Site da USP

Laboratórios Temáticos

LAPECOMUS

O Laboratório de Pesquisa em Comunicação Museológica / LAPECOMUS elabora experimentações de musealização vinculadas às diretrizes de pesquisas e problematizações inéditas em Arqueologia e Etnologia, em relação aos distintos vetores do acervo institucional, potencializando as perspectivas de ressignificação das coleções, indicando caminhos para a comunicação museológica, ampliando a sua vocação para reverberar a contemporaneidade das leituras possíveis sobre o acervo do museu e refinando as reciprocidades interdisciplinares com a Arqueologia e Etnologia. Os seus estudos estão articulados nas seguintes linhas de pesquisa: Narrativas Museológicas e Difusão Científica; Memória da Museologia Paulista.

 Docente responsável: Maria Cristina Oliveira Bruno

ARQUEOTROP

O Laboratório de Arqueologia dos Trópicos é originário de um programa de pesquisas arqueológicas na região da Amazônia Central, coordenado inicialmente pelos professores Eduardo Góes Neves (USP), Michael Heckenberger (UFL) e James Petersen (in memorian), e que durante 15 anos levou a cabo importantes discussões sobre a arqueologia da região, trazendo à tona debates sobre a ocupação humana pré-colonial na área de confluência dos rios Negro e Solimões.

Docente responsável: Eduardo Goes Neves

LABECA

O Labeca vem, desde 2006, congregando estudantes e pesquisadores ao redor de estudos sobre a pólis, a partir de dois projetos temáticos (apoio Fapesp) que lidam com o uso do espaço pelos gregos antigos. Seu maior objetivo é assegurar um espaço plural de debate, reunindo uma vasta documentação (bibliográfica e visual), e produzindo vídeos educacionais além de volumes de estudos.

Docentes responsáveis: Maria Beatriz Borba Florenzano e Elaine Hirata

LARP

O LARP é um laboratório temático do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e tem como objetivo pesquisar a presença romana em suas áreas de dominação dentro e fora da esfera mediterrânica. Os processos de transformação cultural e seus correlatos na cultura material são investigados através de análises que avaliam as mudanças ocorridas nos seus múltiplos aspectos, tendo em vista a variabilidade dos contextos das sociedades submetidas ao poder imperial

Docente Responsável: Maria Isabel D´ Agostino Fleming

LEVOC

O LEVOC é um laboratório temático associado ao MAE/USP. Dentre os seus objetivos está: desenvolver pesquisas a respeito das relações entre cultura e meio ambiente dentro de uma perspectiva espacial e diacrónica; implementar e incentivar a integração de profissionais, especialistas e estudantes de diversas áreas em torno de temas de interesse mútuo; organizar cursos, oficinas, simpósios e palestras em âmbito nacional e internacional; fomentar a publicação e a divulgação dos conhecimentos produzidos; buscar parcerias com pesquisadores e instituições estrangeiras com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências.

Docente responsável: Astolfo Gomes de Mello Araújo

LINTT

O LINTT contempla pesquisas sobre diferentes regiões e realidades sócio-culturais que visam compreender os modos particulares de interação dos humanos com o mundo material, no tempo e no espaço. As suas principais temáticas de pesquisa são: Paisagem e Transformação; Fronteiras Culturais e Territórios; Tecnologias e seus Significados.

Docente responsável: Fabíola Andréa Silva

LAPGEO

O Laboratório de Arqueologia da Paisagem e Geoarqueologia (LAPGeo) do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo tem como finalidade propor e executar programas, projetos, planos e ações focados na interface arqueologia / geografia / geociências, considerando os subcampos interdisciplinares  arqueologia da paisagem e geoarqueologia. Para cumprir sua finalidade, o LAPGeo planeja e executa pesquisas interdisciplinares nos subcampos arqueologia da paisagem e geoarqueologia, colabora no fomento às relações interinstitucionais nos termos do Projeto de Gestão Institucional, colabora no fomento às relações internas, realizando atividades de pesquisa e extensão em conjunto com outros laboratórios, professores e grupos de pesquisa do MAE e organiza sua agenda anual de pesquisas considerando o cronograma de atividades dos projetos.

Docente Responsável: Marisa Coutinho Afonso

LABZB

Laboratório de Zoo Bioarqueologia

Docente responsável: Verônica Wesolowski e Levy Figuti