Site da USP

Depósitos

Procedimentos para Depósito de Dissertação / Tese 

 

Os trabalhos finais no curso de mestrado serão na forma de dissertação e para os cursos de doutorado e doutorado direto serão na forma de tese, contendo os seguintes itens:

Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data; Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, linha de pesquisa, nome do orientador, coorientador, local e data; Resumo em português; Resumo em inglês; Agradecimentos; Lista de Figuras, Ilustrações,Tabelas; Sumário; Introdução; Capítulos; Conclusão; Bibliografia; Anexos

 

A dissertação ou tese será depositada pelo interessado, no Serviço de Pós-Graduação do MAE/USP, até o final do expediente do último dia do seu prazo regimental.

Para o Mestrado, deverão ser depositados 7 (sete) exemplares impressos da dissertação, mais cópia da dissertação em CD em formato PDF e seu resumo em formato DOC em meio digital. Para o Doutorado e Doutorado Direto, deverão ser depositados 9 (nove) exemplares impressos da tese, mais cópia da tese em formato PDF e resumo em formato DOC em meio digital.

Como exigência para a conclusão das atividades curriculares para a obtenção do título de Doutor os alunos devem ter pelo menos 1 (um) artigo publicado ou submetido em revista nacional ou internacional indexada. A apresentação do artigo, ou comprovação da submissão, é indispensável até o depósito da tese.

 

Procedimentos para defesa

a) O depósito deverá ser acompanhado de carta do orientador (Guia de Encaminhamento) certificando que o orientando está apto à defesa, juntamente com o formulário de Sugestão de Banca Examinadora a ser aprovada pela CPG, o formulário Ficha CAPES e os formulários de Autorização e de Dados da Dissertação ou Tese para inclusão na Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da USP.

b) O julgamento das Dissertações e Teses compreenderá apenas a sessão de defesa.

c) A exposição pelo estudante será de no máximo de 30 minutos. A arguição ocorrerá em sessão pública, e não deverá exceder o prazo de três horas para o Mestrado e cinco horas para o Doutorado e Doutorado Direto.

 

Número de membros para bancas de dissertações e teses

1. As Comissões Julgadoras das Dissertações de Mestrado serão compostas por três membros.

2. As Comissões Julgadoras das Teses de Doutorado e Doutorado Direto serão compostas por cinco membros.

3. O orientador, ou coorientador, participará das comissões julgadoras das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado com direito a voto.

4. Em qualquer um dos casos, para composição das comissões julgadoras deverão ser observados os critérios estabelecidos no Art. 93 do Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo.

5. Na composição da comissão julgadora de Mestrado e Doutorado, a maioria dos examinadores deverá ser externa ao Programa de Pós-Graduação, sendo pelo menos um externo à Universidade de São Paulo.

6. Para cada membro titular interno, um suplente interno. para cada membro titular externo, um suplente externo.

 

Idiomas permitidos

1. Atendendo o artigo 89 do Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, todas as Dissertações e Teses deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.

2. As Dissertações e Teses poderão ser redigidas em português ou espanhol ou inglês e defendidas exclusivamente em português.

ATENÇÃO! PREENCHER A SUGESTÃO DE BANCA COM O ENDEREÇO COMPLETO DE CORRESPONDÊNCIA DOS MEMBROS DA BANCA PARA ENTREGA DO EXEMPLAR. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR EXEMPLARES NÃO ENTREGUES DEVIDO A INFORMAÇÕES NÃO PRESTADAS OU INCORRETAS.