– Ação Educativa; UNICEF; MEC; INEP. 2013. Indicadores da Qualidade na Educação: Ensino Fundamental. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/2156/file/Indicadores_da_Qualidade_na_Educacao_ensino_fundamental.pdf
– Ação Educativa; UNICEF; MEC; INEP. 2013. Indicadores da Qualidade na Educação: Relações Raciais na Escola. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/2161/file/Indicadores_da_Qualidade_na_Educacao-Relacoes_Raciais_na_Escola.pdf
– Ação Educativa; UNICEF; MEC; INEP. 2009. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/506/file/Indicadores_da_Qualidade_na_Educacao_Infantil.pdf
– Ação Educativa; UNICEF; MEC; INEP. 2018. Indicadores da Qualidade no Ensino Médio. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/1521/file/Indicadores_da_Qualidade_no_Ensino_Medio.pdf
– ALMEIDA, Carlos Vinícius Castro; TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro de Sousa. 2014. O Ensino de Geografia na EJA: A Construção da Cidadania e o Sucesso escolar. Disponível em: https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/8944/1/2014_CarlosViniciusCastrodeAlmeida_VanessaRibeirodeSousaTeixeira.pdf
– ARDOINO, Jacques; BERGER, Guy (1986). A avaliação como interpretação. In Pour, nº 107, Junho, Julho, Agosto, p. 120-127. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/100767627/Ardoino-Berger-Avaliacao-Como-Interpretacao
– AJALA, Michelle Cristina. Aluno EJA: motivos de abandono e retorno escolar na modalidade EJA e expectativas pós EJA em Santa Helena – PR. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1647/1/MD_PROEJA_2012_IV_16.pdf
– AROEIRA, Kalline Pereira. Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e a escola.
– BELTRÃO, Kaizô Iwakami; LEITE, Iuri Costa; FERRÃO, Maria Eugênia. 2002. O Ambiente Escolar no Desempenho acadêmico do Aluno: Criação de uma escala a partir do SAEB-99. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2186/2143
– BENEVIDES, Fernanda Borges Neto; VLACH, Vânia Rubia Farias. 2005. O Ensino de Geografia em Classes de EJA: Um diagnóstico. Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/04.pdf
– BERGER, Guy. A investigação em educação modelos socioepistemológicos e inserção institucional. Educação, Sociedade & Culturas, n. 28, p. 175-192, 2009. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC28/28_arquivo.pdf. Acesso em: 26 jan. 2019.
– BITENCOURT, Gleice Helaine Carvalho; BITENCOURT, Kática Helana Vaz Oliveira; FERREIRA, Cláudia Waléria da Silva. 2013. Autoestima e Motivação na aprendizagem dos Alunos do EJA. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/autoestima_e_motivacao_na_aprendizagem_dos_alunos_do_eja.pdf
– BRITO, Priscila Gernanda. 2016. Arte nos parques Infantis Através das Fotografias de benedito Junqueira Duarte. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15022017-144914/publico/PRISCILA_FERNANDA_DE_BRITO_rev.pdf
– CAMPOS, D. B.; BEZERRA, I. C. JORGE, M. S. B. (2019). Produção do cuidado em saúde mental: práticas territoriais na rede psicossocial. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/mrtmx4tPcKJf8QzSKgsq7Vy/?lang=pt
– CARDOSO LCB, Arruda GO, Giacon-Arruda BCC, Paiano M, Pinho LB, Marcon SS. Processo de trabalho
e fluxo de atendimento em saúde mental na atenção primária à saúde. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2019-0191
– CASTORIADIS, Cornélius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
– CAVALCANTE, Roseli Schultz Chiovitti. 1995. Colaboração entre pais e Escola: Educação Abrangente. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ZGvFYjwPPRpppykDDXgF33f/?format=pdf&lang=pt
– CITTADIN, Diego; BADALOTTI, Greisse Moser. 2015. EJA e Mulheres: Os motivos e Objetivos do retorno das mulheres à escola na EJA unidade Urussanga – SC. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/368/EJA%20E%20MULHERES.pdf?sequence=1
– COELHO, E., da Silva, A., de Pellegrini, T., & Patias, N. (2021). Saúde mental docente e intervenções da
Psicologia durante a pandemia. PSI UNISC, 5(2), 20-32. doi: 10.17058/psiunisc.v5i2.16458. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/16458
– CORREIA, José Alberto. Educação, Sociedade & Culturas, n. 15, p. 19-43, 2001. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC15/15-2-correia.pdf. Acesso em: 26 jan.2019.
