Dúvidas Frequentes

Como chegar?

Onde ficar?

Onde comer?

Destacamos algumas dúvidas enviadas para a Comissão Organizadora. Veja se suas dúvidas se encontra na listagem abaixo. Caso você possua alguma pergunta que não esteja aqui, por favor envie-nos através do email: prolam_usp@usp.br

1) Quem pode se inscrever como apresentador de trabalho?
Graduados, alunos de pós-graduação, pesquisadores e professores. Alunos de graduação também podem se inscrever  em coautoria com Professor, Pós-Graduando e/ou Pesquisador.

2-) Sou graduando mas gostaria de apresentar trabalho. Posso?
Os graduandos podem apresentar trabalho desde que seja em coautoria com professor, pós-graduando ou pesquisador ou se o professor orientador estiver ciente de seu trabalho.

3-) Para quem devo mandar o texto/ inscrição para apresentar trabalho?
Os textos a ser publicados nos ANAIS do Congresso deverão ser depositados em Plataforma específica criada para o evento e que será publicada no momento pertinente.

4-) É possível se inscrever por correio eletrônico?
Não.

5-) Até quantos trabalhos posso enviar?
Cada proponente poderá enviar até três trabalhos, sendo um como autor principal, e dois como coautor.

6-) Até quando devo efetuar o pagamento?
O pagamento deve ser realizado imediatamente depois da Submissão dos Resumos e no ato da Inscrição. A data máxima para a Submissão de Resumos e Pagamentos 10 de dezembro de 2018.  Os alunos que desejem cursar um Curso de Curta Duração devem realizar o pagamento a partir do dia  20 de março de 2019.

7-) É possível a isenção da taxa de inscrição para apresentador de trabalho?

Sim! Os pedidos devem ser feitos diretamente à Comissão de Organização no correio eletrônico do evento (prolam_usp@usp.br) até o dia 30 de outubro de 2018. Veja as condições para a isenção no item 3, inciso (b) das Submissões.

8-) Quando será divulgado o resultado dos resumos aprovados?
A partir do dia 10 de fevereiro de 2019, os resultados estarão disponíveis no nosso site e os inscritos receberão um email com o resultado.

9-) Se tiver meu resumo aprovado e desejar publicar o meu trabalho completo nos Anais do Simpósio, até quando devo enviá-lo?
A partir do dia 10 de maio até o dia 30 de maio de 2019 um espaço específico será aberto na Plataforma de Inscrições para os Trabalhos completos.
Os trabalhos completos devem seguir as Normas Técnicas específicas para este tipo de trabalhos.

10-) Posso alterar a data da minha apresentação?
Não, a grade de horários das comunicações orais não poderá ser alterada (principalmente de dia).

11-) É possível apresentar à distância (por skype e etc)?

Infelizmente não, pois não temos a estrutura necessária.

12-) Serão disponibilizados projetor  e computador?
Sim, todos os Seminários de Pesquisa terão projetor e computador, caso o autor deseje levar uma apresentação. Solicitamos, apenas, para que levem a apresentação pronta e que utilizem o computador do evento, para que não haja atraso nas apresentações.

13-)O “Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina” concederá certificado de horas de participação para os ouvintes?
Concederemos certificados de participação de 30 horas para os ouvintes que se inscreverem e que tenham, no mínimo, 75% de presença e, também, para os apresentadores de trabalho.

14-) Gostaria de lançar meu livro. Como devo proceder?
Aqueles que tiverem livros publicados entre os anos 2017, 2018 e 2019 e que tratem de temáticas latino-americanas devem enviar um email manifestando o interesse para prolam_usp@usp.br