Parte I – Plano de Ações da Proposta  

Disciplinas prioritárias

EDA0221 e EDA0463 – Política e Organização da Educação Básica no Brasil (1º e 2º sem)

EDA0223 – Programa Integrado de Estágio em Gestão, Política e Organização da Educação (1º sem)

EDA0695 – Teorias da Administração Escolar no Brasil (1º sem)

EDA0696 – Direção da Unidade Escolar (1º sem)

 

Introdução

Este projeto se insere no escopo mais amplo de atividades e dispositivos do Núcleo de Avaliação Institucional (NAI-FEUSP) e tem como objetivo principal o acompanhamento integrado de estagiários de diferentes disciplinas junto a uma rede definida de escolas públicas por monitores-bolsistas de pós-graduação. A atuação deste Núcleo junto ao PFP, nos últimos cinco anos, tem sido bastante virtuosa, tanto para a formação de estagiários, como se verá adiante, como para os pós-graduandos, que encontram campo fértil para alimentar suas pesquisas e como uma formação voltada à docência.

O estágio tem importância fundamental na formação inicial e continuada do professor. Mas para que ele ocorra com qualidade, deve ser acompanhado e também recebido com acolhimento favorável e propositivo pela escola onde ele vai ocorrer.  A relação entre as escolas públicas e a Universidade na formação de professores constitui o centro do trabalho do NAI-FEUSP, que congrega atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema da Avaliação Institucional e mantém, de forma permanente, a articulação de uma rede de escolas públicas na Grande São Paulo, com oportunidades de estágios a estudantes de Pedagogia e de Licenciaturas da FEUSP, junto a várias disciplinas e professores.

Explicitando ainda mais o sentido das ações, o NAI-FEUSP desenvolve uma circularidade na formação docente, mediante a qual estagiários em fase de formação e estudantes de pós-graduação vão à escola e contribuem para a formação de seus profissionais, sendo, por outro lado, também impactados e formados por esses professores em exercício. Nesse sentido, há uma retroalimentação do sistema, no qual os docentes em formação são formados pelos professores do chão da escola e esses recebem daqueles uma formação continuada.

Dessa forma, em diálogo com o coletivo da rede NAI, busca-se possibilidades de melhorias em relação às práticas escolares, que venham a contribuir para o avanço da qualidade social da escola pública; de sua autonomia e identidade na elaboração, execução, avaliação e revisão permanente de seus próprios Projetos Político Pedagógicos (PPP); da elaboração de propostas curriculares integradas à realidade local e disparadoras de processos de transformação do território escolar; e de formas mais democráticas de gestão escolar.

Além disso, esta proposta vincula-se à outra, submetida no Edital 01/2022 do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) para o 1º semestre de 2022, em que apresentou uma proposta que mobiliza outros dispositivos formadores, com o objetivo de constituir uma rede ampliada de estudantes, visando fomentar reflexões e produções acadêmico-culturais formativas em diversas linguagens e registros.

 

Justificativa

Tendo iniciado a parceria com o PFP com seis escolas, em 2016, o NAI-FEUSP congregou, ao final de 2021, uma rede de 33 escolas públicas situadas na Grande São Paulo. O quadro a seguir dá a dimensão do trabalho realizado e de sua evolução.

 Semestre Escolas Profissionais Estagiários Monitores PFP
2016/1 7 20 18 1
2016/2 14 20 20 1
2017/1 18 28 33 3
2017/2 22 30 41 3
2018/1 19 47 37 3
2018/2 19 50 28 3
2019/1 32 64 55 4
2019/2 22 43 47 4
2020/1 24 60 76 4
2020/2 24 60 139 4
2021/1 31 70 172 7
2021/2 33 70 171 7

Quadro 1. Escolas, profissionais, estagiários e monitores do NAI-FEUSP, 2016 – 2021

O retorno presencial, em 2022, precisará de um olhar atento das escolas para a comunidade escolar e para seu território. Processos de busca ativa e estudos sobre a realidade exigirão o aprofundamento das ações de mapeamento a que o NAI-FEUSP já vem se dedicando, em parceria com as escolas e estagiários e com o Instituto Lidas, no intuito da atualização consistente dos projetos político pedagógicos de cada uma delas.

