Como os sonhos refletem os efeitos da pandemia sobre a nossa mente

A angústia de viver uma pandemia pode continuar nos assombrando quando dormimos. Por isso, tem sido comum ouvir relatos de sonhos inquietantes. Se o que sonhamos reflete o que se passa na nossa mente em particular, analisados coletivamente os sonhos podem trazer elementos reveladores sobre um período histórico. Ao menos desde o século passado, coletâneas de sonhos têm ajudado pesquisadores a traçarem um panorama do efeito de acontecimentos críticos sobre o inconsciente coletivo. O episódio traz relatos de sonhos vindos de diferentes países. Além disso, tem entrevistas com a repórter Flávia Mantovani, que ajudou a reunir os relatos para uma reportagem, e com o Prof. Christian Dunker, docente do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), que fala sobre a função dos sonhos e a relação deles com o momento que a gente vive.