Departamento de Parasitologia – ICB
ATENÇÃO
Toda documentação para a inscrição nas etapas do Processo Seletivo deve ser encaminhada exclusivamente para o E-mail da Secretaria do Programa (pgbmp@icb.usp.br)
A Comissão Coordenadora de Pós-Graduação do Programa de Biologia da Relação Patógeno Hospedeiro do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo torna pública a abertura das inscrições para seleção de candidatos para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto no ano de ano de 2025:
Avaliação escrita, baseada na leitura e interpretação de artigos científicos da área de Parasitologia para candidatos a Mestrado (ME), Doutorado pós-mestrado (DO) e Doutorado Direto (DD). Serão selecionados artigos científicos publicados em periódicos da área de Parasitologia, em inglês, que deverão ser lidos e interpretados pelo candidato em português ou inglês. Esta avaliação não substitui o certificado de proficiência em inglês (veja abaixo as opções de provas de proficiência aceitas). Para ser aprovado, o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 5 (cinco), de um máximo de 10 (dez) pontos.Esta avaliação terá validade de um ano para matrícula no programa, mas para concorrer a uma bolsa do programa, a nota obtida nesse processo será válida até o início do processo seletivo seguinte. As inscrições para a 1ª etapa em todos os níveis, ME, DO e DD, ocorrerão em três períodos:
Início em 10/02/2025 até 21/02/2025
Início em 02/06/2025 até 13/06/2025
Início em 06/10/2025 até 17/10/2025
A primeira etapa ocorrerá nos períodos entre (A) 10/03 a 14/03/2025, (B) 30/06 a 04/07/2025 e (C) 03/11 a 07/11/2025.
Candidatos a Mestrado (ME) aprovados na 1a etapa devem entregar um projeto por escrito em português ou inglês. O projeto será avaliado por um revisor que irá considerar o mérito científico (consistência teórica e metodológica da proposta), a originalidade da abordagem e a qualidade do texto (conteúdo, forma, objetividade e clareza). Cada item terá uma pontuação de 1 a 5, sendo que o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 2 (dois) em cada item e ter o projeto recomendado pelo revisor. Após a aprovação do projeto, a matrícula no Mestrado (ME) será feita em fluxo contínuo pela apresentação dos documentos descritos mais adiante.
Alunos de doutorado pós-mestrado (DO) e doutorado direto (DD) aprovados na 1a etapa devem se inscrever para a 2ª etapa do processo seletivo.
Os candidatos a doutorado pós-mestrado (DO) e doutorado direto (DD) aprovados na 1ª Etapa deverão apresentar os seus projetos de pesquisa para uma banca examinadora em data marcada pela CCP.
O processo será realizado através de uma prova pública que consiste na apresentação oral do projeto de doutoramento, seguida de arguição e sabatina acadêmica por comissão designada pela CCP que irá avaliar:
– O conhecimento do candidato sobre a relevância, o contexto científico e a literatura relacionada ao projeto de doutoramento, assim como sobre estratégia experimental e técnicas a serem utilizadas.
– O Currículo Circunstanciado.
Para ser aprovado, o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 5 (cinco), de um máximo de 10 (dez) pontos, considerando peso 3 para a apresentação do projeto e peso 7 para arguição e a sabatina acadêmica.
Candidatos aprovados na 1ª Etapa, mas que não tenham atingido a pontuação mínima na 2ª Etapa estarão automaticamente reprovados.
As inscrições para a 2ª etapa se darão em três períodos:
Início em 31/03/2025 até 11/04/2025:en]From 03/31/2025 to 04/11/2025
Início em 21/07/2025 até 01/08/2025
Início em 24/11/2025 até 05/12/2025
Esta avaliação será ministrada pela CCP três vezes ao ano nos períodos de (A) 28/04 a 06/05/2025, (B) 18/08 a 22/08/2025 e (C) 15/12 a 19/12/2025 .
Após a aprovação na 2ª etapa, a matrícula no Doutorado (DO) ou Doutorado Direto (DD) será feita em fluxo contínuo pela apresentação dos documentos descritos mais adiante. Documentação obrigatória para inscrição na 1ª etapa:
No ato de inscrição na 1a Etapa do processo seletivo deve ser apresentado o seguinte documento:a) Formulário de Inscrição Inicial preenchido, impresso e assinado
O formulário encontra-se disponível em https://sites.usp.br/bmp/pos-graduacao-formularios-e-links-uteis/, ou pode ser solicitado através do e-mail: pgbmp@icb.usp.br. Para efetuar a inscrição no processo seletivo, é obrigatório que o candidato indique, no formulário de inscrição um orientador que faça parte do quadro de orientadores plenos do programa, sendo necessário que o orientador esteja ciente da indicação. Para orientações pontuais, a CCP deverá ser consultada antes da inscrição. Todas as inscrições serão analisadas pela CCP, que decidirá sobre o seu deferimento ou indeferimento.Documentação obrigatória para inscrição na 2ª etapa:
No ato de inscrição na 2a Etapa do processo seletivo devem ser apresentados os seguintes documentos:
Alternativamente, o candidato poderá ingressar no Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro nos níveis de mestrado, doutorado e doutorado direto via o exame GRE (Graduate Record Examinations) – General Test promovido pela Education Testing Service (ETS). Serão aprovados os candidatos que obtiverem 70% de acertos em cada prova que compõe o GRE- General Test (raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica).
AÇÕES AFIRMATIVAS Serão reservadas 01 (uma) bolsa de Mestrado e 01 (uma) de Doutorado às candidatas mães inscritas e aprovadas em cada processo seletivo. Caso mais de uma candidata mãe seja aprovada, a bolsa será concedida àquela que obtiver a maior pontuação somada nas 1ª e 2ª etapas, no nível correspondente. Para efetuar a matrícula, a candidata deverá apresentar obrigatoriamente a certidão de nascimento de seu(s) filho(s).
Documentação obrigatória para a matrícula:
No ato da matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos:
Língua estrangeira (Certificado de Proficiência)
Proficiência em inglês será requisito para matrícula no programa. O certificado de proficiência poderá ser emitido pelas seguintes entidades:
– Para efeito exclusivo de ingresso no programa de pós-graduação, os certificados emitidos pelas instituições acima listadas terão a validade de 5 (cinco) anos.
– Candidatos nativos de países cuja língua oficial é a inglesa e alunos que obtiveram sua graduação ou mestrado em instituições de países nos quais o inglês é a língua oficial estão isentos da obrigatoriedade de apresentação de certificado de proficiência em inglês.
Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
Não será exigida demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.