Site da USP

Exame de Qualificação

EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)

O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto nos cursos de Doutorado e Doutorado Direto.

A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo Programa. O exame deverá ser realizado no máximo 60 (sessenta) dias após a inscrição.

O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do Programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

A comissão examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de Doutor.

1 Mestrado

1.1 O(A) estudante de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 18 (dezoito) meses após sua primeira matrícula no curso. O estudante deverá, nesse período, ter concluído a totalidade dos créditos em disciplinas.

1.2 O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o grau de amadurecimento do estudante, a consistência do projeto e o ritmo das atividades pertinentes.

1.3 O memorial de qualificação deverá ser entregue no Serviço de Pós-Graduação, por ocasião da inscrição do estudante ao referido exame, em 5 (cinco) cópias, com no máximo 100 (cem) páginas e organizado em duas partes:

  1. a) exposição e comentários a respeito da formação acadêmica, realizações profissionais e produção técnico-científica;
  2. b) projeto de pesquisa atualizado com cronograma que demonstre as atividades concluídas e por concluir.

1.4 A exposição oral, em sessão pública, terá duração máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição, com duração máxima de duas horas e trinta minutos, pela Comissão Examinadora, composta por três membros, sendo um o orientador e outros dois membros, previamente aprovados pela CPG.

2 Doutorado

2.1 O(A) estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo do curso. O estudante deverá, nesse período, ter concluído a totalidade dos créditos em disciplinas.

2.2 O objetivo do exame de qualificação no doutorado é avaliar o grau de amadurecimento do estudante, a consistência do projeto e o ritmo das atividades pertinentes.

2.3 O memorial de qualificação deverá ser entregue no Serviço de Pós-Graduação, por ocasião da inscrição do estudante ao referido exame, em 5 (cinco) cópias, com no máximo 100 (cem) páginas e organizado em duas partes:

  1. a) exposição e comentários a respeito da formação acadêmica, realizações profissionais e produção técnico-científica;
  2. b) projeto de pesquisa atualizado com cronograma que demonstre as atividades concluídas e por concluir.

2.4 A exposição oral, em sessão pública, terá duração máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição, por no máximo duas horas e trinta minutos, pela Comissão Examinadora, composta por três membros, sendo um o orientador e outros dois membros, previamente aprovados pela CPG.

3 Doutorado Direto

3.1 O(A) estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 30 (trinta) meses após o início da contagem do prazo no curso. O estudante deverá, nesse período, ter concluído a totalidade dos créditos em disciplinas.

3.2 O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com os regulamentos do Doutorado.

O(A) estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 120 (cento e vinte) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

ATENÇÃO NO DEPÓSITO: Preencher sugestão de banca COM O ENDEREÇO COMPLETO DE CORRESPONDÊNCIA DOS MEMBROS DA BANCA para entrega do exemplar. Não nos responsabilizamos por exemplares não entregues devido a informações não prestadas ou incorretas.