As ações iniciadas pelos estagiários em 2021 terão continuidade, em especial aquelas voltadas para a formação dos grêmios e para participação dos Conselhos Escolares, de modo a adensar, também, os resultados positivos da formação de uma rede de proteção social, iniciativa desenvolvida pelo NAI. Em função do contexto da Covid-19 e das necessidades das escolas, o NAI-FEUSP aproximou-se de professoras da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP) e da Escola de Enfermagem (EE/USP), com as quais apresentou projetos que foram aprovados junto a dois editais da Pró Reitoria de Graduação da USP: Edital 2 do Programa Aprender na Comunidade e Edital 01/2020-2021, que dispõe sobre a criação de consórcios acadêmicos para a excelência do ensino de graduação (CAEG). Por meio do CAEG, o NAI-FEUSP atuou junto a quatro polos de escolas agrupadas. Em 2022, os resultados desses projetos poderão ser reaplicados a um conjunto maior de escolas e territórios, também pela atuação de monitores e estagiários que terão acesso aos mesmos, participando de sua divulgação.

É nesse contexto que se inserem as ações previstas para 2021 neste Plano de Trabalho e com esse propósito, ocorrerão, semanalmente, as reuniões de orientação com a coordenação do NAI-FEUSP.

 

Objetivos

  1. Que os monitores conheçam e acompanhem o trabalho docente universitário, desenvolvido junto a um núcleo de ensino, pesquisa e extensão, atuante junto a escolas públicas que recebem estagiários e se articulam à Universidade, numa rede formativa inicial e continuada de professores;
  2. Que os monitores constituam um grupo apto a orientar de forma integrada e propositiva estagiários de diferentes disciplinas, vivenciando situações colaborativas próprias à atuação docente democrática e participativa.
  3. Que os monitores possam conhecer para contribuir na disseminação, junto aos estagiários e às escolas, dos resultados do Projetos de Pesquisa CAEG e Aprender na Comunidade, de forma a fortalecer a proposta de uma rede de proteção social, junto às unidades escolares pela atuação matricial de equipamentos sociais de diferentes políticas, situadas em mesmo território.

 

Procedimentos

O NAI-FEUSP abre semestralmente a oportunidade de estágio para todo o conjunto de disciplinas oferecidas na FEUSP. No ano de 2021, 2022 pretende-se ampliar a articulação de licenciandos dessas disciplinas, estimulando que as escolas se apresentem a esses estudantes, dando continuidade aos dispositivos criados durante a pandemia: – orientação conjunta e propositiva de trabalhos e pesquisas a serem desenvolvidos pelos estagiários, que poderão reverter também para a qualidade do trabalho escolar. Além disso, haverá reuniões semanais e será concedido acesso ao repositório virtual de materiais (constituído ao longo destes anos via google drive, site e canal de youtube do Núcleo) com informações das escolas, dos estágios e dos eventos ocorridos, além de textos e outros materiais de referência. Estes serão disponibilizados aos bolsistas-monitores durante um processo formativo anterior ao início dos estágios para que possam se preparar e desenvolver propostas próprias afim de cumprir as atividades propostas no  Plano de Trabalho.

 

Disciplinas

Pretende-se manter o número de estagiários e a diversificação de disciplinas atendidas em 2021, o que implica, face ao número de escolas (33), que cada monitor possa se relacionar com um conjunto de 3 a 5 escolas e cerca de 20 a 35 licenciandos-estagiários. Ao longo dos semestres – e, especialmente, de 2021 – o NAI ampliou consideravelmente o atendimento a disciplinas da FEUSP, como mostra o quadro abaixo.

A proposta é que, ao invés de manter uma divisão por disciplina, os licenciandos-estagiários possam vir de quaisquer disciplinas dos diversos cursos de licenciatura da FEUSP e se reúnam por escolas, trazendo cada qual um olhar a partir de suas formações e das disciplinas que cursam e, compondo, assim, uma visão mais ampla e plural sobre a Escola Pública.

Repetindo o procedimento usado nos anos anteriores, o NAI fará, em cada semestre de 2022, a divulgação de seus estágios: a professores da FEUSP, convidando-os para que debatam o projeto de estágio oferecido, e aos estudantes interessados, na segunda semana de aulas, apresentando as linhas gerais de investigação do núcleo, o projeto de estágio e as escolas. Pretende-se, dessa forma, alcançar número igual ou superior ao de inscrições do último semestre.

