Departamento de Parasitologia – ICB

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO – ANO LETIVO DE 2024

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação|Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro Departamento de Parasitologia|ICB/USP

A Comissão Coordenadora de Pós-Graduação do Programa de Biologia da Relação Patógeno Hospedeiro do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo torna pública a abertura das inscrições para seleção de candidatos para o ano de 2024:

PROCESSO SELETIVO

1ª ETAPA: AVALIAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Avaliação escrita, baseada na leitura e interpretação de artigos científicos da área de Parasitologia para Mestrado (ME), Doutorado pós-mestrado (DO) e Doutorado Direto (DD). Serão selecionados artigos científicos publicados em periódicos da área de Parasitologia, em inglês, que deverão ser lidos e interpretados pelo candidato em português, inglês ou espanhol. Esta avaliação não substitui o certificado de proficiência em inglês (veja as opções de provas de proficiência aceitas). Para ser aprovado, o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 5 (cinco), de um máximo de 10 (dez) pontos.
Esta avaliação terá validade de um ano para matrícula no programa, mas para concorrer a uma bolsa do programa, a nota obtida nesse processo será válida até o início do processo seletivo seguinte.
 
As inscrições para a 1ª etapa em todos os níveis, ME, DO e DD, ocorrerão em três períodos:

Esta avaliação será ministrada pela CCP, três vezes ao ano, nos períodos entre (A) 04/03 a 08/03/2024, (B) 01/07 a 05/07/2024 e (C) 28/10 a 01/11/2024.

Candidatos a Mestrado (ME) aprovados na 1a etapa devem entregar um projeto por escrito em português ou inglês. O projeto será avaliado por um relator que irá considerar o mérito científico (consistência teórica e metodológica da proposta) e a  originalidade da abordagem e qualidade do texto (conteúdo, forma, objetividade e clareza). Cada item terá uma pontuação de 1 a 5, sendo que o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 2 (dois) em cada item e ter o projeto recomendado pelo relator. Após a aprovação do projeto pelo relator, o ingresso no Mestrado (ME) será feito em fluxo contínuo pela apresentação dos documentos descritos mais adiante.

Alunos de doutorado pós-mestrado (DO) e doutorado direto (DD) aprovados na 1a etapa devem se inscrever para a 2ª etapa do processo seletivo.

2ª ETAPA: APRESENTAÇÃO ORAL DO PROJETO PARA BANCA EXAMINADORA

Os candidatos a doutorado pós-mestrado (DO) e doutorado direto (DD) aprovados na 1ª Etapa deverão apresentar os seus projetos de pesquisa para uma banca examinadora em data marcada pela CCP.

O processo será realizado através de uma prova pública que consiste em uma apresentação do projeto de doutoramento, seguida de arguição e sabatina acadêmica por comissão designada pela CCP que irá avaliar:

– Conhecimento da importância e do contexto científico do projeto de doutoramento, assim como da estratégia experimental e das técnicas a serem utilizadas.

– Currículo Circunstanciado.

Para ser aprovado, o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 5 (cinco), de um máximo de 10 (dez) pontos, considerando peso 3 para a apresentação do projeto de tese e peso 7 para arguição e sabatina acadêmica.

 
 As inscrições para a 2ª etapa no DO e DD se darão em três períodos:

Esta avaliação será ministrada pela CCP três vezes ao ano nos períodos de (A) 22/04 a 26/04/2024, (B) 19/08 a 23/08/2024 e (C) 16/12 a  20/12/2024 para ambas as modalidades de doutorado.

Após a aprovação na 2ª etapa, o ingresso no Doutorado (DO) ou Doutorado Direto (DD) é feito em fluxo contínuo pela apresentação dos documentos descritos mais adiante.
 

 

As inscrições para a 1ª ou 2ª etapas poderão ser feitas pessoalmente ou por terceiros na Secretaria do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Parasitologia do ICB/USP, das 09h00 às 13h00, mediante entrega da documentação obrigatória aos cuidados do Senhor Coordenador deste Programa de Pós-Graduação.

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 1374, São Paulo – SP Cidade Universitária – Butantã Edifício Biomédicas II, Sala 117B do Anexo didático

Alternativamente, a documentação poderá ser encaminhada por e-mail: pgbmp@icb.usp.br

 
Documentação obrigatória para inscrição na 1ª etapa:
No ato de inscrição na 1a etapa do processo seletivo deve ser apresentado o seguinte documento:
O formulário se encontra disponível em https://sites.usp.br/bmp/pos-graduacao-formularios-e-links-uteis/, na Secretaria do Programa ou pode ser solicitado através do e-mail: pgbmp@icb.usp.br.
Somente serão aceitas inscrições de alunos cujos orientadores façam parte do quadro de orientadores do programa.
 
 
Documentação obrigatória para inscrição na 2ª etapa:
No ato de inscrição na 2a etapa do processo seletivo devem ser apresentados os seguintes documentos:

MATRÍCULA

Documentação obrigatória para a matrícula:
No ato da matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos:
Alternativamente, o candidato poderá ingressar no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro nos níveis de mestrado, doutorado e doutorado direto via o exame GRE (Graduate Record Examinations) – General Test promovido pela Education Testing Service (ETS). Serão aprovados os candidatos que obtiverem 70% de acertos em cada prova que compõe o GRE- General Test (raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica).
Língua estrangeira (Certificado de Proficiência)

Proficiência em inglês será requisito para matrícula no programa. O certificado de proficiência poderá ser emitido pelas seguintes entidades:

Outros exames e respectivas notas mínimas poderão ser analisados pela CCP, observando os diferentes níveis (Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto), mediante solicitação do (a) candidato (a).
Para efeito exclusivo de ingresso no programa de pós-graduação, os certificados emitidos pelas instituições acima listadas terão a validade de 5 (cinco) anos.
Serão isentados da necessidade de apresentação de certificado de proficiência em inglês alunos nativos de países cuja língua oficial é a inglesa e alunos que obtiveram sua graduação ou mestrado em instituições de países nos quais o inglês é a língua oficial.
Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
Não será exigida demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.

SISTEMA DE SELEÇÃO - DETALHAMENTO

Mestrado (ME), Doutorado (DO) e Doutorado direto (DD): Avaliação escrita (1ª etapa) já descrita.

MESTRADO (ME)

O projeto será avaliado por um relator, considerando o mérito científico (consistência teórica e metodológica da proposta) e a originalidade da abordagem e qualidade do texto (conteúdo, forma, objetividade e clareza). Cada item terá uma pontuação de 1 a 5, sendo que o candidato deverá receber pontuação igual ou superior a 2 (dois) em cada item e ter o projeto recomendado pelo relator.

DOUTORADO (DO) E DOUTORADO DIRETO (DD)

O processo seletivo será realizado através de uma prova pública que consiste em uma apresentação do projeto de doutoramento, seguida de arguição e sabatina acadêmica por Comissão designada pela CCP que considerará os pontos descritos abaixo:
  • Conhecimento da importância e do contexto científico do seu projeto de doutoramento, assim como da estratégia experimental e das técnicas a serem utilizadas no mesmo.
  • Currículo Circunstanciado.