Site da USP

Créditos e Prazos

Informações Importantes sobre Créditos e Prazos

PRAZOS PARA DEPÓSITOS

No curso de Mestrado o prazo para depósito da dissertação é de 36 (trinta e seis) meses.

No curso de Doutorado, para o(a) portador(a) do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de 48 (quarenta e oito) meses.

No curso de Doutorado, sem obtenção prévia do título de mestre (Doutorado Direto), o prazo para depósito da tese é de 60 (sessenta) meses.

Em qualquer um dos cursos, em casos excepcionais devidamente justificados, os estudantes poderão solicitar prorrogação de prazo por um período máximo de 120 (cento e vinte dias).

CRÉDITOS MÍNIMOS

O(A) estudante de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

96 (noventa e seis) unidades de crédito, sendo 24 (vinte e quatro) em disciplinas e 72 (setenta e duas) na dissertação.

O(A) estudante de Doutorado, portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

172 (cento e setenta e duas) unidades de crédito, sendo 12 (doze) em disciplinas e 160 (cento e sessenta) na tese.

O(A) estudante de Doutorado, sem a obtenção prévia do título de Mestre, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

192 (cento e noventa e duas) unidades de crédito, sendo 32 (trinta e duas) em disciplinas e 160 (cento e sessenta) na tese.

CRÉDITOS ESPECIAIS

Poderão ser concedidos, como créditos especiais, no máximo 12 (doze) créditos para o Curso de Mestrado, 6 (seis) créditos para o Curso de Doutorado e 16 (dezesseis) créditos para o Curso de Doutorado Direto, caso for de interesse do(a) aluno(a), nas situações descritas abaixo:

No caso de trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido, ou trabalho completo publicado em anais (ou similares), ou livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a) e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número de créditos especiais é igual a 2 (dois).

Depósito de patentes o número de créditos especiais é igual a 1 (um).

Publicação de capítulo em manual tecnológico reconhecido por órgãos oficiais nacionais e internacionais o número de créditos especiais é igual a 2 (dois).

Participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho, cujo resumo seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) e que o(a) estudante seja o(a) primeiro(a) autor(a), o número de créditos especiais concedidos é igual a 1 (um) por evento.

Participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), o número de créditos especiais é igual a 1 (um).

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Serão oferecidas 4 (quatro) disciplinas obrigatórias no Programa: História da Arqueologia (4 créditos), Teoria Arqueológica (4 créditos), Métodos Arqueológicos (4 créditos), Análise Crítica de Projetos de Pesquisa (4 créditos).

Para o Mestrado, os(as) estudantes deverão cursar três disciplinas obrigatórias específicas oferecidas pelo Programa: História da Arqueologia, Teoria Arqueológica e Métodos Arqueológicos.

Para o Doutorado, os(as) estudantes deverão cursar duas disciplinas obrigatórias específicas oferecidas pelo Programa: Análise Crítica de Projetos de Pesquisa e História da Arqueologia ou Teoria Arqueológica ou Métodos Arqueológicos.

Para o Doutorado Direto, os(as) estudantes deverão cursar todas as disciplinas obrigatórias específicas oferecidas pelo Programa: Análise Crítica de Projetos de Pesquisa, História da Arqueologia, Teoria Arqueológica e Métodos Arqueológicos.

Os (as) estudantes de Doutorado que já tiverem cursado as disciplinas obrigatórias oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia durante o mestrado deverão cursar apenas a disciplina obrigatória específica para o Doutorado: Análise Crítica de Projetos de Pesquisa.