Professor do IP organiza dossiê da Revista USP sobre direitos humanos

O professor do IPUSP Paulo Endo foi o organizador da 119a edição da Revista USP, lançada em novembro de 2018. Trata-se de um dossiê sobre Direitos Humanos em comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“Foi pensando na efeméride e em tudo aquilo que nosso país está vivendo – tanto na política quanto na economia, educação, saúde etc., que a Revista USP acolheu prontamente a proposta do professor Paulo Endo de publicar o dossiê…”, diz Francisco Costa, editor da revista.

O Prof. Paulo Endo conta que a reunião dos artigos desta edição foi resultado do trabalho de nove professores, pesquisadores e ativistas que fizeram parte do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP que também é coordenado pelo professor. A intenção do dossiê foi retomar a Declaração de 1948 e comparar com o que pode ser constatado nos dia de hoje, e assim retomar esse debate na atualidade.

A revista apresenta temas variados que passam pela sociologia, direito, teoria literária, psicanálise, filosofia, artes e educação, mostrando a pluralidade do assunto e o quanto a interdisciplinaridade é necessária para abarcar as questões que tangem os direitos humanos.

Parabéns do Instituto de Psicologia ao Prof. Paulo Endo pela organização por ter seu trabalho reconhecido e publicado na edição da Revista Psicologia USP!

Por Mariana Navarro