Site da USP

Formatação de Teses e Dissertações

DIRETRIZES

Regimento antigo (até turma de 2019)

Dissertações de Mestrado e teses de Doutorado devem conter:

• Capa com nome do/a autor/a, título do trabalho, local e data
  • Contra Capa com nome da unidade, nome do/a autor/a, título do trabalho, linha de pesquisa, nome do/a orientador/a, coorientador/a (se tiver), local e data
  • Resumo em português
  • Resumo em inglês
  • Agradecimentos
  • Lista de Figuras, Ilustrações, Tabelas
  • Sumário
  • Introdução
  • Capítulos
  • Conclusão
  • Bibliografia
  • Anexos

O PPGArq, entendendo a diversidade de sua produção, estabelece a possibilidade de uso de dois padrões de citação e referência – ABNT e Vancouver – desde que o documento seja construído inteiramente no padrão escolhido. Os manuais para a formatação foram produzidos pela USP e podem ser consultados através dos links abaixo. A primeira parte deles (até item 3) é idêntica, referindo-se a estrutura e formatação gráfica que as teses e dissertações devem seguir.

ABNT : http://dx.doi.org/10.11606/9788573140606

Vancouver:  http://dx.doi.org/10.11606/9788573140569

Ficha catalográfica

A ficha catalográfica é um item obrigatório nos trabalhos acadêmicos. Contém um conjunto de elementos de descrição técnica do documento e deve ser impressa no verso da folha de rosto do trabalho. Para baixar a ficha catalográfica clique aqui

Regimento novo (a partir de 2020)

A estrutura das dissertações de Mestrado e teses de Doutorado é definida pelas publicações “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT)” ou “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte IV (Vancouver)”, devendo ser consistente com o modelo escolhido.

Diretrizes para confecção de teses e dissertações

ABNT : http://dx.doi.org/10.11606/9788573140606

Vancouver:  http://dx.doi.org/10.11606/9788573140569

Dissertações de Mestrado:

• Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data
  • Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data e ficha catalográfica em seu verso
  • Página como os nomes e local para as assinaturas da Banca Examinador
  • Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas
  • Resumo em Português
  • Abstract em Inglês
  • Introdução
  • Fundamentação teórica
  • Material e dos Métodos
  • Resultados
  • Conclusões
  • Bibliografia
  • É opcional a apresentação de Sugestões para trabalhos futuros; Anexos; Apêndices

Teses de Doutorado:

• Poderá ser uma tese na forma tradicional ou, alternativamente, tomar a forma de coletânea de artigos
  • A tese no formato tradicional deverá conter os seguintes itens:
    – Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data
    – Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data e ficha catalográfica em seu verso
    – Página como os nomes e local para as assinaturas da Banca Examinadora
    – Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas
    – Resumo em Português
    – Abstract em Inglês
    – Introdução
    – Fundamentação teórica
    – Material e Métodos
    – Resultados
    – Conclusões
    – Bibliografia
    Sendo opcional a apresentação de:
    – Sugestões para trabalhos futuros;
    – Anexos;
    – Apêndices.
  • A tese na forma de coletânea de artigos deverá ter ao menos dois (2) artigos publicados, aceitos para publicação ou submetidos, sendo o/a estudante obrigatoriamente primeiro/a autor/a. Neste caso, deverá ser apresentada anuência das editoras para publicação de cada um destes artigos na tese. A tese em formato de coletânea deverá conter uma introdução que apresente o problema e os objetivos da pesquisa e um capítulo de fundamentação teórico-metodológica, precedentes aos artigos presentes no corpo da tese. Deve também incluir um capítulo de conclusão que relacione os artigos apresentados. Capítulos na forma tradicional e na forma de artigos deverão ser combinados de forma a produzir um texto com estrutura coerente.

Ficha catalográfica