitologia – ICB

REGRAS DE USO DE EQUIPAMENTO

QuantStudio 6 Flex (Applied Biosystems)

O sistema de PCR em tempo real QuantStudio 6 Flex utiliza um método de detecção de fluorescência para análise quantitativa e qualitativa de sequências de ácido nucléico, incluindo a detecção de patógenos, expressão gênica, genotipagem de SNP, entre outros. O equipamento tem formato para placa com 384 poços e é compatível com os ensaios SYBR e TaqMan, além de apresentar o software de High Resolution Melt (HRM). O QuantStudio 6 Flex é ideal para reações de multiplex, pois contém 5 filtros e utiliza o dye ROX como referência passiva.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO

O equipamento está alocado no Laboratório de Epidemiologia Molecular da Malária (Laboratório 33, andar Térreo), Departamento de Parasitologia, do Instituto de Ciências Biomédica II (ICB II) – USP, que dispõe de ambiente climatizado e de bancadas especialmente adaptadas para a sua instalação.
 
Para credenciar-se a uso do equipamento, o responsável pelo laboratório interessado deverá preencher o formulário abaixo (ver Informações do Usuário), enviado ao coordenador do Comitê Gestor (asilber@usp.br) com cópia para a equipe responsável pelo equipamento (mjmeneze@usp.brpriscilathihara@usp.br). O solicitante deverá ser o docente responsável pelo laboratório, que se responsabiliza por todo e qualquer dano que venha a ocorrer durante o uso do equipamento pelos usuários credenciados por seu laboratório. A partir desses cadastros os usuários farão o agendamento do uso, sendo todo o material de consumo necessário para os experimentos providenciados pelo próprio usuário. O manuseio do QuantStudio6 Flex deverá ser feito apenas por pessoal habilitado e treinado para sua operação. 
 
O uso do equipamento está disponível para sextas-ferias das 12h00 às 18h00, mediante agendamento realizado com antecedência de pelo menos três dias úteis. O agendamento deve ser feito através de mensagem eletrônica a equipe responsável pelo equipamento (mjmeneze@usp.brpriscilathihara@usp.br).  Em caso de não uso do equipamento em período devidamente agendado, o usuário deverá cancelar o agendamento com antecedência mínima de 24 horas. Caso contrário, próximos agendamentos do mesmo laboratório poderão ser restringidos, a critério do Comitê Gestor.

RECURSOS PARA MANUTENÇÃO DO EQUIPAMENTO

A manutenção do equipamento será de responsabilidade dos laboratórios usuários, por meio de rateio dos custos relativos ao conserto e manutenção. Poderá ser implementada cobrança de taxa de uso, de acordo com o número de horas utilizadas, para assegurar a distribuição proporcional desses custos. Além disso, os usuários serão responsáveis pela aquisição de todos os materiais necessários para a realização de seus próprios experimentos.

INFORMAÇÕES DO USUÁRIO