 

Distribuição dos monitores-bolsistas por escolas

Cada monitor-bolsista será responsável por  3 a 5 escolas, no máximo, organizadas segundo o critério de proximidade, nível de ensino e/ou desafios, quando integrantes dos polos dos projetos Aprender na Comunidade e CAEG. Estas escolas deverão receber  grupos de 4 a 5 licenciandos-estagiários cada. Por isso, as ações previstas para os oito monitores-bolsistas solicitados terão a mesma estrutura organizativa e agenda, mas serão dirigidas a escolas diferentes, conforme indicado na Parte II – Plano de Trabalho. A princípio, as escolas serão distribuídas segundo o Quadro 1, em anexo, podendo vir a ser alterado a partir da conveniência dos bolsistas selecionados e aceite prévio do coletivo de monitores.

  • Monitor 1: Escolas de educação infantil;
  • Monitor 2: Escolas da cidade de Diadema (polo dos projetos CAEG e Aprender na Comunidade);
  • Monitor 3: Escolas da cidade de São Bernardo do Campo (polo dos projetos CAEG e Aprender na Comunidade);
  • Monitor 4: Escolas da zona Leste da cidade de São Paulo;
  • Monitor 5: Escolas da zona Oeste e Sul da cidade de São Paulo;
  • Monitor 6: Escolas da zona Oeste (polo dos projetos CAEG e Aprender na Comunidade) e do Centro da cidade de São Paulo;
  • Monitor 7: Escolas de ensino médio;
  • Monitor 8: Escolas da zona Norte (polo dos projetos CAEG e Aprender na Comunidade) e de educação de jovens e adultos.

 

Resultados esperados

Oito monitores em processo de formação no atendimento de, no mínimo, 160 estagiários por semestre, em atividades que contribuam positivamente com a qualidade social das escolas públicas envolvidas.

 

Quadro 1.  Escolas Rede NAI-FEUSP 2020 por monitor-bolsista solicitado

Ensino Escola Região Proposta 2022
CEI Maria da Glória Freire Lemos ZL Monitor 1
CEI Olga Benário Prestes ZS Monitor 1
CEMEI Morumbi ZS Monitor 1
EMEI Borba Gato ZS Monitor 1
EMEI Monteiro Lobato CENTRO Monitor 1
EMEB Carlos Drummond de Andrade Diadema Monitor 2
EMEB Zelia Gattai Amado Diadema Monitor 2
EM Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro Diadema Monitor 2
EMEB Florestan Fernandes SBC Monitor 3
EMEB Janete Mally Betti Simões SBC Monitor 3
EMEB Marcelo Peres Ribeiro SBC Monitor 3
EMEB Padre José Maurício SBC Monitor 3
EE Prof Maria Osório Teixeira SBC Monitor 3
EMEI Monsenhor Luis Biraghi ZL Monitor 4
EMEF Dama Entre Rios Verdes ZL Monitor 4
EMEF Saturnino Pereira ZL Monitor 4
EMEF Vladimir Herzog ZL Monitor 4
EMEF Desembargador Amorim Lima ZO Monitor 5
EMEF Dilermando Dias dos Santos ZO Monitor 5
EMEF Profa Mara Cristina Tartaglia Sena ZS Monitor 5
EMEF M’Boi Mirim 1 ZS Monitor 5
EMEI Prof Ronaldo Porto Macedo ZO Monitor 6
EMEF General Euclydes de Oliveira Figueiredo ZO Monitor 6
CEI Aloysio de Menezes Greenhalgh ZO Monitor 6
EMEF Espaço de Bitita (Infante Dom Henrique) CENTRO Monitor 6
EEEM Ivan Brasil Guararema Monitor 7
EE EE Oswaldo Catalano ZN Monitor 7
EMEF Sócrates Brasileiro ZS Monitor 7
EE Clóvis de Oliveira ZS Monitor 7
EMEF Enzo Antonio Silvestrin ZN Monitor 8
CIEJA Perus ZN Monitor 8
CIEJA Clovis Caitano Miquelazzo Ipiranga ZS Monitor 8
CIEJA Aluna Jessica Nunes Herculano (Butantã) ZO Monitor 8

Quadro 2. Ações semanais dos monitores-bolsistas com carga horária.