– COURA, Isamara Grazielle Martins. 2003. A Terceia Idade na EJA: Expectativas e Motivações. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem01pdf/sm01ss11_04.pdf
– DEMARCHI, João Lorandi. 2016. Educação, Patrimônio e Sujeitos: Diálogo Democrático. Disponível em: http://repep.fflch.usp.br/sites/repep.fflch.usp.br/files/u5149/EP%2C%20sujeitos%2C%20dialogo%20democratico%20-%20Caderno%20IPHAN-JP.pdf
– DUARTE, Rosália. 2004. Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/QPr8CLhy4XhdJsChj7YW7jh/?format=pdf
– DUNKER, C. I. L. Formas de apresentação do sofrimento psíquico: alguns tipos clínicos no Brasil contemporâneo. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482004000100005
– FARGE, A. Lugares para a história. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2011.
– FARIA, Ana Lúcia Goulart. 1999. A Contribuição dos Parques Infantis de Mário de Andrade para a Construção de uma Pedagogia da Educação Infantil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/QSGr9W33C8ZTrY3qGxRDyCG/?format=pdf&lang=pt
– FERNANDES, Eliane; INÁVIO, Genivaldo Fernandes; SILVA, Jefferson Pereira; DIAS, Lilian Tatiane Sousa. 2014. Vivência, Contexto para Motivar a Aprendizagem na EJA. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8746/1/2014_ElianeFernandes_GenivaldoInacio_JeffersonSilva_LilianDias.pdf
– FILHO, Naercio Menezes. 2006. Os Determinantes do desempenho Escolar do Brasil. Disponível em: https://www.cepe.ecn.br/seminarioiv/download/menezes_filho.pdf
– FIOCRUZ. Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de covid-19. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/contribuicoes_para_o_retorno_escolar_28_fev2021.pdf
– FIOCRUZ. Violência doméstica e familiar na covid-19. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/saude-mental-e-atencao-psicossocial-na-pandemia-covid-19-violencia-domestica-e-familiar-na-covid-19.pdf
– FIOCRUZ. Suicídio na Pandemia COVID-19. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/cartilha_prevencaosuicidio.pdf
– FREIRE, Paulo. 1967. A Educação como Prática da Liberdade (cap. 2) – Sociedade Fechada e Inexperiência Democrática. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/5.-Educa%C3%A7%C3%A3o-como-Pr%C3%A1tica-da-Liberdade.pdf
– FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 1. edição 1969.
– FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
– GARCÍA, Félix; CASTELLANOS Héloisa; LENOIR Hugues; GALLO, Silvio; BORGHI, Lamberto; CODELLO, Francesco; SOLÀ, Pere; LUENGO, Josefa Martín; PARAJUÁ, Daniel. Educación anarquista: aprendizajes para una sociedadlibre – 1a ed. – Santiago de Chile: Editorial Eleuterio, 2012. Disponível em: https://tuxdoc.com/download/educacion-anarquista-aprendizajes-para-una-sociedad-libre-2_pdf
– IASC. Como lidar com os aspectos psicossociais e de saúde mental referentes ao surto de COVID-19. Disponível em: https://interagencystandingcommittee.org/system/files/2020-03/IASC%20Interim%20Briefing%20Note%20on%20COVID-19%20Outbreak%20Readiness%20and%20Response%20Operations%20-%20MHPSS%20%28Portuguese%29.pdf
– Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 2016. Educação Patrimonial: Inventários Participativos. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf
– KRUPPA, Sonia M. P. et al. Autoavaliação como estratégia de resistência à avaliação externa ranqueadora. Educação e Pesquisa, v. 41, n. esp., p. 1283-1298, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015001001283&lng=pt&nrm=iso. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508144828.
