Site da USP

Bolsas

CAPES – CNPq

Estudantes de Mestrado e Doutorado matriculados/as no PPGArq podem receber bolsas CAPES ou CNPq do programa. O programa conta atualmente com 19 bolsas de Doutorado e 14 bolsas de Mestrado da CAPES, mais 4 bolsas de Mestrado e 2 de Doutorado do CNPq.

Unicamente as bolsas do CNPQ se relacionam ao projeto institucional de pesquisa intitulado “A crise da curadoria e a necessidade de pesquisas científicas em acervos arqueológicos”. Somente projetos que lidem, parcial ou totalmente, com análise de acervo do MAE poderão receber bolsas do CNPq.

A indicação das bolsas será realizada segundo critérios estabelecidos pela CPG e por uma Comissão de Bolsas formada por dois docentes da CPG e o representante discente na comissão. Os critérios de distribuiçãomde bolsas do PPGArq estão disponíveis nas chamadas de bolsas anuis.

Chamada bolsas 2023_DR Remanescentes

Chamada bolsas 2023

Atenção!

  • Desde março de 2020 não existem mais as bolsas de caráter emergêncial que eram outorgadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação da USP.
  • A CPG está no processo de elaboração de novos critérios para casos de acúmulo de bolsa com atividade remunerada, conforme a portaria da CAPES 133 de 10 de julho de 2023. Tais critérios serão incorporados na chamada de bolsas de 2024. I

__________________

PROGRAMA DE BOLSAS DE PESQUISA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA DO MAE/USP

Este programa contempla a consessão de até duas bolsas de Mestrado e uma de Doutorado (todas com duração de 24 meses) para projetos de pesquisa que lidem diretamente com o acervo arqueológico ou etnológico do MAE.
Podem se candidatar a estas bolsas estudantes matriculados/as em 2022 e 2023, sempre e quando as suas pesquisas de pós-graduação envolvam o estudo do acervo do museu.
Os critérios de seleção deste edital envolvem mérito acadêmico (projeto de pesquisa), CV e entrevista, portanto, estudantes que se inscreveram na chamada de bolsas de 2022 e ainda não receberam bolsa, podem também se inscrever para este edital.
As inscrições acontecerão entre 13 e 24 de fevereiro pelo email: pos.mae@usp.br.

Edital completo aqui

__________________

FAPESP

Estudantes de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto podem enviar seus projetos para obtenção de bolsas FAPESP. O envio dos projetos pode ser realizado antes ou depois da matricula no programa. Estudantes cujo/a orientador/a tiver projeto financiado pela FAPESP, devem vincular o pedido de bolsa ao projeto do/a orientador/a. Acesse os links abaixo para ver as chamadas completas de bolsas FAPESP, cuja solicitação pode ser feita a qualquer época do ano:

Mestrado

Doutorado

Doutorado Direto

__________________

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/ PrInt

Estudantes de Doutorado matriculados/as no PPGARq podem se inscrever para o processo seletivo de bolsas PDSE do programa CAPES-PrInt. O edital abre uma vez por ano e permite estágios fora do país por até seis meses.

Para estudantes que já tem bolsa: O tempo total da bolsa no exterior será computado no prazo máximo da bolsa de doutorado. Quando o/a estudante retorna ao Brasil deve solicitar ao programa a reativação da bolsa e, se tiver prazo ainda, poderá usufruir.

Os editais PrInt são lançados todo ano entre fevereiro e maio, fique atento/a à divulgação que será feita por email aos/às discentes e docentes do programa.

Estudantes do PPGArq não podem se inscrever no edital PDSE da CAPES, porque já estão contemplados/as no programa CAPES-PrInt. Conforme consta no site da CAPES: “Os Programas de Pós Graduação participantes do Programa CAPES-PrInt não poderão indicar estudantes para o PDSE.”https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse
__________________
Bolsa de Doutorado Sanduíche CNPq – SWE
O CNPq abre editais anuais para bolsas de doutorado sanduíche no exterior (SWE) de até 12 meses, verifique os editais vigentes no site do CNPq aqui