Ações Horas/semana
Planejamento, preparação e formação do monitor-bolsista 4 horas
Acompanhamento dos estágios 4 horas
Monitoria com estagiários do seu conjunto de escolas 2 horas
Reuniões semanais 2 horas
Auxílio na preparação de eventos e formações 2 horas
Acompanhamento de aulas 2 horas
Participação em eventos do NAI 1 hora
Orientação e auxílio aos bolsistas PEEG 1 hora
Atividades mensais, semestrais e anuais abaixo descritas 2 horas
Total 20 horas

Quadro 3. Ações mensais, semestrais e anuais dos monitores-bolsistas

Ações Periodicidade
Atividades eventuais junto aos Projetos do NAI-FEUSP. Mensal
Organização e divulgação das atividades realizadas pelo NAI-FEUSP. Mensal
Participação em atividades do Instituto Lidas (Portal CulturaEduca). Mensal
Leitura e análise do Projeto Político Pedagógico das escolas. Semestral
Leitura de planos de estágio e relatórios e devolutiva aos licenciandos-estagiários. Semestral
Produção de Relatório parcial e final. Semestral
Visitas com a professora a, no mínimo, 1 escola da rede NAI. Semestral
Gravação de aula sobre algum aspecto da sua pesquisa relacionado às temáticas do NAI Semestral
Produção de um artigo acadêmico em grupo para publicação relacionado ao trabalho no NAI Anual
Produção coletiva de uma publicação dos trabalhos de estágio 2022. Anual
Acolhimento de novo monitor-bolsista, quando de sua substituição e ou renovação. Anual

 


Parte II – Plano de Trabalho dos monitores-bolsistas

Previsão de Atividades

Os bolsistas-monitores devem atender aos licenciandos. Dessa forma, em primeiro lugar apresentamos a proposta para estes e, em seguida, definirem suas atividades de forma negociada com a escola, suas atividades em um Plano de Estágio.

As horas de estágio dividem-se em dois tipos de atividades: obrigatórias a serem realizadas por todos os estudantes e partilhadas (planejamento das equipes). Todos os estudantes, salvo exceções, deverão ter no mínimo um contato presencial de 4 horas na escola.

Cabe ao monitor mediar a aproximação dos estudantes junto às escolas e manter interlocução constante com ambos, mantendo-se a par tanto do que acontece na escola como do desenvolvimento do estágio. Nesse sentido, a seu desígnio e em contato com a coordenação do NAI, é desejável que programe atividades, faça interlocuções com os docentes da FEUSP, ajude no agrupamento dos estudantes, indique referências para os trabalhos, leia as produções dos estagiários e oriente suas produções acadêmicas. A intenção é colaborar com a formação de futuros professores e pesquisadores e, consequentemente, com a melhoria das práticas educacionais.

Nesse sentido, estão previstas as seguintes atividades, semanalmente:

  • Planejamento, preparação e formação do monitor-bolsista: Por se tratar de um estudante de pós-graduação em formação, entende-se necessário que haja um momento de formação, em que este estudante possa se dedicar a aprofundar temas centrais para o NAI e para o desenvolvimento dos estágios;
  • Acompanhamento de estágio: Cada bolsista será responsável pela interlocução com um grupo predeterminado de escolas (Quadro 3) e, ao longo da semana, fará a mediação entre escolas e estudantes, incluindo confirmação de agenda, visita às escolas, e outras atividades que se fizerem necessárias;
  • Monitoria com estagiários do seu conjunto de escolas: As monitorias são um dispositivo fundamental da formação proposta pelo NAI, em que os licenciandos-estagiários se encontram com o monitor-bolsista para debater o andamento dos estágios, bem como tirar dúvidas, encaminhar propostas, refinar metodologias, relacionar suas vivências com os temas de suas disciplinas, e até aprofundar leituras ou conteúdos. Neste ambiente, a aprendizagem se dá não apenas pela relação entre monitor e estagiários, mas também entre os próprios estagiários que, ao ouvir outras experiências, ampliam seu repertório de referências.
  • Reuniões semanais: Serão realizadas reuniões semanais com a coordenação do NAI para alinhamento de atividades, programação e avaliação contínua do programa;
  • Auxílio na preparação de eventos e formações online: Como o NAI conta com uma série de dispositivos formativos, como as reuniões ordinárias e formações online com escolas e estudantes, que debatem questões definidas pelas próprias escolas como centrais dentro de seu rol de preocupações, uma das atividades dos monitores será apoiar na organização destes eventos, contribuindo na preparação do conteúdo dos eventos junto com responsáveis, com sugestões para as peças gráficas de divulgação às escolas e estudantes, com o controle das presenças nas salas para fins de certificação;
  • Acompanhamento das aulas: Os bolsistas acompanharão, sempre que possível, as aulas da disciplina EDA0695 – Teorias da Administração Escolar no Brasil, em que se apresentarão as escolas da rede NAI;
  • Participação em eventos do NAI: O NAI desenvolve uma agenda de formações a partir das principais questões levantadas no planejamento de sua rede a cada semestre. Neste semestre, estão previstas duas atividades por mês e é importante que o monitor-bolsista possa acompanhá-las como parte de sua própria formação.
  • Orientação e auxílio aos bolsistas PEEG: Foi solicitado um conjunto de 4 estudantes-bolsistas de graduação para acompanhar especificamente 4 disciplinas do Departamento de Economia e Administração Escolar da FEUSP no Edital 001/2022 desta mesma Pró-Reitoria de Graduação. As atividades deste conjunto de estudantes visa fazer gestão do arquivo formativo virtual sobre gestão escolar; e das redes sociais do NAI, incluindo, entre outros, produção de peças gráficas de divulgação, atualização do site e redes sociais, preparação de formulários, realização de entrevistas com profissionais das escolas. A proposta é que estes trabalhos sejam articulados com a realização dos estágios e os monitores-bolsistas do Programa de Formação de Professores possam auxiliar e orientar esta produção.

