Corpo Docente (já confirmado)
Alamiro Velludo Salvador Netto
Professor Titular do Departamento de Direito Penal, Medicina Legal e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha). Pesquisador visitante na Universidade de Salamanca (Espanha), na Universidade de Bolonha (Itália), na Universidade Pompeu Fabra (Espanha) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Ex-Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça (CNPCP/MJ). Ex-Presidente da Comissão de Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (OAB/SP). Advogado criminalista.
Professor Doutor de Direito Penal do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP. Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direito Penal pela Universidad de Salamanca. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal.
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de esquita Filho (1987), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra (2000) e pós-doutorado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (2011). Atualmente é professor Assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área das Ciências Jurídico-Criminais, com ênfase em Direito Penal, Política criminal e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal Secundário (Direito Penal Tributário, Direito Penal Ambiental, Direito Penal das Relações de Consumo, Direito Penal nformático), Crimes de Corrupção, Crimes de Lavagem de Ativos Ilícitos, Tendências criminológicas contemporâneas, a influência da política criminal no Sistema Jurídico-Penal, Direito Penal e Constituição.
Possui graduação em Direito (2001) e curso de pós graduação estrito senso, doutorado em direito penal, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal, Parte Geral; Teoria do Delito; Culpabilidade; Sanções Penais e Política Criminal.
Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade de Ribeirão Preto (1984), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-Doutoramento pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal (2011). Atualmente é o 8º Promotor de Justiça de Ribeirão Preto, do Ministério Público do Estado de São Paulo; Professor Titular da Universidade de Ribeirão Preto, onde é Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito e Professor Doutor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – FDRP-USP. Integrou, março de 2.011 a 2.016, o Comitê Executivo Estadual, do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: improbidade; ação civil pública, meio ambiente, terceiro setor, saúde pública, infância e juventude, cidadania e processo penal.
Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e fez estágio pósdoutoral na University of Warwick (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Universidade Estácio de Sá. É professor conferencista do Curso de Master Droit de l’Exécution de Peines et Droit de l’Hommes, organizado pelas Universidades de Bordeaux IV, de Pau et des Pays de l’Adour e École Nationale de Administration Penitentiaire (ENAP), em Agen, na França. É pesquisador convidado do Research Center on International Cooperation Regarding Persons Sought for Corruption and Asset Recovery in G20 Member States, localizado na Beijing Normal University, em Pequim, China. É Secretário Geral da Association Internationale de Droit Penal (AIDP), Presidente Honorário do Grupo Brasileiro da AIDP, Vice-Presidente do Comitê Internacional de Penalistas Francofônicos e membro do Conselho Diretor do Siracusa International Institute, em Siracusa/Itália. É membro da Comissão Especial de Estudos do Direito Penal da Seção do Estado do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça (2008-2012), foi professor convidado da Loyola University, de Nova Orleans, Estado Unidos e prestou consultoria técnica ao Fundo Monetário Internacional (FMI), em matéria de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo (2006).
Professor Dr. de Direito Processual Penal nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Direito Processual pela mesma Universidade. Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Professor do Curso de Pós-graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo Latino-americano de Estudos de Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer. Membro do Diversitas, Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Forum for International Criminal and Humanitarian Law FICHL). Coordenador Editorial da Coleção Fórum de Direitos Humanos. Consultor da International Nuremberg Principles Academy. Membro Consultor da Comissão Especial de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP – Portaria 449/16/PR.
Professor Associado de Direito Processual Penal da Universidade de São Paulo, nos cursos de Graduação e Pós-gradução. Livre-Docente (2011), Doutor (2002) e Mestre (1998) em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1993). Advogado Criminalista. Membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP), Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP) e Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). É membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) (2013/2015) e da Diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos de Direito Penal e Processual Penal Latinoamericano, do Instituto de Ciências Criminales, da Georg-August de Göttingen/Alemanha.
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006). Tem experiência na área de Direito, com especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Gama Filho (2009). Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/USP. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Marina Rezende Bazon
Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado en Science – Psychoéducation pela Université de Montreal / Canadá (1995) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência em Pesquisa e Intervenção junto a grupos considerados em situação de risco psicossocial, especialmente crianças e adolescentes, atuando nos seguintes temas: crianças e adolescentes vitimizados e família, adolescentes em conflito com a Lei e intervenção psicossocial (psicoeducação) /avaliação de programas. É Membro Associado Pleno da Sociedade Brasileira de Psicologia e Membro da International Society for Criminology.
Atualmente é médica coordenadora do serviço de Pediatria do Hospital Caxias D’Or, professora de medicina legal da UNIGRANRIO e Diretora da Policlínica da Polícia Civil, Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Legal e Pediatria. Título de Especialista em Pediatria e Medicina Legal e Perícias Médicas.
Ivana David
Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Vice-Diretora de Defesa da Segurança e das Prerrogativas do FONAJUC.
Camila de Jesus Mello Gonçalves
Juíza de Direito Titular da Vara Norte de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, assessorando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no biênio 2018/2019. Professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas desde agosto de 2013. Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (2012). Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo (2006). Especialista em Direito Civil e do Consumidor pela Escola Paulista da Magistratura (2002).Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1993). Juíza de Direito em São Paulo desde 1997. Coordenadora de primeiro grau da área de filosofia do direito e direitos humanos da Escola Paulista da Magistratura (biênios 2014/2015 e 2016/2017). Coordenadora de primeiro grau da área de direitos fundamentais da Escola Paulista da Magistratura (biênio 2018/2019). Palestrante nas Escolas de Magistratura Nacional e Estadual. Professora de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares, de agosto de 2008 a dezembro de 2011.
É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), advogado, mestre em ciência do direito (Master of Law – LL.M.) pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (2012), doutorando na International Max Planck Research School on Retaliation, Mediation and Punishment (REMEP) em parceria com a Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Atua principalmente nos seguintes temas: criminologia, violência, violência juvenil, violência na América Latina e Brasil, tráfico de drogas, delinquência juvenil, métodos de pesquisa na criminologia, direito da criança e do adolescente.