Publicação de artigo sobre quão internacionais são os programas brasileiros de Pós-Graduação em Psicologia

 

Recentemente, o Professor Gerson Tomanari, do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento, publicou um artigo em parceria com pesquisadores de diferentes Universidades do Brasil (Tomanari, Santos, Mourão, Teixeira, & Araújo, 2023). Neste estudo, os autores avaliaram a internacionalização dos programas de pós-graduação em Psicologia do Brasil. O artigo foi publicado no periódico internacional “Trends in Psychology” (tradução livre para “tendências em Psicologia”).
Com base nas informações fornecidas por 97 programas de pós-graduação, os autores avaliaram o nível da internacionalização com base em quatro dimensões: 1) Pesquisa; 2) Produção Intelectual; 3) Condições Institucionais; 4) Mobilidade e Atuação Acadêmica.

Como resultado, os autores observaram que os programas de pós-graduação contam com diferentes níveis de internacionalização, tanto em relação à internacionalização como um todo, quanto em relação a cada uma das dimensões analisadas.
A amplitude, detalhamento e atualidade dos dados encontrados podem contribuir para a compreensão da internacionalização da Psicologia brasileira, além de possibilitar o planejamento de ações para aumentá-la.

 

A publicação pode ser encontrada através deste link.

Por: Gabriel Terhoch para PPGPSE, 9/10/2023