Além disso, estão previstas uma série de atividades mensais, semestrais e anuais para os monitores-bolsistas, tal como descritas abaixo. A proposta é que se articulem às atividades regulares semanais em uma perspectiva ampliada de formação de licenciandos-estagiários:

  • Atividades eventuais junto aos Projetos do NAI-FEUSP: Os projetos CAEG e Aprender na Comunidade (ambos financiados por esta Pró-Reitoria) trazem uma perspectiva ampliada e bastante concreta de melhorar não apenas a qualidade da educação, mas a ação intersetorial das políticas públicas nos territórios em que se inserem. Por isso, se entende fundamental que o bolsista-monitor participe das atividades junto a estes projetos, para, inclusive, poder ampliar sua contribuição com a formação de licenciandos-estagiários;
  • Organização e divulgação das atividades realizadas pelo NAI-FEUSP: Como já mencionado, o NAI desenvolve uma série de atividades ao longo dos semestres. Espera-se que os bolsistas-monitores possam colaborar na elaboração e produção destas, bem como que, por estarem mais estreitamente vinculados às escolas, possam fazer sua divulgação mais direta a elas;
  • Participação em atividades do Instituto Lidas (Portal CulturaEduca): O portal CulturaEduca.cc é uma ferramenta que o NAI vem utilizando há bastante tempo na formação de licenciandos-estagiários, pois permite uma compreensão ampliada a partir de indicadores socioeconômicos e da rede de equipamentos públicos que atendem os territórios. O Instituto Lidas, responsável pela ferramenta, em sua parceria constituída com este Núcleo, oferece formação e suporte ao uso de estudantes vinculados ao NAI e espera-se que os monitores-bolsistas possam também participar das mesmas.
  • Leitura e análise do Projeto Político Pedagógico das escolas: O NAI confere centralidade aos Projetos Político Pedagógicos das escolas por entender que este é o instrumento por excelência que permite consolidar sua avaliação institucional. Nesse sentido, conhecer o PPP da escola é fundamental para se inteirar da realidade escolar, sua trajetória e seus desafios para melhor orientar os estágios;
  • Leitura de planos de estágio e relatórios e devolutiva aos licenciandos-estagiários: O NAI indica que, após o primeiro momento de aproximação do estagiário com a escola, pelo seu PPP, pelos relatórios produzidos por outros estagiários em anos anteriores, e pelo primeiro contato com a equipe da escola, os estudantes elaborem um plano de estágio que oriente sua atividade ao longo do semestre. E, ao final, que produza um relatório de suas atividades realizadas. Espera-se que os bolsistas-monitores possam ler estes dois documentos e dar uma devolutiva, na perspectiva de contribuir com a formação deste estudante;
  • Produção de Relatório parcial e final: Espera-se que os bolsistas produzam um relatório das atividades realizadas em cada semestre. Estes relatórios, além de condicionantes da própria aprovação do projeto por esta Pró-Reitoria, são momentos importantes de avaliação, e, consequentemente, de revisão crítica das próprias práticas do Núcleo, a subsidiar seu planejamento para os semestres seguintes.
  • Visitas com a coordenação a, no mínimo, 1 escola da rede NAI: Embora a pandemia ainda guarde incertezas sobre seu desdobramento, imagina-se – de acordo com o próprio planejamento da FEUSP – que haverá o retorno das atividades presenciais. E, nessa perspectiva, parece fundamental que o bolsista-monitor visite, ao menos, uma das escolas acompanhado da coordenação do NAI para ter uma ideia concreta do espaço escolar, das características de sua comunidade, das práticas desenvolvidas na escola e poder melhor orientar os licenciandos-estagiários;
  • Gravação de aula sobre algum aspecto da sua pesquisa relacionado às temáticas do NAI: Este dispositivo é uma inovação que o NAI incorpora este ano, pensando em estreitar o vínculo entre a atividade dos monitores-bolsistas no NAI e suas próprias pesquisas. Nesse sentido, propõe-se que cada monitor produza uma vídeoaula que possa ser compartilhada no canal do YouTube do NAI relacionando aspectos de sua pesquisa que possam contribuir com o estágio de licenciandos. Assim, espera-se não apenas poder divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores vinculados ao NAI, mas criar uma forma de que os estagiários tenham acesso ao conjunto de monitores e se interessem por pesquisas vinculadas;
  • Produção de um artigo acadêmico em grupo para publicação relacionado ao trabalho no NAI: reafirma-se a proposta de coletivamente –  grupos definidos por afinidades temáticas ou eletivas – produzir reflexões e publicizar textos acadêmicos. Com isso, se pretende melhorar a relação entre os bolsistas-monitores e colaborar com sua trajetória acadêmica, à medida que se incentiva a produção e troca de experiências a partir de estudos de caso concretos;
  • Produção coletiva de uma publicação dos trabalhos de estágio 2022: A terceira inovação do NAI para o ano de 2022 visa produzir um caderno com os melhores trabalhos de estágio de cada semestre em formato de artigo científico. A proposta é que os bolsistas-monitores selecionem e incentivem os licenciandos a adequar seus relatórios para esta publicação, bem como que possam escrever um texto coletivo de avaliação e montar a própria publicação;
  • Acolhimento de novo monitor-bolsista, quando de sua substituição e ou renovação: Primando sempre pelo coletivo, o NAI entende que a manutenção do grupo é fundamental e, portanto, indica que haja um trabalho de acolhimento quando da mudança de seus quadros de monitores-bolsistas.

