Site da USP

História

A Pós-Graduação em Arqueologia existe na Universidade de São Paulo desde 1972, tendo se originado como uma área de concentração no âmbito do programa de Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Em virtude da autonomia e especificidade de suas abordagens, da quantidade de disciplinas ministradas e do número crescente de docentes que nele atuam, o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq) foi gradativamente adquirindo maior autonomia até que, em 2004, constituiu-se em um programa independente, com sede no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/ USP).

PPGArq tem compromisso com uma formação abrangente e completa, com intensa participação em projetos de pesquisa, trabalhos de campo e laboratório. Os laboratórios de pesquisa do MAE/ USP, assim como sua rica biblioteca, oferecem o contexto ideal para o desenvolvimento  das pesquisas. Vários projetos de caráter interdisciplinar propiciam aos/às alunos/as um completo envolvimento com uma Arqueologia  conectada com disciplinas afins, tais como História, Antropologia, Geologia, Biologia, entre outras.

O PPGarq foi, durante muitos anos, a única Pós-graduação em Arqueologia do Brasil e atualmente é nota 6 da CAPES. O nosso programa têm formado profissionais advidnos de todas as partes do Brasil, atendendo uma grande demanda sempre em crescimento. Com o recente aumento no número de núcleos de ensino superior de Arqueologia, o PPGArq MAE/USP reafirma seu compromisso com a excelência, visando a melhor formação possível para profissionais em Arqueologia e Gestão de Recursos Culturais, priorizando sobretudo a qualidade e capacidade técnico-científica dos/as alunos/as.