– KUHLMANN, Moisés; FERNANDES, Fabiana Silva. 2014. Educação Cultura e Infância no Parque Infantil Paulistano. Revista Diálogo Educacional Vol. 14 Num. 43. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2089/1999
– LEI nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.html
– LIMA, R. C. (2020). Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/nyq3wrt8qpWFsSNpbgYXLWG/?lang=pt
– LORENZON, Mateus; DIESEL, Daniela; SILVA, Jacqueline Silva. 2013. Pesquisa Qualitativa em Educação: Reflexões a partir das Vivências em Um Grupo de Pesquisa. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/seminarioECPE/article/viewFile/2135/2024
– LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. 1984. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Disponível em: https://doku.pub/documents/doku.pub-j0v6zd9m4xqx
– MACEDO, Luciano Sanfilippo de. Representações e ações acerca das queixas escolares atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial – CAPSi. 2017. Tese (Doutorado em Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.6.2017.tde-18072017-165859. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-18072017-165859/pt-br.php
– MEC; Secretaria da Educação Especial. 2006. Saberes e Práticas da Inclusão: Ações para identificação das necessidades educacionais especiais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf
– MINISTÉRIO DA SAÚDE; INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA; MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf
– MINISTÉRIO DA SAÚDE. (2012). Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf
– MORAES, Carolina Roberta; VIEIRA Simone. 2007. Motivação do Aluno durante o processo de Ensino Aprendizagem. Disponível em: https://www.academia.edu/35424864/MOTIVA%C3%87%C3%83O_DO_ALUNO_DURANTE_O_PROCESSO_DE_ENSINO_APRENDIZAGEM_STUDENT_MOTIVATION_DURING_THE_TEACHING_LEARNING_PROCESS
– NASCIMENTO, Sandra Mara. 2013. Educação de Jovens e Adultos EJA, na visão de Paulo Freire. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4489/1/MD_EDUMTE_2014_2_116.pdf
– OLIVEIRA, Cléo Alves Pinto. 2011. Educação Patrimonial no IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/educacao_patrimonial_no_Iphan.pdf
– OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (org). A supervisão na formação de professores I: da sala à escola. Porto: Porto Editora, 2002.
– OLMO, F. S.; CERVI, T. M. D. Sofrimento Mental e Dignidade da Pessoa Humana: os desafios da reforma psiquiátrica no Brasil. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2017v38n77p197
– PAIM, J. S. Reforma sanitária brasileira (RSB): Expressão ou reprodução da revolução passiva? Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8235/1/ppp_n49_reforma.pdf
– PARO, Vitor Henrique. 2011. Autonomia do Educando na Escola Fundamental: Um tema negligenciado. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0544.pdf
– PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014. p. 113-151.
– PIKETTY, T. ‘Depois das revelações de ‘Pandora Papers’, é hora de agir. 2021. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/pandora-papers/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pandora-papers&utm_term=2021-10-12
– ROSA, Maria José Araújo. 2010. Violência no Ambiênte escolar: Refletindo sobre as consequênias sobre o processo Ensino Aprendizagem. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1785/1574
– Rede NAI-FEUSP; Instituto Lidas. Tablets SME-PMSP – Considerações sobre inclusão digital, privacidade e usos possíveis. 2021. Disponível em: https://sites.usp.br/naifeusp/wp-content/uploads/sites/945/2022/07/Relatorio-de-Analise-dos-Tablets.pdf
– SASS, Odair; MINHOTO, Maria Angélica Pedra. 2010. Indicadores e educação no Brasil: A Avaliação como Tecnologia. Disponível em: https://seer.ufms.br/index.php/intm/article/view/2413/1541
– SAUL, A. M. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa, v. 41, n. esp., p. 1299-1311, 2015.