 

Atividades dos licenciandos-estagiários ao longo dos semestres:

As atividades dos bolsistas-monitores têm por objetivo final amparar os licenciandos em seus estágios e, portanto, parece fundamental que integre este plano o conjunto de atividades que estes devem desenvolver ao longo do semestre.

  • Organização, junto aos grupos de estagiários por escola, do planejamento e da divisão de tarefas propostas a partir da elaboração de um pequeno projeto;
  • Participação em encontros com escolas da Rede NAI-FEUSP e produção de material em diferentes linguagens;.
  • Uma ou mais visita(s) em grupo à escola onde será realizado o estágio, acompanhada de forma presencial e/ou a distância pelo monitor-bolsista responsável pela mesma, antecedida de leitura obrigatória do PPP e de pesquisa na Plataforma CulturaEduca;
  • Execução das atividades de pesquisa proposta em cada semestre, organização e sistematização do material coletado para produção de um relatório final;
  • Participação em reuniões semanais (monitorias) com os bolsistas-monitories;
  • Participação em eventos do NAI e nas reuniões com o conjunto de escolas;
  • Apresentação da pesquisa às turmas de sala de aula e à própria escola.

Assim, as ações dos bolsistas-monitores serão distribuídas como nos Quadros 2 e 3 inicialmente apresentados.

 

Cronograma

Desta forma, distribuem-se as atividades dos bolsistas monitores segundo o seguinte cronograma:

Meses/Atividades Mar

 

Abr

 

Mai

 

Jun

 

Jul

 

Ago

 

Set

 

Out

 

Nov

 

Dez

 

Atividades  de formação do monitor-bolsista. X X X X   X X X X  
Encontros com escolas e estagiários. X X X X   X X X X X
Plantões de atendimentos aos estagiários. X X X X X X X X X X
Acompanhamento dos projetos de estágio nas escolas.   X X X   X X X X  
Ações de organização, comunicação, memória e publicação X X X X X X X X X X
Avaliação do Proposta e Relatórios PRG         X         X

 

Clique aqui para baixar o edital do Programa de Formação de Professores (Pró-Reitoria de Graduação) 2022.