Site da USP

Bolsas

CAPES – CNPq

Estudantes de Mestrado e Doutorado matriculados/as no PPGArq podem receber bolsas CAPES ou CNPq do programa. O programa conta atualmente com 15 bolsas de Doutorado e 11 bolsas de Mestrado da CAPES, mais 4 bolsas de Mestrado e 1 de Doutorado do CNPq. Unicamente as bolsas do CNPQ se relacionam ao projeto institucional de pesquisa aprovado nos editais 25/2020 e 02/2021 e intitulado “A crise da curadoria e a necessidade de pesquisas científicas em acervos arqueológicos”. Somente projetos que lidem, parcial ou totalmente, com análise de acervo do MAE poderão receber bolsas do CNPq.

A indicação das bolsas será realizada segundo critérios estabelecidos pela CPG após o edital de ingresso, e por uma comissão de bolsas formada por dois docentes da CPG e o representante discente na comissão.

CHAMADA DE BOLSAS 2021

Atenção!

  • Desde março de 2020 não existem mais as bolsas de caráter emergêncial que eram outorgadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação da USP.
  • O CNPq está em processo de migração do sistema de concessão de bolsas por quota do programa, para bolsas de Mestrado e Doutorado associadas a um projeto institucional de pesquisa. Assim, as bolsas d do CNPq atualmente vigentes irão desaparecer quando os/as alunos/as defenderem. Em 2021 o programa recebeu quatro bolsas de Mestrado e uma bolsa de Doutorado do CNPq dentro do projeto institucional de pesquisa.

FAPESP

Estudantes de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto podem enviar seus projetos para obtenção de bolsas FAPESP. O envio dos projetos pode ser realizado antes ou depois da matricula no programa. Estudantes cujo/a orientador/a tiver projeto financiado pela FAPESP, devem vincular o pedido de bolsa ao projeto do/a orientador/a. Acesse os links abaixo para ver as chamadas completas de bolsas FAPESP, cuja solicitação pode ser feita a qualquer época do ano:

Mestrado

Doutorado

Doutorado Direto

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/ Print

Estudantes de Doutorado matriculados/as no PPGARq podem se inscrever para o processo seletivo de bolsas PDSE do programa CAPES-PrInt. O edital abre uma vez por ano e permite estágios fora do país por até seis meses.

Para estudantes que já tem bolsa: O tempo total da bolsa no exterior será computado no prazo máximo da bolsa de doutorado. Quando o/a estudante retorna ao Brasil deve solicitar ao programa a reativação da bolsa e, se tiver prazo ainda, poderá usufruir.

Clique aqui para ler o edital PDSE/ PrInt 2020

Atenção! Estudantes do PPGArq não podem se inscrever no edital PDSE da CAPES, porque já estão contemplados/as no programa CAPES-PrInt. Conforme consta no site da CAPES: “Os Programas de Pós Graduação participantes do Programa CAPES-PrInt não poderão indicar estudantes para o PDSE.”https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

Bolsa de Doutorado Sanduíche CNPq – SWE
O CNPq abre editais anuais para bolsas de doutorado sanduíche no exterior (SWE) de até 12 meses, verifique o último edital aqui