– SCIFONI, Simone. 2012. Educação e Patrimônio Cultural: Reflexões sobre o Tema. Disponível em: http://repep.fflch.usp.br/sites/repep.fflch.usp.br/files/Caderno%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Patrimonial%202%20Jo%C3%A3o%20Pessoa.pdf
– SCIFIONI, Simone et all. O bairro e a escola: Campo Limpo/São Paulo. Série Didática 1, São Paulo: FEUSP, 2020. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1015/928/3425
– SILVA, Eliane Loschi; FERREIRA, Flávia Magela Rezende. 2014. O Estudo de Caso, A observação e a Entrevista nas Pesquisas em educação. Disponível em: http://editorarealize.com.br/editora/anais/ceduce/2015/TRABALHO_EV047_MD1_SA10_ID442_28052015221749.pdf
– SILVA, Francielene Rodriguez; SOARES, Antônio Francisco. 2010. A Construção da Relação de Convivência entre Alunos no Espaço Escolar. Disponível em: https://www.uespi.br/prop/siteantigo/XSIMPOSIO/RESUMOS/iniciacao/CCE%20-%20INICIACAO%20CIENTIFICA.pdf
– SORDI, Mara R. L.; JURGENSEN, Bruno D. C. P.; SANTOS, Marcos H. A. Qualidade da escola pública: perspectivas e desafios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 464p. Download: Qualidade-da-escola-publica.pdf (90 downloads )
– SOSTER, F. F. .; SILVEIRA, A. da; HUPPES, G. M. .; HILDEBRANDT, L. M. .; CABRAL, F. B. .; COSTENARO, R. G. S. . Suicidal ideation, suicide attempt or suicide in adolescents: narrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e54410212730, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i2.12730. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12730.
– SOUZA, Sandra Zákia Lian; OLIVEIRA, Romualdo Portella. 2003. Políticas de Avaliação da Educação e Quase Mercado no Brasil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Qz7TkWG9XWK4kKSHZqzvZBc/?lang=pt&format=pdf
– TERRASÊCA, Manuela. Questões aprofundadas de avaliação em educação: relatório da disciplina. Porto: FPCE-UP, 2006. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/26500/2/44566.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.
– UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA. 2016. Cartilha Sobre Grêmio Estudantil. Disponível em: https://www.ujc.org.br/wp-content/uploads/2016/03/Cartilha-sobre-Gremio-estudantil.pdf
– UNICEF. Salud mental e infancia en el escenario de la covid-19. Disponível em: https://www.unicef.es/publicacion/salud-mental-e-infancia-en-el-escenario-de-la-covid-19-propuestas-de-unicef-espana
– VAN ZANTEN, Agnès. A influência das normas de estabelecimento na socialização profissional dos professores: o
caso dos professores dos colégios periféricos franceses. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008 p. 200-216.
– VERGES, João Vito Gobis. 2013. O Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos: Uma perspectiva Metodológica a partir dos Movimentos Migratórios Brasileiros. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996/12209
– WEHRHAHN, Rainer; HAUBRICH, Dominik. 2017. Violência e Reprodução da Insegurança nas Práticas Sociais em São Paulo. Disponível em: https://www.stadtgeo.uni-kiel.de/de/team/wehrhahn/artikel-material/violencia-e-a-reproducao-de-inseguranca-nas-praticas-socias-em-sao-paulo-pdf
– WERNECK, G. L; Carvalho, M. S. (2020) A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/pz75jtqNC9HGRXZsDR75BnG/
(2017). Depression and other common mental disorders: global health estimates. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/254610.
– ZANETTE, Marcos Suel. 2017. Pesquisa Qualitativa no Contexto da Educação no Brasil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9GBmR7D7z6DDv7zKkrndSDs/?format=pdf
Relatórios dos polos da disciplina PRG0021 (1ª edição)
– BATISTONI, I. et al. Relatório do polo São Bernardo do Campo. São Bernardo do Campo. 2021. Disponível em: https://sites.usp.br/naifeusp/wp-content/uploads/sites/945/2023/07/PRG0021-SBC-Relatorio-final.pdf
– KRUPPA, S. et al. Polo Diadema: o chão, o envolvimento e a família. Diadema. 2021. Disponível em: https://sites.usp.br/naifeusp/wp-content/uploads/sites/945/2023/07/PRG0021-Diadema-Relatorio-final.pdf
– MUSUMECI, L. et al. Parada de Taipas/Pirituba: Relatório final. São Paulo. 2021. Disponível em: https://sites.usp.br/naifeusp/wp-content/uploads/sites/945/2023/07/PRG0021-Pirituba-Relatorio-final.pdf
– PEREIRA, E. et al. Construção coletiva do grupo Butantã/Vila São Francisco na disciplina PRG 0021. São Paulo. 2021. Disponível em: https://sites.usp.br/naifeusp/wp-content/uploads/sites/945/2023/07/PRG0021-Butanta-Relatorio-final.pdf